Formação docente na ead

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Daniele de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546
Resumo: Este trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais.
id UFC-7_0e72cb72e94367f920dc379d0d06fbf1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26546
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação docente na eadEADFormaçãoDocênciaEste trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais.2017-10-10T12:09:24Z2017-10-10T12:09:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfXAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Formação docente na ead. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546Xavier, Daniele de OliveiraBorges Neto, HermínioTorres, Antonia Lis de Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26546Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:03.806650Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente na ead
title Formação docente na ead
spellingShingle Formação docente na ead
Xavier, Daniele de Oliveira
EAD
Formação
Docência
title_short Formação docente na ead
title_full Formação docente na ead
title_fullStr Formação docente na ead
title_full_unstemmed Formação docente na ead
title_sort Formação docente na ead
author Xavier, Daniele de Oliveira
author_facet Xavier, Daniele de Oliveira
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Daniele de Oliveira
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Formação
Docência
topic EAD
Formação
Docência
description Este trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-10T12:09:24Z
2017-10-10T12:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Formação docente na ead. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546
identifier_str_mv XAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Formação docente na ead. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028983304880128