Educação e ações afirmativas: prática educativa na ressignificação e contrução de identidades etnicorracias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Julyanna de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39167
Resumo: A partir do século XVI, as populações negras começaram a serem desembarcadas, em várias áreas litorâneas do Brasil, principalmente na região Nordeste e Sudeste, no decorrer dos séculos XVII, XVIII e XIX essas áreas foram se desenvolvendo economicamente, graças ao crescimento das lavouras de cana-de-açúcar desenvolvidas pelo trabalho braçal e escravo do negro. Durante vários séculos os negros sofreram a violência da sociedade escravista, que traziam em sua concepção ditatorial a subjugação do negro como sendo naturalmente escravo, sendo tirado dele o direito a liberdade humana. Todo esse processo de tráfico negreiro garantiu aos grandes latifundiários seu crescimento patrimonial, e aos negros a escravidão cada vez mais violenta e humilhante, contudo, mesmo estando à escravidão atrelada a entraves impostos pelos senhores latifundiários, não impediu o negro de preservar e dá prosseguimento as suas culturas e suas histórias, assim como também seu reconhecimento de ser no mundo de acordo com a própria visão. [...]
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