O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095 |
Resumo: | This study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students. |
id |
UFC-7_0b7bf5a4ab1187fe0e30417d0677ef45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42095 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de FortalezaProfessores - Formação - Fortaleza (CE)Avaliação escolarThis study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students.O presente trabalho teve como objetivo analisar a importância da avaliação e do processo de formação docente no desenvolvimento de aprendizagem e suas relações a partir da ótica de professores da Rede Municipal de Fortaleza. Para isso, utilizamos como fundamentação teórica as ideias de Almeida (2011) e em documentos oficiais como: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na Educação Básica e do Curso de Pedagogia. A metodologia utilizada foi a partir da abordagem qualitativa que utiliza, dentre outras técnicas, a entrevista dos sujeitos envolvidos. A entrevista foi realizada a partir de perguntas norteadoras. Foram analisadas as falas dos professores em eixos temáticos como: identificação dos respondentes, concepções de avaliação, a prática avaliativa e as dificuldades do momento de avaliação com o referencial estudado para unir pontos semelhantes e divergentes. Dentre os resultados encontrados a necessidade colocada pelos professores de formação continuada com o objetivo de atender as dificuldades vivenciadas em sala de aula durante a avaliação de seus alunos.Ciasca, Maria Isabel Filgueiras LimaRibeiro, Ana Jéssica Gomes2019-05-29T11:29:58Z2019-05-29T11:29:58Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T11:29:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42095Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:35.326200Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
title |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
spellingShingle |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza Ribeiro, Ana Jéssica Gomes Professores - Formação - Fortaleza (CE) Avaliação escolar |
title_short |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
title_full |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
title_fullStr |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
title_sort |
O desafio da avaliação sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza |
author |
Ribeiro, Ana Jéssica Gomes |
author_facet |
Ribeiro, Ana Jéssica Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Jéssica Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação - Fortaleza (CE) Avaliação escolar |
topic |
Professores - Formação - Fortaleza (CE) Avaliação escolar |
description |
This study aimed to analyze the importance of evaluation and the process of teacher training in the development of learning and their relations from viewpoint of teachers of the Municipal Fortress. For this, we use as theoretical ideas de Almeida (2011) and in official documents as the National Curriculum Guidelines for Basic Education in Basic Education and Pedagogy Course. The methodology used was from the qualitative approach utilizing, among other techniques, the interview of the subjects involved. The interview was conducted from guiding questions. We analyzed the speech of teachers in themes such as: identification of respondents, conceptions of assessment, evaluation practice and the difficulties of the moment of assessment studied with reference points for joining similar and divergent. Among the findings placed the need for continuing education for teachers in order to meet the difficulties experienced in the classroom during the evaluation of their students. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-05-29T11:29:58Z 2019-05-29T11:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Ana Jéssica Gomes. O desafio sob a perspectiva de professores da rede pública de Fortaleza. 2013. 44f. - Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028861891313664 |