Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Raimundo Nonato Nogueira
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36407
Resumo: LIMA, Raimundo Nonato Nogueira. Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática. 1997. 234f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1997.
id UFC-7_0f5721de30832613d7ca66c5a4ff1a93
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36407
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma práticaEducação popularEducação de Jovens e AdultosLiteratura básicaPrática PedagógicaLIMA, Raimundo Nonato Nogueira. Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática. 1997. 234f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1997.This Dissertation, "Popular Education in Subject - Reflections from (and beyond) a Practice", has, as basic presupposition, the conception that popular education is that what identifies with the historical interests of the working class. It is based in the materialistic-historical vision as scientific presupposition, to analyse the politicize-pedagogic práxis of the education and it places the Work as central category. With these premises, it analyzes the experience of Youths and Adults Education of Icapuí, one city in the coast east of the state of Ceará. Such experience was evidenced in the period from 1993 to 1995, in the context of one Municipal Administration identified with the popular demands, presenting, therefore, as priorities the actions implemented in Education and Health sectores. The object of this Dissertation, the Culture Circles of Youths and Adults Education of Icapuí, was constituted in a politicize-pedagogic practice, advised by a team of teachers and students of the Education School of the Federal University of Ceará, including the teachers of the referred Circles. Some questions were evidenced, coinciding with the own hypotheses elencadas before and during this work accomplisbment. One of these questions relates with the importance of one pennanent reflection with the teachers of Icapuí, although it was being verified that, in some extremely important moments to the experience, a consistent teorical-metodological approach and a profound study to a coherent establishement by some proposals have failed. Another important question, what penneated the whole research, refers to the students' evasion. In general tenns, the evasioli fi the Culture Circles of Icapuí was about of 70%. The students, in majority portion, didn't stay frequenting to the classes, what were planned starting from their reality and more immediate interests. It may be concluded that the experience of Icapuí was registered in the list of the proposals of youths and adults education, of popular character; this experience was very important to education of the city and it was purposed to base on the polítical conscience process of its students, with educating Paulo Freire's contribution, but this experience didn't find the wanted resonance due to the high evasion index and their causes.A Dissertação Educação Popular em Questão - Reflexões a partir (e para além) de uma Prática tem como pressuposto básico a concepção de que educação popular é aquela que identifica-se com os interesses históricos da classe trabalhadora. Fundamenta-se na visão materialista-histórica como pressuposto científico para análise da práxis político-pedagógica da educação e coloca o Trabalho como categoria central. Com estas premissas, analisa a experiência de Educação de Jovens e Adultos de lcapuí, município do litoral leste do estado do Ceará. Tal experiência evidenciou-se no período de 1993 a 1995, no contexto de uma Administração Municipal identificada com as demandas populares, apresentando, portanto, como prioridades as ações implementadas nos campos da educação e da saúde. O objeto desta Dissertação, os Círculos de Cultura, da Educação de Jovens e Adultos de lcapui, constituiu-se numa prática político-pedagógica, assessorada por uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, com os professores dos referidos Círculos. Algumas questões foram evidenciadas, confundindo-se com as próprias hipóteses elencadas antes e durante a realização deste trabalho. Uma destas questões diz respeito à importância da reflexão permanente com os professores de lcapuí, embora constatando-se que, em alguns momentos extremamente relevantes para a experiência, faltou aprofundamento e consistência teórico-metodológica para a implantação coerente de determinadas propostas. Uma outra questão que permeou todo o trabalho refere-se à evasão dos alunos. No geral, a evasão nos Círculos de Cultura de lcapuí ficou em torno de 70%. Os alunos, na sua maioria, não permaneceram freqüentando às aulas que eram planejadas a partir da realidade dos mesmos e de seus interesses mais imediatos. Conclui-se que a experiência de lcapuí inscreve-se no quadro das propostas de educação de jovens e adultos, de caráter popular; que a mesma foi muito importante para a educação do Município e que pretendeu pautar-se na conscientização política de seus educandos com o aparte do educador Paulo Freire, mas que não encontrou a ressonância desejada devido ao alto índice de evasão e às suas causas.Jimenez, Maria Susana VasconcelosLima, Raimundo Nonato Nogueira2018-10-10T15:35:20Z2018-10-10T15:35:20Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, R. N. N.; Jimenez, M. S. V. (1997)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36407porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-18T12:51:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36407Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:33.229602Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
title Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
spellingShingle Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
Lima, Raimundo Nonato Nogueira
Educação popular
Educação de Jovens e Adultos
Literatura básica
Prática Pedagógica
title_short Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
title_full Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
title_fullStr Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
title_full_unstemmed Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
title_sort Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática
author Lima, Raimundo Nonato Nogueira
author_facet Lima, Raimundo Nonato Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Raimundo Nonato Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Educação de Jovens e Adultos
Literatura básica
Prática Pedagógica
topic Educação popular
Educação de Jovens e Adultos
Literatura básica
Prática Pedagógica
description LIMA, Raimundo Nonato Nogueira. Educação popular em questão - reflexões a partir (e para além) de uma prática. 1997. 234f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1997.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
2018-10-10T15:35:20Z
2018-10-10T15:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, R. N. N.; Jimenez, M. S. V. (1997)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36407
identifier_str_mv Lima, R. N. N.; Jimenez, M. S. V. (1997)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028723681656832