Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adrião, Maria Antonia Veiga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40842
Resumo: Esta pesquisa investigou a migração realizada por agricultores moradores de fazendas, sítios e povoações situadas na região do Sertão Norte do Estado do Ceará até a cidade de Sobral entre as décadas de 1950 e 1980, objetivando conhecer, segundo suas percepções, os motivos deste movimento e as possibilidades para a permanência nesta cidade. Realizou, para isto, vinte e sete entrevistas que se diferenciaram entre si conforme a situação exigia, e as analisou escolhendo algumas que melhor representavam as questões propostas. Utilizou também fontes escritas (relatórios governamentais, registros pessoais de uma empresa, leis, artigos de um jornal), textos literários e fontes iconográficas (fotografias, mapas). Concluiu que os deslocamentos e os modos como se estabeleceram em Sobral podem ser vistos como ações políticas de resistência, na busca por alterarem suas posições sociais e culturais ligadas à convivência com a propriedade privada da terra, secas, desemprego, dissensões familiares e sociais.
id UFC-7_04a4643e92b48c4ead1e655600f2a628
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40842
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)MigraçõesResistênciaOcupação do espaço urbanoEsta pesquisa investigou a migração realizada por agricultores moradores de fazendas, sítios e povoações situadas na região do Sertão Norte do Estado do Ceará até a cidade de Sobral entre as décadas de 1950 e 1980, objetivando conhecer, segundo suas percepções, os motivos deste movimento e as possibilidades para a permanência nesta cidade. Realizou, para isto, vinte e sete entrevistas que se diferenciaram entre si conforme a situação exigia, e as analisou escolhendo algumas que melhor representavam as questões propostas. Utilizou também fontes escritas (relatórios governamentais, registros pessoais de uma empresa, leis, artigos de um jornal), textos literários e fontes iconográficas (fotografias, mapas). Concluiu que os deslocamentos e os modos como se estabeleceram em Sobral podem ser vistos como ações políticas de resistência, na busca por alterarem suas posições sociais e culturais ligadas à convivência com a propriedade privada da terra, secas, desemprego, dissensões familiares e sociais.2019-04-12T12:30:59Z2019-04-12T12:30:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfADRIÃO, Maria Antonia Veiga. Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade). Mauritius: Novas Edições acadêmicas, 2018. 279 p.978 613 9 72696 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40842Adrião, Maria Antonia Veigaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-12T12:30:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:17.882904Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
title Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
spellingShingle Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
Adrião, Maria Antonia Veiga
Migrações
Resistência
Ocupação do espaço urbano
title_short Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
title_full Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
title_fullStr Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
title_full_unstemmed Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
title_sort Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade)
author Adrião, Maria Antonia Veiga
author_facet Adrião, Maria Antonia Veiga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adrião, Maria Antonia Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Migrações
Resistência
Ocupação do espaço urbano
topic Migrações
Resistência
Ocupação do espaço urbano
description Esta pesquisa investigou a migração realizada por agricultores moradores de fazendas, sítios e povoações situadas na região do Sertão Norte do Estado do Ceará até a cidade de Sobral entre as décadas de 1950 e 1980, objetivando conhecer, segundo suas percepções, os motivos deste movimento e as possibilidades para a permanência nesta cidade. Realizou, para isto, vinte e sete entrevistas que se diferenciaram entre si conforme a situação exigia, e as analisou escolhendo algumas que melhor representavam as questões propostas. Utilizou também fontes escritas (relatórios governamentais, registros pessoais de uma empresa, leis, artigos de um jornal), textos literários e fontes iconográficas (fotografias, mapas). Concluiu que os deslocamentos e os modos como se estabeleceram em Sobral podem ser vistos como ações políticas de resistência, na busca por alterarem suas posições sociais e culturais ligadas à convivência com a propriedade privada da terra, secas, desemprego, dissensões familiares e sociais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-12T12:30:59Z
2019-04-12T12:30:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ADRIÃO, Maria Antonia Veiga. Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade). Mauritius: Novas Edições acadêmicas, 2018. 279 p.
978 613 9 72696 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40842
identifier_str_mv ADRIÃO, Maria Antonia Veiga. Os caminhos do sol: atravessar veredas na cidade escurece a vista (migração campo cidade). Mauritius: Novas Edições acadêmicas, 2018. 279 p.
978 613 9 72696 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028803751968768