Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabosa, Francisco Romário Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48031
Resumo: The teaching of botany in schools has a hard time when it comes to getting students and teachers involved. Such difficulty can be caused, for example, by the use of methodologies that do not stimulate student’s interest, by the lack of equipments that aid in class, and by the deficient academic education, which causes lack of confidence in teachers when they have to teach botany subjects. Teachers from private and Ceara State public schools were interviwed in order to assess how teaching botany is approached in high school. In addition, some academic experiences from an undergraduate student were reported in order to verify how these experiences contributed to his education. From the teachers’ point of view, teaching botany broadly requires the use of specific terminologies, whose use feels unpractical for students, making classes rather demotivating. It’s necessary that teachers think over their teaching practice so that they can innovate the methodologies used during class. It is interesting that, whenever possible, teachers runs practical classes in laboratories or even outside of the school, for instance, bringing students to squares, gardens or parks. The experiences I had during my undergraduate course contributed to my teaching education, making me think over new methodologies to approach subjects related to botany in class.
id UFC-7_0f3260776c9acdd1e30df38c292a6dae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48031
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânicaEnsino de botânicaBotânicaExperiênciasFormação docenteThe teaching of botany in schools has a hard time when it comes to getting students and teachers involved. Such difficulty can be caused, for example, by the use of methodologies that do not stimulate student’s interest, by the lack of equipments that aid in class, and by the deficient academic education, which causes lack of confidence in teachers when they have to teach botany subjects. Teachers from private and Ceara State public schools were interviwed in order to assess how teaching botany is approached in high school. In addition, some academic experiences from an undergraduate student were reported in order to verify how these experiences contributed to his education. From the teachers’ point of view, teaching botany broadly requires the use of specific terminologies, whose use feels unpractical for students, making classes rather demotivating. It’s necessary that teachers think over their teaching practice so that they can innovate the methodologies used during class. It is interesting that, whenever possible, teachers runs practical classes in laboratories or even outside of the school, for instance, bringing students to squares, gardens or parks. The experiences I had during my undergraduate course contributed to my teaching education, making me think over new methodologies to approach subjects related to botany in class.O ensino de botânica nas escolas enfrenta certa dificuldade de envolver alunos e professores. Como causas dessa dificuldade podem ser citadas o uso de metodologias que não despertam a atenção dos alunos, ausência de equipamentos que auxiliem nas aulas e a má formação de professores que não possuem segurança para lecionar assuntos de botânica. Com o objetivo de avaliar a abordagem do ensino de botânica no ensino médio foram feitas entrevistas com professores da rede pública e privada de ensino do Estado do Ceará. Neste trabalho relatamos também as experiências vivenciadas por um licenciando em Ciências Biológicas, a fim de evidenciar como estas experiências contribuíram para sua formação docente. Na visão dos professores, o ensino de botânica apresenta uma ampla utilização de terminologia, distanciando assim da realidade dos alunos e tornando as aulas pouco motivadoras. Se faz necessário que o professor reflita sobre a prática docente, com o intuito de trazer inovações metodológicas para a sala de aula. Sendo interessante, sempre que possível, que o professor ministre aulas práticas no laboratório ou mesmo fora do ambiente escolar, podendo utilizar como espaço as praças, jardins ou parques. As experiências vivenciadas durante o curso de graduação dentro e fora do âmbito da Universidade Federal do Ceará, incluindo o Programa Ciência sem Fronteiras contribuíram consideravelmente para a minha formação docente, de forma a refletir sobre novas metodologias para trabalhar assuntos relacionados à botânica em sala de aula.Loiola, Maria Iracema BezerraSilva, José Roberto FeitosaTabosa, Francisco Romário Silva2019-11-28T17:59:35Z2019-11-28T17:59:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTABOSA, Francisco Romário Silva. Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica. 2016. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48031porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T15:44:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48031Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:33.363145Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
title Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
spellingShingle Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
Tabosa, Francisco Romário Silva
Ensino de botânica
Botânica
Experiências
Formação docente
title_short Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
title_full Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
title_fullStr Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
title_full_unstemmed Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
title_sort Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica
author Tabosa, Francisco Romário Silva
author_facet Tabosa, Francisco Romário Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Loiola, Maria Iracema Bezerra
Silva, José Roberto Feitosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabosa, Francisco Romário Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de botânica
Botânica
Experiências
Formação docente
topic Ensino de botânica
Botânica
Experiências
Formação docente
description The teaching of botany in schools has a hard time when it comes to getting students and teachers involved. Such difficulty can be caused, for example, by the use of methodologies that do not stimulate student’s interest, by the lack of equipments that aid in class, and by the deficient academic education, which causes lack of confidence in teachers when they have to teach botany subjects. Teachers from private and Ceara State public schools were interviwed in order to assess how teaching botany is approached in high school. In addition, some academic experiences from an undergraduate student were reported in order to verify how these experiences contributed to his education. From the teachers’ point of view, teaching botany broadly requires the use of specific terminologies, whose use feels unpractical for students, making classes rather demotivating. It’s necessary that teachers think over their teaching practice so that they can innovate the methodologies used during class. It is interesting that, whenever possible, teachers runs practical classes in laboratories or even outside of the school, for instance, bringing students to squares, gardens or parks. The experiences I had during my undergraduate course contributed to my teaching education, making me think over new methodologies to approach subjects related to botany in class.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-11-28T17:59:35Z
2019-11-28T17:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TABOSA, Francisco Romário Silva. Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica. 2016. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48031
identifier_str_mv TABOSA, Francisco Romário Silva. Narrativas de professores e experiências formativas de um licenciando em ciências biológicas sobre o ensino de botânica. 2016. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029044120190976