A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993 |
Resumo: | O texto trata sobre a "Escola diferenciada", objetivando delinear uma discussão sobre a contribuição desta no processo de construção de uma identidade Pitaguary. Tendo como referência principal de que a identidade e a diferença é um processo relacional. As escolas observadas localizam-se no município de Maracanaú. Os dados foram coletados a partir de observações das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com pais, professores e entrevistas não estruturadas com crianças que estudavam na 1ª e 2ª séries; e realizei, também, atividades direcionadas com as crianças, trabalhando com fotografias. Atualmente, vários grupos indígenas têm reivindicado uma identidade étnica, tendo como base de discurso o direito a terra, à educação e à saúde diferenciada. Os Pitaguary foram reconhecidos desde 1997, e atualmente a "Escola diferenciada" faz parte da realidade do grupo. Observei que esta tem o objetivo de trabalhar alguns elementos que representam os valores culturais do grupo,tais como: o Toré, o artesanato, e a narração da história. Essa escola representa um espaço heterogêneo, onde são ensinados vários saberes concernentes ao currículo de uma escola com modelo ocidental de ensino. Além disso, são acrescentadas as atividades de "Arte e Cultura", desenvolvidas nas sextas-feiras - a denominada aula cultural, momento em que, para eles, a criança vai aprender a ser um "Pitaguary de verdade". |
id |
UFC-7_106aaac2cf3d2246fb3e67f14f971776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/15993 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos PitaguaryEscola diferenciadaIdentidade étnicaCulturaO texto trata sobre a "Escola diferenciada", objetivando delinear uma discussão sobre a contribuição desta no processo de construção de uma identidade Pitaguary. Tendo como referência principal de que a identidade e a diferença é um processo relacional. As escolas observadas localizam-se no município de Maracanaú. Os dados foram coletados a partir de observações das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com pais, professores e entrevistas não estruturadas com crianças que estudavam na 1ª e 2ª séries; e realizei, também, atividades direcionadas com as crianças, trabalhando com fotografias. Atualmente, vários grupos indígenas têm reivindicado uma identidade étnica, tendo como base de discurso o direito a terra, à educação e à saúde diferenciada. Os Pitaguary foram reconhecidos desde 1997, e atualmente a "Escola diferenciada" faz parte da realidade do grupo. Observei que esta tem o objetivo de trabalhar alguns elementos que representam os valores culturais do grupo,tais como: o Toré, o artesanato, e a narração da história. Essa escola representa um espaço heterogêneo, onde são ensinados vários saberes concernentes ao currículo de uma escola com modelo ocidental de ensino. Além disso, são acrescentadas as atividades de "Arte e Cultura", desenvolvidas nas sextas-feiras - a denominada aula cultural, momento em que, para eles, a criança vai aprender a ser um "Pitaguary de verdade".Revista Educação em Debate2016-04-01T21:40:25Z2016-04-01T21:40:25Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Flávia Alves de. A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 85-103, 2008.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993Sousa, Flávia Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:43:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15993Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:17.046193Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
title |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
spellingShingle |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary Sousa, Flávia Alves de Escola diferenciada Identidade étnica Cultura |
title_short |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
title_full |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
title_fullStr |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
title_full_unstemmed |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
title_sort |
A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary |
author |
Sousa, Flávia Alves de |
author_facet |
Sousa, Flávia Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Flávia Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola diferenciada Identidade étnica Cultura |
topic |
Escola diferenciada Identidade étnica Cultura |
description |
O texto trata sobre a "Escola diferenciada", objetivando delinear uma discussão sobre a contribuição desta no processo de construção de uma identidade Pitaguary. Tendo como referência principal de que a identidade e a diferença é um processo relacional. As escolas observadas localizam-se no município de Maracanaú. Os dados foram coletados a partir de observações das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com pais, professores e entrevistas não estruturadas com crianças que estudavam na 1ª e 2ª séries; e realizei, também, atividades direcionadas com as crianças, trabalhando com fotografias. Atualmente, vários grupos indígenas têm reivindicado uma identidade étnica, tendo como base de discurso o direito a terra, à educação e à saúde diferenciada. Os Pitaguary foram reconhecidos desde 1997, e atualmente a "Escola diferenciada" faz parte da realidade do grupo. Observei que esta tem o objetivo de trabalhar alguns elementos que representam os valores culturais do grupo,tais como: o Toré, o artesanato, e a narração da história. Essa escola representa um espaço heterogêneo, onde são ensinados vários saberes concernentes ao currículo de uma escola com modelo ocidental de ensino. Além disso, são acrescentadas as atividades de "Arte e Cultura", desenvolvidas nas sextas-feiras - a denominada aula cultural, momento em que, para eles, a criança vai aprender a ser um "Pitaguary de verdade". |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2016-04-01T21:40:25Z 2016-04-01T21:40:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Flávia Alves de. A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 85-103, 2008. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Flávia Alves de. A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 85-103, 2008. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028984907104256 |