Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110 |
Resumo: | A cultura contemporânea vem definindo-se por um conjunto de sentidos e práticas de ruptura com o mundo da modernidade descrito claramente pelos conhecimentos estabelecidos por campos e paradigmas, objetos e métodos; pelas fronteiras territoriais mapeadas, por linguagens próprias e discursos distintos. Neste sentido, toma acento uma cultura em movimento acelerado conformando novas visões de mundo, novos sentidos e interpretações da realidade vivenciada. Sociedade do conhecimento é uma expressão que tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos para explicar a influência das novas formas de organização social que interferem em nosso cotidiano. A escola como instituição social tem a seu cargo desenvolver propostas educativas que respondam às novas exigências sociais. Responder às novas demandas sociais tem causado no âmbito escolar uma tensão que vem desafiando a rigidez de muitas das estruturas construídas ao longo do tempo e que tiveram sua eficácia, mas que não atendem mais aos interesses das populações infantis, jovens e adultas. Na contemporaneidade existem fontes de conhecimentos onipresentes e atrativas comuns ao cotidiano das pessoas, ocasionando um descompasso entre o que a escola oferece e o que circula no mundo imediato da cotidianidade.[...] |
id |
UFC-7_08d3c38ce00684567756d293b8c66a40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39110 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidadeCultura contemporâneaModernidadeDemandas sociaisA cultura contemporânea vem definindo-se por um conjunto de sentidos e práticas de ruptura com o mundo da modernidade descrito claramente pelos conhecimentos estabelecidos por campos e paradigmas, objetos e métodos; pelas fronteiras territoriais mapeadas, por linguagens próprias e discursos distintos. Neste sentido, toma acento uma cultura em movimento acelerado conformando novas visões de mundo, novos sentidos e interpretações da realidade vivenciada. Sociedade do conhecimento é uma expressão que tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos para explicar a influência das novas formas de organização social que interferem em nosso cotidiano. A escola como instituição social tem a seu cargo desenvolver propostas educativas que respondam às novas exigências sociais. Responder às novas demandas sociais tem causado no âmbito escolar uma tensão que vem desafiando a rigidez de muitas das estruturas construídas ao longo do tempo e que tiveram sua eficácia, mas que não atendem mais aos interesses das populações infantis, jovens e adultas. Na contemporaneidade existem fontes de conhecimentos onipresentes e atrativas comuns ao cotidiano das pessoas, ocasionando um descompasso entre o que a escola oferece e o que circula no mundo imediato da cotidianidade.[...]2019-01-24T12:55:04Z2019-01-24T12:55:04Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Raquel Lima de; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito; RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho. Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 244-255.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110Freitas, Raquel Lima deSousa, Antonio Oziêlton de BritoRafael, Ivania Maria de Sousa Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39110Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:18.269746Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
title |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
spellingShingle |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade Freitas, Raquel Lima de Cultura contemporânea Modernidade Demandas sociais |
title_short |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
title_full |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
title_fullStr |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
title_sort |
Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade |
author |
Freitas, Raquel Lima de |
author_facet |
Freitas, Raquel Lima de Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Lima de Sousa, Antonio Oziêlton de Brito Rafael, Ivania Maria de Sousa Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura contemporânea Modernidade Demandas sociais |
topic |
Cultura contemporânea Modernidade Demandas sociais |
description |
A cultura contemporânea vem definindo-se por um conjunto de sentidos e práticas de ruptura com o mundo da modernidade descrito claramente pelos conhecimentos estabelecidos por campos e paradigmas, objetos e métodos; pelas fronteiras territoriais mapeadas, por linguagens próprias e discursos distintos. Neste sentido, toma acento uma cultura em movimento acelerado conformando novas visões de mundo, novos sentidos e interpretações da realidade vivenciada. Sociedade do conhecimento é uma expressão que tem sido amplamente utilizada nos últimos tempos para explicar a influência das novas formas de organização social que interferem em nosso cotidiano. A escola como instituição social tem a seu cargo desenvolver propostas educativas que respondam às novas exigências sociais. Responder às novas demandas sociais tem causado no âmbito escolar uma tensão que vem desafiando a rigidez de muitas das estruturas construídas ao longo do tempo e que tiveram sua eficácia, mas que não atendem mais aos interesses das populações infantis, jovens e adultas. Na contemporaneidade existem fontes de conhecimentos onipresentes e atrativas comuns ao cotidiano das pessoas, ocasionando um descompasso entre o que a escola oferece e o que circula no mundo imediato da cotidianidade.[...] |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-24T12:55:04Z 2019-01-24T12:55:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Raquel Lima de; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito; RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho. Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 244-255. 978 85 7915 171 2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Raquel Lima de; SOUSA, Antonio Oziêlton de Brito; RAFAEL, Ivania Maria de Sousa Carvalho. Formação dos professores de arte: um recorte histórico na contemporaneidade. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 244-255. 978 85 7915 171 2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028746648616960 |