Basquete como mecanismo de inclusão social
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57974 |
Resumo: | BASQUETEBOL COMO MECANISMO DE INCLUSÃO SOCIAL Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes IEFES. 2011.PG.0173 Larissa Souza Garcia; Sarah Isabel Silva Calixto; Ricardo Hugo González. Instituto de Educação Física e Esportes - Universidade Federal do Ceará Introdução: Atualmente o esporte para crianças e adolescente pode ser utilizado como meio de formação e inclusão social. Nesse contexto o Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará oportuniza a prática regular de esportes coletivos para essa população, mas especificamente a prática do basquetebol. Objetivo: Verificar o efeito da prática regular do basquetebol nas relações interpessoais dos alunos da escolinha de basquete do Programa Esporte Educacional, Inclusão e Qualidade de Vida. Método: Trata-se de um estudo transversal, de cunho qualitativo. A amostra foi constituída de maneira não aleatória, de acordo com a disponibilidade. Foram escolhidos 10 alunos, com idade entre 12 e 16 anos, residentes da Comunidade Planalto Pici e participantes da escolinha de basquete. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com uma pergunta norteadora “Qual o significado da minha experiência com o Basquetebol?”. Resultados: Dos alunos entrevistados, 70% afirmaram que o basquete agiu de maneira transformadora, ajudando a desenvolver a perseverança, a força de vontade e a autoestima. Os outros 30% consideram o basquete como um meio de diversão e uma maneira de se afastarem dos perigos das ruas e das más companhias. Conclusão: O esporte tem a capacidade de mudar muito além dos aspectos físicos e motores, ele desenvolve atributos essenciais para um bom convívio social. O esporte possibilita que todos tenham os mesmos direitos e cumpram as mesmas regras dentro de quadra, ensinando aos jogadores a serem disciplinados, a desenvolver a liderança e a respeitar os adversários. Palavras-chave: Basquete; Inclusão Social; Adolescentes. |
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