Formação docente na ead
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546 |
Resumo: | Este trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais. |
id |
UFC-7_0e72cb72e94367f920dc379d0d06fbf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/26546 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente na eadEADFormaçãoDocênciaEste trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais.2017-10-10T12:09:24Z2017-10-10T12:09:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfXAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Formação docente na ead. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546Xavier, Daniele de OliveiraBorges Neto, HermínioTorres, Antonia Lis de Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T12:51:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26546Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:03.806650Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente na ead |
title |
Formação docente na ead |
spellingShingle |
Formação docente na ead Xavier, Daniele de Oliveira EAD Formação Docência |
title_short |
Formação docente na ead |
title_full |
Formação docente na ead |
title_fullStr |
Formação docente na ead |
title_full_unstemmed |
Formação docente na ead |
title_sort |
Formação docente na ead |
author |
Xavier, Daniele de Oliveira |
author_facet |
Xavier, Daniele de Oliveira Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Daniele de Oliveira Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EAD Formação Docência |
topic |
EAD Formação Docência |
description |
Este trabalho objetivou investigar as bares teóricas que sustentam às concepções metodológicas voltadas aos processos didáticos na modalidade a distância. Desta forma,o estudo em pauta trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de modo que foi possível identifcar aspectos relevantes que implicam diretamente na atuação destes profissionais, tais como: conhecer o contexto histórico desta modalidade, análise das concepções e metodologias buscando identificar de que modo essas compreensões interferem na formação e atuação de profissionais que atuam nesta modalidade.Como resultados, podemos evidenciar que os estudos téóricos seviram para conceituarmos de forma mais consistente teorias referentes a Educação a Distancia, entendermos a postura docente no contexto dos ambientes virtuais, bem como conhecermos propostas de formações que facilitem esse processo, servindo como referência para a formação de profissionais que atuarão nesta modalidade. Assim, acreditamos na relevância desses estudos uma vez que podemos amenizar e compreender melhor as dificuldades encontradas por docentes que atuam nesta modalidade, muitas vez sem experiência, deparam-se com concepções e metodologias diferentes daquelas já conhecidas e incorporadas no ensino presencial.Concluimos que investigações desta natureza contribuem para refletirmos acerca dos significados que orientam as políticas de formação direcionadas à atuação docente em contextos virtuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-10T12:09:24Z 2017-10-10T12:09:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
XAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Formação docente na ead. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Daniele de Oliveira; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Formação docente na ead. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028983304880128 |