Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Renata Samara Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sales, Antônio Jefferson Mangueira, Romeu, Mairton Cavalcante, Campos Filho, Mucio Costa, Pereira, Alexsandro Damásio de Oliveira, Menezes, Samilli Kessia Oliveira, Sales, Juscelino Chaves, Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55405
Resumo: Pesquisas atuais vêm explorando constantemente ressonadores dielétricos que passam por crescente pesquisa e investigação. Contudo, a miniaturização dos circuitos de micro-ondas requer materiais com alta constante dielétrica, baixa perda e boa estabilidade de temperatura. O objetivo do trabalho é melhorar as propriedades dielétricas a partir da dopagem de óxido CuO, à matriz cerâmica MgTiO3. O preparo do MTO foi feito pelo método convencional cerâmico. Os pós passaram por processo de moagem de 4h e calcinados a 1100°C por mais 4h. A caracterização estrutural foi feita por Difração de Raios-X (DRX). As amostras foram compactadas e sinterizadas para o estudo dielétrico usando a espectroscopia de impedância. Para frequência de 1MHz, à permissividade do MgTiO3 puro apresentou valores próximos de 18,58 e para amostra dopada de 0,15% CuO apresentou 20,5. A amostra adicionada apresentou melhores resultados, por conta da melhor densificação.
id UFC-7_0105f6a4e2b84ac34003a59cac645f6d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/55405
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuOMétodo convencional cerâmicoDifração de raios - XMgTiO3Pesquisas atuais vêm explorando constantemente ressonadores dielétricos que passam por crescente pesquisa e investigação. Contudo, a miniaturização dos circuitos de micro-ondas requer materiais com alta constante dielétrica, baixa perda e boa estabilidade de temperatura. O objetivo do trabalho é melhorar as propriedades dielétricas a partir da dopagem de óxido CuO, à matriz cerâmica MgTiO3. O preparo do MTO foi feito pelo método convencional cerâmico. Os pós passaram por processo de moagem de 4h e calcinados a 1100°C por mais 4h. A caracterização estrutural foi feita por Difração de Raios-X (DRX). As amostras foram compactadas e sinterizadas para o estudo dielétrico usando a espectroscopia de impedância. Para frequência de 1MHz, à permissividade do MgTiO3 puro apresentou valores próximos de 18,58 e para amostra dopada de 0,15% CuO apresentou 20,5. A amostra adicionada apresentou melhores resultados, por conta da melhor densificação.2020-11-19T18:33:00Z2020-11-19T18:33:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREIRE, Renata Samara Rodrigues; SALES, Antônio Jefferson Mangueira; ROMEU, Mairton Cavalcante; CAMPOS FILHO, Múcio Costa; PEREIRA, Alexsandro Damásio de Oliveira; MENEZES, Samilli Kessia Oliveira; SALES, Juscelino Chaves; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º., 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55405Freire, Renata Samara RodriguesSales, Antônio Jefferson MangueiraRomeu, Mairton CavalcanteCampos Filho, Mucio CostaPereira, Alexsandro Damásio de OliveiraMenezes, Samilli Kessia OliveiraSales, Juscelino ChavesSombra, Antônio Sérgio Bezerraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T14:48:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/55405Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:50.713456Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
title Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
spellingShingle Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
Freire, Renata Samara Rodrigues
Método convencional cerâmico
Difração de raios - X
MgTiO3
title_short Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
title_full Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
title_fullStr Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
title_full_unstemmed Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
title_sort Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO
author Freire, Renata Samara Rodrigues
author_facet Freire, Renata Samara Rodrigues
Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Romeu, Mairton Cavalcante
Campos Filho, Mucio Costa
Pereira, Alexsandro Damásio de Oliveira
Menezes, Samilli Kessia Oliveira
Sales, Juscelino Chaves
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
author_role author
author2 Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Romeu, Mairton Cavalcante
Campos Filho, Mucio Costa
Pereira, Alexsandro Damásio de Oliveira
Menezes, Samilli Kessia Oliveira
Sales, Juscelino Chaves
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Renata Samara Rodrigues
Sales, Antônio Jefferson Mangueira
Romeu, Mairton Cavalcante
Campos Filho, Mucio Costa
Pereira, Alexsandro Damásio de Oliveira
Menezes, Samilli Kessia Oliveira
Sales, Juscelino Chaves
Sombra, Antônio Sérgio Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Método convencional cerâmico
Difração de raios - X
MgTiO3
topic Método convencional cerâmico
Difração de raios - X
MgTiO3
description Pesquisas atuais vêm explorando constantemente ressonadores dielétricos que passam por crescente pesquisa e investigação. Contudo, a miniaturização dos circuitos de micro-ondas requer materiais com alta constante dielétrica, baixa perda e boa estabilidade de temperatura. O objetivo do trabalho é melhorar as propriedades dielétricas a partir da dopagem de óxido CuO, à matriz cerâmica MgTiO3. O preparo do MTO foi feito pelo método convencional cerâmico. Os pós passaram por processo de moagem de 4h e calcinados a 1100°C por mais 4h. A caracterização estrutural foi feita por Difração de Raios-X (DRX). As amostras foram compactadas e sinterizadas para o estudo dielétrico usando a espectroscopia de impedância. Para frequência de 1MHz, à permissividade do MgTiO3 puro apresentou valores próximos de 18,58 e para amostra dopada de 0,15% CuO apresentou 20,5. A amostra adicionada apresentou melhores resultados, por conta da melhor densificação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2020-11-19T18:33:00Z
2020-11-19T18:33:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREIRE, Renata Samara Rodrigues; SALES, Antônio Jefferson Mangueira; ROMEU, Mairton Cavalcante; CAMPOS FILHO, Múcio Costa; PEREIRA, Alexsandro Damásio de Oliveira; MENEZES, Samilli Kessia Oliveira; SALES, Juscelino Chaves; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º., 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55405
identifier_str_mv FREIRE, Renata Samara Rodrigues; SALES, Antônio Jefferson Mangueira; ROMEU, Mairton Cavalcante; CAMPOS FILHO, Múcio Costa; PEREIRA, Alexsandro Damásio de Oliveira; MENEZES, Samilli Kessia Oliveira; SALES, Juscelino Chaves; SOMBRA, Antônio Sérgio Bezerra. Síntese e caracterização da cerâmica MgTiO3 dopada com 0,15% de CuO. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º., 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028807371653120