Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/00130000038rd |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida. |
id |
UFC-7_08eb7efb1bd9165f1fbddd9621f68643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/13025 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musicalÉducation artistique en public réseau forteresse : expérience vie et musical de formation des enseignantsProfessores de arte - Formação - Fortaleza(CE)Professores de música - Formação - Fortaleza(CE)Educação de base - Fortaleza(CE)Educação - Métodos biográficosNarrativa de Experiência e Formação DocenteO objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida.www.teses.ufc.brCoopat, Carmen María SaenzRocha, Patrícia Lilian de Sales2015-07-27T16:43:11Z2015-07-27T16:43:11Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025ark:/83112/00130000038rdporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-13T10:44:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13025Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:31.561297Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical Éducation artistique en public réseau forteresse : expérience vie et musical de formation des enseignants |
title |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical |
spellingShingle |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical Rocha, Patrícia Lilian de Sales Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE) Professores de música - Formação - Fortaleza(CE) Educação de base - Fortaleza(CE) Educação - Métodos biográficos Narrativa de Experiência e Formação Docente |
title_short |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical |
title_full |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical |
title_fullStr |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical |
title_full_unstemmed |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical |
title_sort |
Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical |
author |
Rocha, Patrícia Lilian de Sales |
author_facet |
Rocha, Patrícia Lilian de Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coopat, Carmen María Saenz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Patrícia Lilian de Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE) Professores de música - Formação - Fortaleza(CE) Educação de base - Fortaleza(CE) Educação - Métodos biográficos Narrativa de Experiência e Formação Docente |
topic |
Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE) Professores de música - Formação - Fortaleza(CE) Educação de base - Fortaleza(CE) Educação - Métodos biográficos Narrativa de Experiência e Formação Docente |
description |
O objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-27T16:43:11Z 2015-07-27T16:43:11Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/00130000038rd |
identifier_str_mv |
ROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015. ark:/83112/00130000038rd |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
publisher.none.fl_str_mv |
www.teses.ufc.br |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373698681307136 |