Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Gabriela da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001fpnm
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946
Resumo: Trata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem.
id UFC-7_07fc779234f449d153c41621e67df8c6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40946
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médioEnsino de FísicaDificuldade de aprendizagemTrata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem.Silva, Marcos Antônio AraújoAragão, Gabriela da Rocha2019-04-17T15:15:59Z2019-04-17T15:15:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946ark:/83112/001300001fpnmporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T12:24:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40946Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:23.107966Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
title Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
spellingShingle Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
Aragão, Gabriela da Rocha
Ensino de Física
Dificuldade de aprendizagem
title_short Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
title_full Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
title_fullStr Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
title_full_unstemmed Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
title_sort Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
author Aragão, Gabriela da Rocha
author_facet Aragão, Gabriela da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Antônio Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Gabriela da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Dificuldade de aprendizagem
topic Ensino de Física
Dificuldade de aprendizagem
description Trata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-17T15:15:59Z
2019-04-17T15:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001fpnm
identifier_str_mv ARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
ark:/83112/001300001fpnm
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373954840035328