Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa, Sheyla Vieira de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29805
Resumo: LAPA, Sheyla Vieira de Lima. Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa. 2017. 127f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza, CE, 2017.
id UFC-7_0316f49189bad28d60670d170b5e6ac3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29805
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesaTeoria Funcionalista e FormalistaGramáticasLíngua InglesaLAPA, Sheyla Vieira de Lima. Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa. 2017. 127f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza, CE, 2017.The Grammar book of the English language is an important material used in the context of learning a foreign language. With this in mind, this research aims at analyzing which approach is used in the sections of explanations and exercises related to modal verbs in English grammars. Six grammars, whose years of publication are 1996, 1999, 2006, 2008, 2009 and 2011, of three renowned publishers that make instructional materials for foreign students of the English language - Oxford, Macmillan, and Pearson Longman- are compared. The appropriateness of the exercises will be verified in relation to the functionalist theory, whose focus is based on use (NEVES, 2015), or to the formalistic theory, that excels the autonomy of the structure in relation to the use of the linguistic structure (LOCK, 1996). The research accounts for the theoretical apparatus of the functionalism (DIK, 1978; GIVÓN, 1995; HALLIDAY, 2004), of the structuralism (SAUSSURE, 1971; CHOMSKY, 1957; BENVENISTE,1989; 1991; LOCK, 1996), of the deontic modality (PALMER, 2001) and of the methods of language teaching (LARSEN-FREEMAN, 2000). As for the methodological procedures, the chapters regarding the modal verbs related to the deontic modality of each one of the six grammars were analyzed. The analysis of each explanatory section and of each section of exercises was made, trying to catch which conception, formalist or functionalist (DIK, 1978), was present. Soon afterwards, we proceeded to the counting of the data and the calculation of the percentages that represent them. As for the explanatory section of the grammars, just one presented an approach more focused on the form (FUCHS & BONNER, 2006), while the other five concentrated their explanations on the linguistic use. With respect to the sections of exercises, four of the grammars (ALEXANDER, 1999; FUCHS & BONNER, 2006; VINCE, 2008; SWAN, WALTER, 2011) had a larger quantity of exercises whose focus was in the structure of the modal verb, without associating it to the communicative aspect. Only two grammars (BLAND, 1996; CONRAD, BIBER, 2009) had an approach concentrated on use in both sections. An amount of 103 explanatory sections and 163 exercises were analyzed. It was noticed that the authors of the six grammar books chosen already indicate signs of the functionalist theory as several aspects that relate to the polysemy of the modal verbs and the specific aspects regarding the use of them (75,72%) are inserted in the explanatory sections. However, in relation to the section of exercises the ones based on form still prevail (62,58%).O livro de gramática de língua inglesa é um material de referência no contexto de aprendizado de língua estrangeira. Tendo isso em vista, esta pesquisa objetiva analisar como os verbos modais são abordados nas seções de explicação e de exercícios nas gramáticas de língua inglesa. Comparam-se seis gramáticas cujos anos de publicação são 1996, 1999, 2006, 2008, 2009, 2011, de três renomadas editoras que publicam materiais de estudo de língua inglesa para estrangeiros – Oxford, Macmillan, e Pearson Longman. Será verificada a pertinência dos exercícios em relação à teoria funcionalista, cujo foco está pautado no uso (NEVES, 2015), ou à teoria formalista, que prima pela autonomia da estrutura em relação ao uso da forma linguística (LOCK, 1996). A pesquisa conta com o aparato teórico do funcionalismo (DIK, 1978; GIVÓN, 1995; HALLIDAY, 2004;), do estruturalismo (SAUSSURE, 1971; CHOMSKY, 1957; BENVENISTE, 1989; 1991; LOCK, 1996), da modalidade deôntica (PALMER, 2001), e dos métodos de ensino de língua (LARSEN-FREEMAN, 2000). Quanto aos procedimentos metodológicos, foram analisados os capítulos referentes aos verbos modais relacionados à modalidade deôntica de cada uma das seis gramáticas escolhidas. Foi feita a análise de cada seção explicativa e de cada seção de exercícios, tentando flagrar que concepção, formalista ou funcionalista (DIK, 1978), estava presente. Em seguida, procedemos à contagem dos dados e ao cálculo das porcentagens que os representam. Quanto à seção explicativa das gramáticas, apenas uma apresentou uma abordagem mais focada na forma (FUCHS & BONNER, 2006), enquanto as outras cinco concentraram suas explicações no uso linguístico. No que tange às seções de exercícios, quatro das gramáticas (ALEXANDER, 1999; FUCHS & BONNER, 2006; VINCE, 2008; SWAN, WALTER, 2011) tiveram um quantitativo maior de exercícios cujo foco está na estrutura do verbo modal, sem associá-lo ao aspecto comunicativo. Apenas duas das gramáticas (BLAND, 1996; CONRAD, BIBER, 2009) mantiveram a abordagem concentrada no uso nas duas seções. Ao todo foram analisadas 103 seções explicativas e 163 exercícios. Notou-se que os autores dos seis livros escolhidos já dão indícios da teoria funcionalista, uma vez que diversos aspectos que remetem à polissemia dos verbos modais e às nuances referentes ao uso destes (75,72%) estão inseridos nas seções explicativas. Contudo, em relação à seção de exercícios ainda predominam aqueles de cunho mecanicista (62,58%).Lopes, Maria Fabíola VasconcelosLapa, Sheyla Vieira de Lima2018-02-21T11:23:09Z2018-02-21T11:23:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLapa, S. V. L.; Lopes, M. F. V. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29805porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-21T11:38:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29805Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:00.975802Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
title Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
spellingShingle Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
Lapa, Sheyla Vieira de Lima
Teoria Funcionalista e Formalista
Gramáticas
Língua Inglesa
title_short Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
title_full Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
title_fullStr Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
title_full_unstemmed Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
title_sort Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa
author Lapa, Sheyla Vieira de Lima
author_facet Lapa, Sheyla Vieira de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Maria Fabíola Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lapa, Sheyla Vieira de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Funcionalista e Formalista
Gramáticas
Língua Inglesa
topic Teoria Funcionalista e Formalista
Gramáticas
Língua Inglesa
description LAPA, Sheyla Vieira de Lima. Modalidade deôntica nas explicações e nos exercícios nas gramáticas de língua inglesa. 2017. 127f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza, CE, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-21T11:23:09Z
2018-02-21T11:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lapa, S. V. L.; Lopes, M. F. V. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29805
identifier_str_mv Lapa, S. V. L.; Lopes, M. F. V. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028773771083776