Uma crítica aos formulários de avaliação das ações extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiara Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Francisco Edson Farias, Rocha, Mirian Narjara Pires, Moreira, José César Pontes, Montenegro, Nadja Glheuca da Silva Dutra
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62036
Resumo: A extensão universitária faz parte do fazer e pensar acadêmico e é imprescindível para socialização do saber universitário, uma vez que, através da produção de conhecimento por parte de docentes, discentes e técnicos-administrativos, torna-se capaz de contribuir para a melhoria das condições de vida da sociedade. No entanto, como há uma grande abrangência por parte das ações extensionistas, devido ao seu caráter interdisciplinar, as dificuldades existentes para encontrar um modelo de avaliação ideal, que satisfaça às particularidades de cada ação de extensão de uma maneira padrão por parte da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), ainda constituem um desafio a ser cumprido. A partir do exposto, o objetivo do trabalho é fazer uma análise ao processo de avaliação das ações de extensão existentes no âmbito da coordenação de extensão do campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa bibliográfica e documental dos formulários de avaliação de extensão da referida coordenadoria foram os instrumentos metodológicos utilizados. Os resultados apontam que existem vários aspectos sendo avaliados nas ações extensionistas e que, nos formulários de avaliação, as perguntas abordadas concentram-se em dados quantitativos e qualitativos, alguns elencando questões de identificação, como, por exemplo, número de matrícula SIAPE e do CPF de servidores envolvidos na ação. Como aspectos qualitativos, são reforçados as metas alcançadas, as dificuldades e o impacto causado na sociedade. Conclui-se que a PREx ainda busca um modelo de avaliação mais eficiente de avaliação que satisfaça às particularidades de cada ação de extensão. No momento, a PREX está utilizando de um novo formulário de avaliação, ainda em fase de testes, para analisar a eficiência do instrumento, abordando questões quantitativas, bem como dando uma maior ênfase nas questões qualitativas.
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