Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300001fpnm |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946 |
Resumo: | Trata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem. |
id |
UFC-7_07fc779234f449d153c41621e67df8c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/40946 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médioEnsino de FísicaDificuldade de aprendizagemTrata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem.Silva, Marcos Antônio AraújoAragão, Gabriela da Rocha2019-04-17T15:15:59Z2019-04-17T15:15:59Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946ark:/83112/001300001fpnmporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-10T12:24:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40946Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:23.107966Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
title |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
spellingShingle |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio Aragão, Gabriela da Rocha Ensino de Física Dificuldade de aprendizagem |
title_short |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
title_full |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
title_fullStr |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
title_sort |
Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de física no ensino médio |
author |
Aragão, Gabriela da Rocha |
author_facet |
Aragão, Gabriela da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Antônio Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Gabriela da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Dificuldade de aprendizagem |
topic |
Ensino de Física Dificuldade de aprendizagem |
description |
Trata-se de um trabalho de final de curso baseado em uma pesquisa investigativa de campo na qual apresentam dados que se sucedeu através da utilização de questionário na a tentativa de identificar e compreender em quais assuntos conteudistas de Física os próprios apresentam maiores facilidade e dificuldades, direcionalizada a alunos do 3º ano do Ensino Médio em escolas Estaduais de Fortaleza/CE na qual possibilitou a investigação da percepção do aprendizado de alunos de escolas públicas. Acreditou-se que através desse senso é possível encontrar soluções e novas formas de ensinar que ajudem na assimilação do conteúdo, e explicando o baixo rendimento dos alunos. Com uma introdução sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, percebemos que os projetos pedagógicos e projetos de melhoria da educação avançaram dos anos 90 para a atualidade e com isso percebemos que aos poucos a educação está a avançando, porém os índices de aprendizado ainda se mostram pequenos, inclusive na área de ciência da natureza, o que inclui a física. Comparado aos índices internacionais, o Brasil ainda ocupa uma colocação muito abaixo da maioria dos países que participam da OCDE em relação ao ensino de ciência. Com o objetivo principal evidenciar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos do Ensino Médio na aprendizagem dos conceitos físicos, esse trabalho mostra resultados de um estudo investigativo na qual podemos perceber o desemprenho dos alunos no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-04-17T15:15:59Z 2019-04-17T15:15:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300001fpnm |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, G. R. Estudo das dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Física no ensino médio. 2018. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. ark:/83112/001300001fpnm |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373954840035328 |