A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Jaques Luis
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7267
Resumo: Studies on the cultural industry and its influence on societies marked since the mid - 20th century. The reproduction in series of cultural goods allowed many individuals had access to artistic objects until then restricted to dominant classes. Such processing is seen as positive analysis of some authors however, under other theoretical perspectives this reproduction become cultural consumerization, which undermines the subjectivity, and semiforma populations. The purpose of this study was to examine the field of music education on elementary and middle schools. The methodology adopted was case study. The theoretical foundation is based on Horkheimer and Adorno, in addition to contemporary authors linked to Frankfurt School and to the media studies. As main finding: the option by musical mass production, linked to the paradigms of cultural industry, dominates the scenario and schools contributes to the establishment of such a phenomenon.
id UFC-7_05a236f1b42bd2b20fdb40d7555c4fbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7267
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de casoThe influence of the Cultural Industry in the musical preferences of adolescents of elementary and high school: case studyComunicação de Massa - Aspectos Sociais – Fortaleza (CE )Comunicação de Massa e Educação – Fortaleza (CE )Musica e Juventude – Fortaleza (CE )Jovens na Comunicação de Massa – Fortaleza (CE )Studies on the cultural industry and its influence on societies marked since the mid - 20th century. The reproduction in series of cultural goods allowed many individuals had access to artistic objects until then restricted to dominant classes. Such processing is seen as positive analysis of some authors however, under other theoretical perspectives this reproduction become cultural consumerization, which undermines the subjectivity, and semiforma populations. The purpose of this study was to examine the field of music education on elementary and middle schools. The methodology adopted was case study. The theoretical foundation is based on Horkheimer and Adorno, in addition to contemporary authors linked to Frankfurt School and to the media studies. As main finding: the option by musical mass production, linked to the paradigms of cultural industry, dominates the scenario and schools contributes to the establishment of such a phenomenon.Os estudos sobre a Indústria Cultural e sua influência na formação das sociedades obtêm notoriedade desde meados do século XX. Desde a reprodução em série dos bens de consumo culturais, uma parcela muito significativa de indivíduos passou a ter acesso a modalidades artísticas até então restritas às classes dominantes. Tal transformação configurou-se como positiva na análise de alguns autores, no entanto, sob outras perspectivas teóricas, essa reprodutibilidade se converteria em massificação cultural, apta a subverter a subjetividade, além de semiformar as populações. O objetivo deste estudo foi analisar o campo da formação musical de alunos do ensino fundamental e médio no âmbito escolar, com suporte nas influências dos canais midiáticos e seus possíveis desdobramentos, dentre os quais o papel da escola neste processo. A pesquisa adotada foi a qualitativa descritiva em um estudo de caso. A base teórica prioritariamente, se estabeleceu em Adorno e Horkheimer, além de autores contemporâneos ligados aos frankfurtianos e ao fenômeno midiático. Em síntese, foi possível verificar que a opção por produções musicais massificadas, ligadas aos paradigmas da Indústria Cultural, domina o cenário pesquisado e que o âmbito escolar, apesar de algumas restrições, contribui para o estabelecimento desse fenômeno.www.teses.ufc.brAlbuquerque, Luiz BotelhoCasagrande, Jaques Luis2014-02-14T16:58:22Z2014-02-14T16:58:22Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASAGRANDE, Jaques Luis. A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso. 2009. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2009.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7267porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-20T19:53:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7267Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:12.002683Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
The influence of the Cultural Industry in the musical preferences of adolescents of elementary and high school: case study
title A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
spellingShingle A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
Casagrande, Jaques Luis
Comunicação de Massa - Aspectos Sociais – Fortaleza (CE )
Comunicação de Massa e Educação – Fortaleza (CE )
Musica e Juventude – Fortaleza (CE )
Jovens na Comunicação de Massa – Fortaleza (CE )
title_short A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
title_full A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
title_fullStr A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
title_full_unstemmed A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
title_sort A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso
author Casagrande, Jaques Luis
author_facet Casagrande, Jaques Luis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Luiz Botelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Jaques Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de Massa - Aspectos Sociais – Fortaleza (CE )
Comunicação de Massa e Educação – Fortaleza (CE )
Musica e Juventude – Fortaleza (CE )
Jovens na Comunicação de Massa – Fortaleza (CE )
topic Comunicação de Massa - Aspectos Sociais – Fortaleza (CE )
Comunicação de Massa e Educação – Fortaleza (CE )
Musica e Juventude – Fortaleza (CE )
Jovens na Comunicação de Massa – Fortaleza (CE )
description Studies on the cultural industry and its influence on societies marked since the mid - 20th century. The reproduction in series of cultural goods allowed many individuals had access to artistic objects until then restricted to dominant classes. Such processing is seen as positive analysis of some authors however, under other theoretical perspectives this reproduction become cultural consumerization, which undermines the subjectivity, and semiforma populations. The purpose of this study was to examine the field of music education on elementary and middle schools. The methodology adopted was case study. The theoretical foundation is based on Horkheimer and Adorno, in addition to contemporary authors linked to Frankfurt School and to the media studies. As main finding: the option by musical mass production, linked to the paradigms of cultural industry, dominates the scenario and schools contributes to the establishment of such a phenomenon.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2014-02-14T16:58:22Z
2014-02-14T16:58:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASAGRANDE, Jaques Luis. A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso. 2009. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2009.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7267
identifier_str_mv CASAGRANDE, Jaques Luis. A influência da Indústria Cultural nas preferências musicais de adolescentes do ensino fundamental e médio: estudo de caso. 2009. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2009.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029035328929792