Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitoza, Alonso Atila Pires
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000016p4f
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345
Resumo: FEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231.
id UFC-7_012a4e071d49528fd9b20d7af61dbc0f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36345
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivoCurso superior de tecnologia em radiologiaAnatomia seccionalDiscurso do sujeito coletivoSuperior course of technology in radiologySectional anatomyDiscourse of the collective subjectFEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231.This research aims to identify the teaching of the sectional anatomy in the discourse of the students of the Superior Course of Technological (CST) in radiology and professionals of the area, regarding the acquisition of skills and knowledge that may influence the employability Of future professionals. The method used is a qualitative-quantitative study in a Private Higher Education Institution (HEI) of Fortaleza in the state of Ceará, which used a questionnaire applied to students of the Superior Course of Technology in Ra-diology, later analyzed from the Methodology of the Discourse of the Collective Subject. Through the data were constructed discourses grouped according to the central ideas. The results highlight the need for an intervention in the methodology of teaching and updating the curricular structure of the courses for a vicinality with the labor market. The findings corroborate with the literature regarding contribution and positive results, besides the importance of the teaching of Sectional Anatomy for a better understanding of highly complex methods such as CT and Magnetic Resonance (MRI). It is concluded that among the themes analyzed, the need for a transformation in the capacity of the teachers to this theme as key actors in the stimulation and motivation of the students, with innovative teaching methods and methodologies is emphasized.Esta pesquisa tem por objetivo identificar no discurso dos alunos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em radiologia e profissionais da área, a compreensão do ensino da anatomia seccional, no que diz respeito à aquisição de habilidades e saberes que possam influenciar na empregabilidade dos futuros profissionais. O método utilizado trata-se de um estudo quali-quantitativo em Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Fortaleza, no estado do Ceará, que utilizou questionário aplicado aos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, posteriormente analisado a partir da metodologia do discurso do sujeito coletivo. Através dos dados foram construídos discursos agrupados segundo as ideias centrais. Dos resultados destacam-se a necessidade de uma intervenção na metodologia de ensino e atualização de estrutura curricular dos cursos para uma vicinalidade com o mercado de trabalho. Os achados corroboram com a literatura no que se refere a contribuição e resultados positivos além da importância do ensino da Anatomia seccional para a maior compreensão de métodos de alta complexibilidade como Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM). Conclui-se que entre os temas analisados, ressaltam-se a necessidade de uma transformação na capacidade dos docentes para com este tema como atores fundamentais na estimulação e motivação dos estudantes, com métodos e metodologias de ensino inovadoras.Edições UFC2018-10-08T11:31:40Z2018-10-08T11:31:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFeitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345ark:/83112/0013000016p4fFeitoza, Alonso Atila PiresCavalcante, Sueli Maria de Araújoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36345Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:10.003801Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
title Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
spellingShingle Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
Feitoza, Alonso Atila Pires
Curso superior de tecnologia em radiologia
Anatomia seccional
Discurso do sujeito coletivo
Superior course of technology in radiology
Sectional anatomy
Discourse of the collective subject
title_short Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
title_full Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
title_fullStr Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
title_full_unstemmed Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
title_sort Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo
author Feitoza, Alonso Atila Pires
author_facet Feitoza, Alonso Atila Pires
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author_role author
author2 Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitoza, Alonso Atila Pires
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso superior de tecnologia em radiologia
Anatomia seccional
Discurso do sujeito coletivo
Superior course of technology in radiology
Sectional anatomy
Discourse of the collective subject
topic Curso superior de tecnologia em radiologia
Anatomia seccional
Discurso do sujeito coletivo
Superior course of technology in radiology
Sectional anatomy
Discourse of the collective subject
description FEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-08T11:31:40Z
2018-10-08T11:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Feitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000016p4f
identifier_str_mv Feitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016)
978 85 8126 158 4
ark:/83112/0013000016p4f
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373911482466304