A relação binominal virtú-fortuna no pensamento ético e político de Maquiavel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24268 |
Resumo: | MATEUS, Jorge D. M. A relação binominal virtú-fortuna no pensamento ético e político de Maquiavel. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 8, n. 16, p. 137-144, jul./dez. 2016. |
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A relação binominal virtú-fortuna no pensamento ético e político de MaquiavelMaquiavelFortunaVirtùPrinceStateMATEUS, Jorge D. M. A relação binominal virtú-fortuna no pensamento ético e político de Maquiavel. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 8, n. 16, p. 137-144, jul./dez. 2016.The present study represents an effort to deepen and enhance the relationship binomial virtù-fortuna and the key role it plays in Machiavelli’s thought about the sort of society through the action of the prince. On one side the term fortuna, which is immediately related to divine providence and the pagan mythology, instead of representing accidental situations or mere luck, and on the other hand, virtù, the essential capabilities of the prince, the means and excellence that make him act properly in all occasions, according to his own will. The relationship between fortuna and virtù cannot be considered as artificial or arbitrary, a simple result of the changing times. By introducing a cyclical conception of History, Machiavelli emphasizes the importance of events in the pursuit of certain purposes, so the results are the necessary causes of all the prince’s decisions, rather desirable or not. It is thus the prince’s task to enlarge his virtù in order to understand how to act in the new cycle in its concrete time, carefully considering the examples of the past, avoiding the mistakes made by others, outstanding them.O presente estudo representa um esforço no sentido de aprofundar e evidenciar a relação binomial virtù-fortuna e o papel fundamental que ela representa no pensamento de Maquiavel acerca da ordenação da sociedade através da ação do príncipe. De um lado a fortuna, imediatamente ligada à providência divina e à mitologia pagã, não representando simplesmente o acaso ou a mera sorte, por outro lado, a virtù, o conjunto de capacidades do príncipe, os meios e a excelência que o fazem atuar devidamente em todas as ocasiões. A relação entre fortuna e virtù não se pode encarar como artificial ou simples resultado arbitrário da mudança dos tempos. Ao introduzir uma conceção cíclica da História, Maquiavel evidencia a importância capital dos eventos na prossecução de certos fins, pelo que, necessariamente, de todas as decisões resultam causas necessárias, desejadas ou não. Cabe ao príncipe engrandecer-se em virtù para compreender como agir no novo ciclo, no seu tempo concreto, considerando escrupulosamente os exemplos do passado, evitando os erros cometidos por outros, superando em excelência os antigos.Argumentos - Revista de Filosofia2017-07-25T16:01:56Z2017-07-25T16:01:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMateus, J. D. M. (2016)1984-4255 (online)1984-4247 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24268Mateus, Jorge D. M.porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-25T16:01:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/24268Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:48:04.218571Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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