Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006). |
id |
UFC-7_0957d4f4d706b905819c38759c3a60b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/20197 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanholaGêneros literáriosLíngua espanholaTransdisciplinaridadeGéneros literariosLengua españolaTransdisciplinaridadEste trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006).Este trabajo objetiva discutir las teorías concernientes a la didáctica de la literatura y formular actividades que utilizan el género literario como instrumento eficaz para el desarrollo de las diversas competencias lingüísticas. Primeiro, solicitamos a los participantes de la investigación que contestasen un cuestionario. Analizamos el resultado de las respuestas obtenidas y las relacionamos con las consideraciones teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusimos, aún, de acuerdo con Cosson (2006), una secuencia básica para incorporar el cuento, género literario preferido por los participantes, en la enseñanza de lenguas extranjeras, a través de un abordaje transdisciplinar, basado en los estudios de Leffa (2006).Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais2016-10-17T11:36:18Z2016-10-17T11:36:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; PONTES, Valdecy de Oliveira. Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola. Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, Ano 6, n. 1, p. 209-226, maio 2013.1984-2406http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza ePontes, Valdecy de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:28:42Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20197Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:19.161946Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
title |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
spellingShingle |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Gêneros literários Língua espanhola Transdisciplinaridade Géneros literarios Lengua española Transdisciplinaridad |
title_short |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
title_full |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
title_fullStr |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
title_full_unstemmed |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
title_sort |
Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola |
author |
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e |
author_facet |
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Pontes, Valdecy de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pontes, Valdecy de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Pontes, Valdecy de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros literários Língua espanhola Transdisciplinaridade Géneros literarios Lengua española Transdisciplinaridad |
topic |
Gêneros literários Língua espanhola Transdisciplinaridade Géneros literarios Lengua española Transdisciplinaridad |
description |
Este trabalho objetiva discutir as teorias concernentes à didática da literatura e formular atividades que utilizam o gênero literário como instrumento eficaz para o desenvolvimento das diversas competências linguísticas. Primeiro, solicitamos aos participantes da pesquisa que respondessem a um questionário. Analisamos o resultado das respostas obtidas e as relacionamos com as considerações teóricas de: Acquaroni (2006), Albaladejo (2004), Colomer (2005), Cosson (2006), Mendoza (2002, 2004, 2007); propusemos, ainda, de acordo com Cosson (2006), uma sequência básica para incorporar o conto, gênero literário preferido pelos participantes, no ensino de línguas estrangeiras, por meio de uma abordagem transdisciplinar, baseada nos estudos de Leffa (2006). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-10-17T11:36:18Z 2016-10-17T11:36:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; PONTES, Valdecy de Oliveira. Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola. Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, Ano 6, n. 1, p. 209-226, maio 2013. 1984-2406 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e; PONTES, Valdecy de Oliveira. Os gêneros literários como ferramenta para o ensino transdisciplinar da língua espanhola. Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, Jundiaí, Ano 6, n. 1, p. 209-226, maio 2013. 1984-2406 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Intersecções: revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029036041961472 |