Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Patrícia Lilian de Sales
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/00130000038rd
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida.
id UFC-7_08eb7efb1bd9165f1fbddd9621f68643
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/13025
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musicalÉducation artistique en public réseau forteresse : expérience vie et musical de formation des enseignantsProfessores de arte - Formação - Fortaleza(CE)Professores de música - Formação - Fortaleza(CE)Educação de base - Fortaleza(CE)Educação - Métodos biográficosNarrativa de Experiência e Formação DocenteO objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida.www.teses.ufc.brCoopat, Carmen María SaenzRocha, Patrícia Lilian de Sales2015-07-27T16:43:11Z2015-07-27T16:43:11Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025ark:/83112/00130000038rdporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-13T10:44:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/13025Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:31.561297Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
Éducation artistique en public réseau forteresse : expérience vie et musical de formation des enseignants
title Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
spellingShingle Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
Rocha, Patrícia Lilian de Sales
Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE)
Professores de música - Formação - Fortaleza(CE)
Educação de base - Fortaleza(CE)
Educação - Métodos biográficos
Narrativa de Experiência e Formação Docente
title_short Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
title_full Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
title_fullStr Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
title_full_unstemmed Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
title_sort Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical
author Rocha, Patrícia Lilian de Sales
author_facet Rocha, Patrícia Lilian de Sales
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coopat, Carmen María Saenz
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Patrícia Lilian de Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE)
Professores de música - Formação - Fortaleza(CE)
Educação de base - Fortaleza(CE)
Educação - Métodos biográficos
Narrativa de Experiência e Formação Docente
topic Professores de arte - Formação - Fortaleza(CE)
Professores de música - Formação - Fortaleza(CE)
Educação de base - Fortaleza(CE)
Educação - Métodos biográficos
Narrativa de Experiência e Formação Docente
description O objetivo desta dissertação de mestrado foi compreender com maior profundidade e clareza a minha trajetória de formação humana a partir da sistematização de minhas percepções a respeito dos diversos lugares e tempos de constituição de mim mesma, enquanto pessoa e enquanto docente. Sendo uma pesquisa puramente qualitativa, minha história de vida, aqui narrada, é o aporte metodológico desta pesquisa-formação, da qual eu sou, ao mesmo tempo, objeto de pesquisa e sujeito em contínua formação. Considerei como ponto inicial de minhas experiências formadoras a minha origem familiar e como limite temporal final dessa reflexão, o momento atual em que planejo a continuidade da carreira docente no campo do ensino das Artes e da Educação Musical. Tiveram especial ênfase as experiências vivenciadas nos anos de 2008 a 2010, período que compreende o curso das disciplinas Estágio Supervisionado I, II, III e IV, da Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal do Ceará – UFC, seguidos de três anos, 2010 a 2013, em que fui professora de Artes no sistema municipal de ensino da cidade de Fortaleza-Ce. Inspirada na teoria de JOSSO e em seu conceito de Self Transformation procurei organizar as recordações um pouco sobre o eixo linear cronológico dos acontecimentos e mais através dos aspectos transdisciplinares desses diversos lugares/momentos educativos. Fiz uso da própria memória e de documentos que puderam subsidiar a elaboração textual dessas vivências que foram dialogadas, continuamente, com diversos autores da área de Educação e do Ensino de Música propriamente dito. Justifico a relevância dessa narrativa por contribuir com os estudos sobre a formação e a atuação dos professores de Artes e de Música da educação básica, e sobretudo por ter encontrado um caminho de ressignificação de minha trajetória docente, por ter compreendido melhor o meu processo formativo humano e de vida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-27T16:43:11Z
2015-07-27T16:43:11Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/00130000038rd
identifier_str_mv ROCHA, Patrícia Lilian de Sales. Ensino de artes na rede pública de Fortaleza: experiência de vida e formação de uma educadora musical. 2015. 76f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
ark:/83112/00130000038rd
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/13025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373698681307136