A “escola diferenciada” e a discussão da identidade étnica: uma experiência a partir dos Pitaguary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Flávia Alves de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15993
Resumo: O texto trata sobre a "Escola diferenciada", objetivando delinear uma discussão sobre a contribuição desta no processo de construção de uma identidade Pitaguary. Tendo como referência principal de que a identidade e a diferença é um processo relacional. As escolas observadas localizam-se no município de Maracanaú. Os dados foram coletados a partir de observações das salas de aula, entrevistas semi-estruturadas com pais, professores e entrevistas não estruturadas com crianças que estudavam na 1ª e 2ª séries; e realizei, também, atividades direcionadas com as crianças, trabalhando com fotografias. Atualmente, vários grupos indígenas têm reivindicado uma identidade étnica, tendo como base de discurso o direito a terra, à educação e à saúde diferenciada. Os Pitaguary foram reconhecidos desde 1997, e atualmente a "Escola diferenciada" faz parte da realidade do grupo. Observei que esta tem o objetivo de trabalhar alguns elementos que representam os valores culturais do grupo,tais como: o Toré, o artesanato, e a narração da história. Essa escola representa um espaço heterogêneo, onde são ensinados vários saberes concernentes ao currículo de uma escola com modelo ocidental de ensino. Além disso, são acrescentadas as atividades de "Arte e Cultura", desenvolvidas nas sextas-feiras - a denominada aula cultural, momento em que, para eles, a criança vai aprender a ser um "Pitaguary de verdade".
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