Professores no Ceará – o que diz a legislação imperial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41650 |
Resumo: | Este trabalho se detém sobre a profissão professor no Ceará Imperial, tomando como referencia a legislação estadual de educação publicada neste período. É fruto do estudo “Política de Formação de Professores: a legislação como mapa”, iniciativa vinculada à investigação mais ampla intitulada “Política Educacional e Magistério: cenários históricos e contemporâneos da capitania do Siará Grande” (PEMAC). Partindo do conjunto de 431 documentos identificados, iniciamos o processo de categorização, que consistiu em duas fases distintas: a seleção da legislação que versava sobre profissão docente, as quais resultaram em 284; a definição das categorias temáticas, quais sejam: concessão de direitos, provimento de cadeiras, estrutura e funcionamento, despesas e orçamentos, e ordenado/carreira. Estes encaminhamentos foram realizados utilizando um sumário remissivo contendo as ementas da legislação. Para termos a visão da distribuição da legislação educacional durante o período em estudo, produz um quadro quantitativo anual destes dispositivos por categorias, através do qual foi possível extrair uma amostra por década (início, meio e fim), observando os anos em que as categorias estavam contempladas. Tal procedimento metodológico resultou na seleção de 150 documentos compreendendo as décadas de 1830 a 1860. Finalizando esta etapa, através de uma amostra intencional e estratificada, escolhemos cinco fontes por década, procurando destacar uma de cada categoria, resultando numa amostra de 74 documentos.[...] |
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