Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Raquel Lima de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sousa, Antonio Oziêlton de Brito, Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110
Resumo: A cultura contemporânea vem definindo-se por um conjunto de sentidos e práticas de ruptura com o mundo da modernidade descrito claramente pelos conhecimentos estabelecidos por campos e paradigmas, objetos e métodos; pelas fronteiras territoriais mapeadas, por linguagens próprias e discursos distintos. Neste sentido, toma acento uma cultura em movimento acelerado conformando novas visões de mundo, novos sentidos e interpretações da realidade vivenciada. Sociedade do conhecimento é uma expressão que tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos para explicar a influência das novas formas de organização social que interferem em nosso cotidiano. A escola como instituição social tem a seu cargo desenvolver propostas educativas que respondam às novas exigências sociais. Responder às novas demandas sociais tem causado no âmbito escolar uma tensão que vem desafiando a rigidez de muitas das estruturas construídas ao longo do tempo e que tiveram sua eficácia, mas que não atendem mais aos interesses das populações infantis, jovens e adultas. Na contemporaneidade existem fontes de conhecimentos onipresentes e atrativas comuns ao cotidiano das pessoas, ocasionando um descompasso entre o que a escola oferece e o que circula no mundo imediato da cotidianidade.[...]
id UFC-7_08d3c38ce00684567756d293b8c66a40
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39110
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidadeCultura contemporâneaModernidadeDemandas sociaisA cultura contemporânea vem definindo-se por um conjunto de sentidos e práticas de ruptura com o mundo da modernidade descrito claramente pelos conhecimentos estabelecidos por campos e paradigmas, objetos e métodos; pelas fronteiras territoriais mapeadas, por linguagens próprias e discursos distintos. Neste sentido, toma acento uma cultura em movimento acelerado conformando novas visões de mundo, novos sentidos e interpretações da realidade vivenciada. Sociedade do conhecimento é uma expressão que tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos para explicar a influência das novas formas de organização social que interferem em nosso cotidiano. A escola como instituição social tem a seu cargo desenvolver propostas educativas que respondam às novas exigências sociais. Responder às novas demandas sociais tem causado no âmbito escolar uma tensão que vem desafiando a rigidez de muitas das estruturas construídas ao longo do tempo e que tiveram sua eficácia, mas que não atendem mais aos interesses das populações infantis, jovens e adultas. Na contemporaneidade existem fontes de conhecimentos onipresentes e atrativas comuns ao cotidiano das pessoas, ocasionando um descompasso entre o que a escola oferece e o que circula no mundo imediato da cotidianidade.[...]2019-01-24T12:55:04Z2019-01-24T12:55:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Raquel Lima de; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito; RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho. Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 244-255.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110Freitas, Raquel Lima deSousa, Antonio Oziêlton de BritoRafael, Ivania Maria de Sousa Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39110Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:18.269746Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
title Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
spellingShingle Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
Freitas, Raquel Lima de
Cultura contemporânea
Modernidade
Demandas sociais
title_short Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
title_full Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
title_fullStr Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
title_full_unstemmed Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
title_sort Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
author Freitas, Raquel Lima de
author_facet Freitas, Raquel Lima de
Sousa, Antonio Oziêlton de Brito
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
author_role author
author2 Sousa, Antonio Oziêlton de Brito
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Raquel Lima de
Sousa, Antonio Oziêlton de Brito
Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura contemporânea
Modernidade
Demandas sociais
topic Cultura contemporânea
Modernidade
Demandas sociais
description A cultura contemporânea vem definindo-se por um conjunto de sentidos e práticas de ruptura com o mundo da modernidade descrito claramente pelos conhecimentos estabelecidos por campos e paradigmas, objetos e métodos; pelas fronteiras territoriais mapeadas, por linguagens próprias e discursos distintos. Neste sentido, toma acento uma cultura em movimento acelerado conformando novas visões de mundo, novos sentidos e interpretações da realidade vivenciada. Sociedade do conhecimento é uma expressão que tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos para explicar a influência das novas formas de organização social que interferem em nosso cotidiano. A escola como instituição social tem a seu cargo desenvolver propostas educativas que respondam às novas exigências sociais. Responder às novas demandas sociais tem causado no âmbito escolar uma tensão que vem desafiando a rigidez de muitas das estruturas construídas ao longo do tempo e que tiveram sua eficácia, mas que não atendem mais aos interesses das populações infantis, jovens e adultas. Na contemporaneidade existem fontes de conhecimentos onipresentes e atrativas comuns ao cotidiano das pessoas, ocasionando um descompasso entre o que a escola oferece e o que circula no mundo imediato da cotidianidade.[...]
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-24T12:55:04Z
2019-01-24T12:55:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Raquel Lima de; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito; RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho. Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 244-255.
978 85 7915 171 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110
identifier_str_mv FREITAS, Raquel Lima de; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito; RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho. Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 244-255.
978 85 7915 171 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028746648616960