Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967 |
Resumo: | The violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship. |
id |
UFC-7_09c27aec68e10465389413a67438e2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54967 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolarEducation of geography, urban violence and its relationship with school space and graffitiEducaçãoPráticasViolência urbanaEscolaEnsino de geografiaPichação e grafitagemThe violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship.A violência presente nas cidades está ligada aos atos que acontecem na escola. Portanto, muitas práticas cotidianas ditas violentas se apresentam como similares, é o caso da pichação e da grafitagem. Sendo assim, o presente artigo retrata uma proposta de abordagem qualitativa do ensino da Geografia sobre três temas pertinentes aos estudos escolares: violência, pichação e grafitagem. Com base nessas constatações, foi realizado um trabalho de pesquisa-ação, materializado através de um projeto de intervenção didático-pedagógica, desenvolvido numa escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Os resultados indicaram que o projeto estimulou reflexões e ampliação da compreensão dos alunos acerca da violência urbana, da pichação e do grafite, além de tornarem possíveis a relação Geografia-cotidiano.Geosaberes2020-11-03T12:01:17Z2020-11-03T12:01:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967Silva, Eduardo Soares daMelo, Josandra Araújo Barreto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:27:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54967Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:57.754907Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar Education of geography, urban violence and its relationship with school space and graffiti |
title |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar |
spellingShingle |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar Silva, Eduardo Soares da Educação Práticas Violência urbana Escola Ensino de geografia Pichação e grafitagem |
title_short |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar |
title_full |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar |
title_fullStr |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar |
title_full_unstemmed |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar |
title_sort |
Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar |
author |
Silva, Eduardo Soares da |
author_facet |
Silva, Eduardo Soares da Melo, Josandra Araújo Barreto de |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Josandra Araújo Barreto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Soares da Melo, Josandra Araújo Barreto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Práticas Violência urbana Escola Ensino de geografia Pichação e grafitagem |
topic |
Educação Práticas Violência urbana Escola Ensino de geografia Pichação e grafitagem |
description |
The violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-11-03T12:01:17Z 2020-11-03T12:01:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018. 2178-0463 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967 |
identifier_str_mv |
SILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018. 2178-0463 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Geosaberes |
publisher.none.fl_str_mv |
Geosaberes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029034327539712 |