Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduardo Soares da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Melo, Josandra Araújo Barreto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967
Resumo: The violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship.
id UFC-7_09c27aec68e10465389413a67438e2e8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54967
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolarEducation of geography, urban violence and its relationship with school space and graffitiEducaçãoPráticasViolência urbanaEscolaEnsino de geografiaPichação e grafitagemThe violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship.A violência presente nas cidades está ligada aos atos que acontecem na escola. Portanto, muitas práticas cotidianas ditas violentas se apresentam como similares, é o caso da pichação e da grafitagem. Sendo assim, o presente artigo retrata uma proposta de abordagem qualitativa do ensino da Geografia sobre três temas pertinentes aos estudos escolares: violência, pichação e grafitagem. Com base nessas constatações, foi realizado um trabalho de pesquisa-ação, materializado através de um projeto de intervenção didático-pedagógica, desenvolvido numa escola pública da cidade de Campina Grande, PB. Os resultados indicaram que o projeto estimulou reflexões e ampliação da compreensão dos alunos acerca da violência urbana, da pichação e do grafite, além de tornarem possíveis a relação Geografia-cotidiano.Geosaberes2020-11-03T12:01:17Z2020-11-03T12:01:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018.2178-0463http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967Silva, Eduardo Soares daMelo, Josandra Araújo Barreto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T16:27:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54967Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:57.754907Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
Education of geography, urban violence and its relationship with school space and graffiti
title Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
spellingShingle Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
Silva, Eduardo Soares da
Educação
Práticas
Violência urbana
Escola
Ensino de geografia
Pichação e grafitagem
title_short Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
title_full Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
title_fullStr Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
title_full_unstemmed Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
title_sort Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar
author Silva, Eduardo Soares da
author_facet Silva, Eduardo Soares da
Melo, Josandra Araújo Barreto de
author_role author
author2 Melo, Josandra Araújo Barreto de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eduardo Soares da
Melo, Josandra Araújo Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Práticas
Violência urbana
Escola
Ensino de geografia
Pichação e grafitagem
topic Educação
Práticas
Violência urbana
Escola
Ensino de geografia
Pichação e grafitagem
description The violence present in the cities is linked to the acts that happen in the school. Therefore, many everyday practices, said to be violent, present themselves as similar, is the case of graffiti. So, this article portrays a proposal for a qualitative approach to Geography teaching on three topics pertinent to the school studies: violence and graffiti. Based on these findings, a work of action research was carried out, materialized through a didactic-pedagogical intervention project, developed in a public school in the city of Campina Grande, PB. The results indicated that the project stimulated reflections and expansion of the students 'understanding of urban violence and graffiti, in addition to making possible Geography-daily relationship.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-11-03T12:01:17Z
2020-11-03T12:01:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018.
2178-0463
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967
identifier_str_mv SILVA, Eduardo Soares da; MELO, Josandra Araújo Barreto de. Ensino de geografia, violência urbana e sua relação com a pichação e a grafitagem no espaço escolar. Geosaberes , Fortaleza, v. 9, n. 19, pág. 1 - 11, set. 2018.
2178-0463
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
publisher.none.fl_str_mv Geosaberes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029034327539712