Educação e ações afirmativas: prática educativa na ressignificação e contrução de identidades etnicorracias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39167 |
Resumo: | A partir do século XVI, as populações negras começaram a serem desembarcadas, em várias áreas litorâneas do Brasil, principalmente na região Nordeste e Sudeste, no decorrer dos séculos XVII, XVIII e XIX essas áreas foram se desenvolvendo economicamente, graças ao crescimento das lavouras de cana-de-açúcar desenvolvidas pelo trabalho braçal e escravo do negro. Durante vários séculos os negros sofreram a violência da sociedade escravista, que traziam em sua concepção ditatorial a subjugação do negro como sendo naturalmente escravo, sendo tirado dele o direito a liberdade humana. Todo esse processo de tráfico negreiro garantiu aos grandes latifundiários seu crescimento patrimonial, e aos negros a escravidão cada vez mais violenta e humilhante, contudo, mesmo estando à escravidão atrelada a entraves impostos pelos senhores latifundiários, não impediu o negro de preservar e dá prosseguimento as suas culturas e suas histórias, assim como também seu reconhecimento de ser no mundo de acordo com a própria visão. [...] |
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