Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743
Resumo: Atualmente, muito se tem falado em avaliação como via de possibilidade de melhoria da educação, é um tema em pauta, no entanto, as expectativas não condizem com a realidade educacional brasileira, na medida em que os números apresentados por sistemas avaliativos de aprendizagens, como o Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstram que a aprendizagem dos estudantes é negativa e sem qualidade, da mesma forma é alto o índice de reprovação das escolas brasileiras, e baixo o nível de aprendizagem dos nossos alunos de ensino médio e até mesmo da universidade. Constata-se que os atores sociais que conduzem e participam da prática escolar que deveriam procurar conhecer e trabalhar com a significação da aprendizagem dos alunos e alunas, muitas vezes buscam apenas a verificação e não avaliação. Dessa forma, é pretensão deste trabalho, verificar como professores e alunos trabalham com a avaliação, observando as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim como as ações externas da rotina escolar, portanto da avaliação, buscará analisar concepções e práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos (professores(as) e alunos(as)) que podem ser os principais atores no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem, permitindo assim a real contribuição da avaliação para uma aprendizagem significativa, pois conforme Esteban et all (2000, p. 16-17) é preciso reconstruir o processo de avaliação, de forma que possa haver articulação do mesmo para com a aprendizagem, desenvolvendo assim o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com a pluralidade, com o respeito às diferenças, com a construção coletiva que se faz necessária à formação humana. [...]
id UFC-7_091967bbf4e7fc66c0accaf54b04d196
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37743
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de TeresinaAvaliação da aprendizagemEnsino fundamentalEducação pública municipalRede Pública de TeresinaAtualmente, muito se tem falado em avaliação como via de possibilidade de melhoria da educação, é um tema em pauta, no entanto, as expectativas não condizem com a realidade educacional brasileira, na medida em que os números apresentados por sistemas avaliativos de aprendizagens, como o Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstram que a aprendizagem dos estudantes é negativa e sem qualidade, da mesma forma é alto o índice de reprovação das escolas brasileiras, e baixo o nível de aprendizagem dos nossos alunos de ensino médio e até mesmo da universidade. Constata-se que os atores sociais que conduzem e participam da prática escolar que deveriam procurar conhecer e trabalhar com a significação da aprendizagem dos alunos e alunas, muitas vezes buscam apenas a verificação e não avaliação. Dessa forma, é pretensão deste trabalho, verificar como professores e alunos trabalham com a avaliação, observando as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim como as ações externas da rotina escolar, portanto da avaliação, buscará analisar concepções e práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos (professores(as) e alunos(as)) que podem ser os principais atores no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem, permitindo assim a real contribuição da avaliação para uma aprendizagem significativa, pois conforme Esteban et all (2000, p. 16-17) é preciso reconstruir o processo de avaliação, de forma que possa haver articulação do mesmo para com a aprendizagem, desenvolvendo assim o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com a pluralidade, com o respeito às diferenças, com a construção coletiva que se faz necessária à formação humana. [...]III Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-11-28T17:40:28Z2018-11-28T17:40:28Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfAGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-27.85 7485 098 5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743Aguiar, Elenita Maria Dias de SousaHolanda, Patrícia Helena Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37743Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:07.575813Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
title Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
spellingShingle Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Educação pública municipal
Rede Pública de Teresina
title_short Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
title_full Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
title_fullStr Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
title_full_unstemmed Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
title_sort Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina
author Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
author_facet Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author_role author
author2 Holanda, Patrícia Helena Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Elenita Maria Dias de Sousa
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Educação pública municipal
Rede Pública de Teresina
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino fundamental
Educação pública municipal
Rede Pública de Teresina
description Atualmente, muito se tem falado em avaliação como via de possibilidade de melhoria da educação, é um tema em pauta, no entanto, as expectativas não condizem com a realidade educacional brasileira, na medida em que os números apresentados por sistemas avaliativos de aprendizagens, como o Sistema de Avaliação Educacional Brasileiro (SAEB) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) demonstram que a aprendizagem dos estudantes é negativa e sem qualidade, da mesma forma é alto o índice de reprovação das escolas brasileiras, e baixo o nível de aprendizagem dos nossos alunos de ensino médio e até mesmo da universidade. Constata-se que os atores sociais que conduzem e participam da prática escolar que deveriam procurar conhecer e trabalhar com a significação da aprendizagem dos alunos e alunas, muitas vezes buscam apenas a verificação e não avaliação. Dessa forma, é pretensão deste trabalho, verificar como professores e alunos trabalham com a avaliação, observando as práticas desenvolvidas em sala de aula, assim como as ações externas da rotina escolar, portanto da avaliação, buscará analisar concepções e práticas de avaliação da aprendizagem vivenciadas pelos sujeitos (professores(as) e alunos(as)) que podem ser os principais atores no acompanhamento do processo ensino e aprendizagem, permitindo assim a real contribuição da avaliação para uma aprendizagem significativa, pois conforme Esteban et all (2000, p. 16-17) é preciso reconstruir o processo de avaliação, de forma que possa haver articulação do mesmo para com a aprendizagem, desenvolvendo assim o compromisso com o desenvolvimento de uma prática pedagógica comprometida com a inclusão, com a pluralidade, com o respeito às diferenças, com a construção coletiva que se faz necessária à formação humana. [...]
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2018-11-28T17:40:28Z
2018-11-28T17:40:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-27.
85 7485 098 5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743
identifier_str_mv AGUIAR, Elenita Maria Dias de Sousa; HOLANDA, Patrícia Helena Carvalho. Concepções e práticas de professores(as) e alunos(as) em avaliação da aprendizagem no ensino fundamental da rede pública de ensino de Teresina. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 21-27.
85 7485 098 5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028872137998336