Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pontes, Valdecy de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197
Resumo: Este trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006).
id UFC-7_0957d4f4d706b905819c38759c3a60b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/20197
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanholaGêneros literáriosLíngua espanholaTransdisciplinaridadeGéneros literariosLengua españolaTransdisciplinaridadEste trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006).Este trabajo objetiva discutir las teorías concernientes a la didáctica de la literatura y formular actividades que utilizan el género literario como instrumento eficaz para el desarrollo de las diversas competencias lingüísticas. Primeiro, solicitamos a los participantes de la investigación que contestasen un cuestionario. Analizamos el resultado de las respuestas obtenidas y las relacionamos con las consideraciones teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusimos, aún, de acuerdo con Cosson (2006), una secuencia básica para incorporar el cuento, género literario preferido por los participantes, en la enseñanza de lenguas extranjeras, a través de un abordaje transdisciplinar, basado en los estudios de Leffa (2006).Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais2016-10-17T11:36:18Z2016-10-17T11:36:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; PONTES, Valdecy de Oliveira. Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola. Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, Ano 6, n. 1, p. 209-226, maio 2013.1984-2406http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza ePontes, Valdecy de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:19.161946Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
title Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
spellingShingle Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
Gêneros literários
Língua espanhola
Transdisciplinaridade
Géneros literarios
Lengua española
Transdisciplinaridad
title_short Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
title_full Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
title_fullStr Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
title_full_unstemmed Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
title_sort Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
author Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
author_facet Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
Pontes, Valdecy de Oliveira
author_role author
author2 Pontes, Valdecy de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e
Pontes, Valdecy de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros literários
Língua espanhola
Transdisciplinaridade
Géneros literarios
Lengua española
Transdisciplinaridad
topic Gêneros literários
Língua espanhola
Transdisciplinaridade
Géneros literarios
Lengua española
Transdisciplinaridad
description Este trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-10-17T11:36:18Z
2016-10-17T11:36:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; PONTES, Valdecy de Oliveira. Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola. Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, Ano 6, n. 1, p. 209-226, maio 2013.
1984-2406
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197
identifier_str_mv SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; PONTES, Valdecy de Oliveira. Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola. Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, Ano 6, n. 1, p. 209-226, maio 2013.
1984-2406
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais
publisher.none.fl_str_mv Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029036041961472