O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Jéssica Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095
Resumo: This study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students.
id UFC-7_0b7bf5a4ab1187fe0e30417d0677ef45
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42095
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de FortalezaProfessores - Formação - Fortaleza (CE)Avaliação escolarThis study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students.O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da avaliação e do processo de formação docente no desenvolvimento de aprendizagem e suas relações a partir da ótica de professores da Rede Municipal de Fortaleza. Para isso, utilizamos como fundamentação teórica as ideias de Almeida (2011) e em documentos oficiais como: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na Educação Básica e do Curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi a partir da abordagem qualitativa que utiliza, dentre outras técnicas, a entrevista dos sujeitos envolvidos. A entrevista foi realizada a partir de perguntas norteadoras. Foram analisadas as falas dos professores em eixos temáticos como: identificação dos respondentes, concepções de avaliação, a prática avaliativa e as dificuldades do momento de avaliação com o referencial estudado para unir pontos semelhantes e divergentes. Dentre os resultados encontrados a necessidade colocada pelos professores de formação continuada com o objetivo de atender as dificuldades vivenciadas em sala de aula durante a avaliação de seus alunos.Ciasca, Maria Isabel Filgueiras LimaRibeiro, Ana Jéssica Gomes2019-05-29T11:29:58Z2019-05-29T11:29:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T11:29:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42095Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:35.326200Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
title O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
spellingShingle O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
Ribeiro, Ana Jéssica Gomes
Professores - Formação - Fortaleza (CE)
Avaliação escolar
title_short O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
title_full O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
title_fullStr O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
title_full_unstemmed O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
title_sort O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
author Ribeiro, Ana Jéssica Gomes
author_facet Ribeiro, Ana Jéssica Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Jéssica Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação - Fortaleza (CE)
Avaliação escolar
topic Professores - Formação - Fortaleza (CE)
Avaliação escolar
description This study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-05-29T11:29:58Z
2019-05-29T11:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095
identifier_str_mv RIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028861891313664