As espécies invasoras no Campus do Pici - UFC: identificação e elaboração de trilha interpretativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Beatriz Goes Maia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Vitor Alberto de Sousa, Abreu, Wesley Eusébio de, Bezerra, Antônio Marcos Esmeraldo, Oliveira, Lamartine Soares Cardoso de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55840
Resumo: O processo de invasão por espécies exóticas é considerado a segunda maior causa de perda de biodiversidade do mundo, consequentemente, um dos principais responsáveis pela extinção de espécies. Nos últimos anos, as pesquisas sobre espécies invasoras ganharam bastante destaque diante dos impactos do processo de invasão, discutidos e apresentados na Convenção sobre Diversidade Biológica em 1992. Contudo, os conhecimentos adquiridos durante três décadas não têm sido transmitidos com a devida relevância nos cursos de Ciências Agrárias e, consequentemente, faltam profissionais que atuem na erradicação, contenção e controle de espécies invasoras. Dessa forma, a primeira etapa do projeto “Há Espécies Invasoras no Campus do Pici”, teve por objetivo identificar as espécies exóticas invasoras que compõem a arborização do Campus Pici, estabelecendo uma trilha interpretativa como ferramenta didática e contribuir na formação dos discentes dos cursos de Ciências Agrárias. Foram identificadas 87 espécies de um total de 2.695 indivíduos que compõem a arborização do Campus. Cerca de 65% desses indivíduos não fazem parte da flora brasileira, desses, 27 espécies são consideradas invasoras e outras 26 tem o potencial de se tornarem, por serem exóticas e invasoras em outros países. Diante dessas informações, elaborou-se uma trilha interpretativa que foi apresentada a aproximadamente 165 discentes do curso de Agronomia. Antes de se realizar a trilha, ministrou-se uma palestra para apresentação do projeto, bem como mostrar a importância de se conhecer mais sobre a problemática da invasão biológica e de valorizar as espécies nativas na composição da arborização urbana. Além do conhecimento adquirido na classificação das espécies por parte dos executores do projeto, os(as) discentes participantes tiveram a oportunidade de ter acesso às pesquisas relacionadas à identificação e à classificação das espécies invasoras, o que contribui na formação dos(as) profissionais de Agronomia.
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