Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000016p4f |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345 |
Resumo: | FEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231. |
id |
UFC-7_012a4e071d49528fd9b20d7af61dbc0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36345 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivoCurso superior de tecnologia em radiologiaAnatomia seccionalDiscurso do sujeito coletivoSuperior course of technology in radiologySectional anatomyDiscourse of the collective subjectFEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231.This research aims to identify the teaching of the sectional anatomy in the discourse of the students of the Superior Course of Technological (CST) in radiology and professionals of the area, regarding the acquisition of skills and knowledge that may influence the employability Of future professionals. The method used is a qualitative-quantitative study in a Private Higher Education Institution (HEI) of Fortaleza in the state of Ceará, which used a questionnaire applied to students of the Superior Course of Technology in Ra-diology, later analyzed from the Methodology of the Discourse of the Collective Subject. Through the data were constructed discourses grouped according to the central ideas. The results highlight the need for an intervention in the methodology of teaching and updating the curricular structure of the courses for a vicinality with the labor market. The findings corroborate with the literature regarding contribution and positive results, besides the importance of the teaching of Sectional Anatomy for a better understanding of highly complex methods such as CT and Magnetic Resonance (MRI). It is concluded that among the themes analyzed, the need for a transformation in the capacity of the teachers to this theme as key actors in the stimulation and motivation of the students, with innovative teaching methods and methodologies is emphasized.Esta pesquisa tem por objetivo identificar no discurso dos alunos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em radiologia e profissionais da área, a compreensão do ensino da anatomia seccional, no que diz respeito à aquisição de habilidades e saberes que possam influenciar na empregabilidade dos futuros profissionais. O método utilizado trata-se de um estudo quali-quantitativo em Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Fortaleza, no estado do Ceará, que utilizou questionário aplicado aos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, posteriormente analisado a partir da metodologia do discurso do sujeito coletivo. Através dos dados foram construídos discursos agrupados segundo as ideias centrais. Dos resultados destacam-se a necessidade de uma intervenção na metodologia de ensino e atualização de estrutura curricular dos cursos para uma vicinalidade com o mercado de trabalho. Os achados corroboram com a literatura no que se refere a contribuição e resultados positivos além da importância do ensino da Anatomia seccional para a maior compreensão de métodos de alta complexibilidade como Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM). Conclui-se que entre os temas analisados, ressaltam-se a necessidade de uma transformação na capacidade dos docentes para com este tema como atores fundamentais na estimulação e motivação dos estudantes, com métodos e metodologias de ensino inovadoras.Edições UFC2018-10-08T11:31:40Z2018-10-08T11:31:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFeitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345ark:/83112/0013000016p4fFeitoza, Alonso Atila PiresCavalcante, Sueli Maria de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36345Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:10.003801Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
title |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
spellingShingle |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo Feitoza, Alonso Atila Pires Curso superior de tecnologia em radiologia Anatomia seccional Discurso do sujeito coletivo Superior course of technology in radiology Sectional anatomy Discourse of the collective subject |
title_short |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
title_full |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
title_fullStr |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
title_full_unstemmed |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
title_sort |
Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo |
author |
Feitoza, Alonso Atila Pires |
author_facet |
Feitoza, Alonso Atila Pires Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitoza, Alonso Atila Pires Cavalcante, Sueli Maria de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso superior de tecnologia em radiologia Anatomia seccional Discurso do sujeito coletivo Superior course of technology in radiology Sectional anatomy Discourse of the collective subject |
topic |
Curso superior de tecnologia em radiologia Anatomia seccional Discurso do sujeito coletivo Superior course of technology in radiology Sectional anatomy Discourse of the collective subject |
description |
FEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-08T11:31:40Z 2018-10-08T11:31:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Feitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016) 978 85 8126 158 4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000016p4f |
identifier_str_mv |
Feitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016) 978 85 8126 158 4 ark:/83112/0013000016p4f |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373911482466304 |