Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57892 |
Resumo: | O Projeto TVez: Oficinas de comunicação para a cidadania, vinculado ao Programa de Extensão TVez - Educação para o uso crítico da mídia e criado em 2005 na Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo realizar oficinas de comunicação, contemplando tanto a dimensão técnica como ética e sociocultural que a envolve. No decorrer deste último ano, o TVEZ se fez presente nas escolas Marcelino Champagnhat, E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, Liceu de Caucaia, Cuca Jangurussu, etc realizando oficinas de fanzine, audiovisual, fotografia, etc. No contexto em que se realizaram Ocupações nas escolas de Fortaleza, também foram feitas oficinas de audiovisual e sobre a democratização da comunicação em algumas das escolas. As atividades foram coordenadas por integrantes do programa vinculados à vários cursos da UFC, tais como estudantes de comunicação, psicologia, cinema e audiovisual , sistemas e mídias digitais — essa interconexão entre professores e estudantes de diversas áreas permite trazer discussões qualificadas sobre o uso das mídias no cotidiano escolar e analisar como esses meios de comunicação são utilizados como recurso didático, como objeto de análise e como forma de expressão. As oficinas foram desenvolvidas com professores e estudantes, sempre procurando promover uma relação de diálogo entre os envolvidos e valorizando seus saberes. Do ponto de vista metodológico, as oficinas integraram falas expositivas, rodas de conversas e produção colaborativa de materiais de comunicação, tendo em vista os objetivos de promover uma apropriação crítica dos dispositivos e narrativas midiáticas. Após a realização das oficinas, identificamos que alguns dispositivos, como o fanzine, foram incorporados em atividades no espaço escolar permitindo professores e estudantes produzirem seus próprios conteúdos de acordo com a realidade da escola. Os processos em cada um desses espaços foram singulares, havendo maior apropriação dos conteúdos das oficinas em algumas escolas do que em outras. |
id |
UFC-7_10b30b54f000218c7f975ae8c80b44b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/57892 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicasMeios de comunicação e educaçãoComunicação - Aspectos sociológicosProjeto TVezO Projeto TVez: Oficinas de comunicação para a cidadania, vinculado ao Programa de Extensão TVez - Educação para o uso crítico da mídia e criado em 2005 na Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo realizar oficinas de comunicação, contemplando tanto a dimensão técnica como ética e sociocultural que a envolve. No decorrer deste último ano, o TVEZ se fez presente nas escolas Marcelino Champagnhat, E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, Liceu de Caucaia, Cuca Jangurussu, etc realizando oficinas de fanzine, audiovisual, fotografia, etc. No contexto em que se realizaram Ocupações nas escolas de Fortaleza, também foram feitas oficinas de audiovisual e sobre a democratização da comunicação em algumas das escolas. As atividades foram coordenadas por integrantes do programa vinculados à vários cursos da UFC, tais como estudantes de comunicação, psicologia, cinema e audiovisual , sistemas e mídias digitais — essa interconexão entre professores e estudantes de diversas áreas permite trazer discussões qualificadas sobre o uso das mídias no cotidiano escolar e analisar como esses meios de comunicação são utilizados como recurso didático, como objeto de análise e como forma de expressão. As oficinas foram desenvolvidas com professores e estudantes, sempre procurando promover uma relação de diálogo entre os envolvidos e valorizando seus saberes. Do ponto de vista metodológico, as oficinas integraram falas expositivas, rodas de conversas e produção colaborativa de materiais de comunicação, tendo em vista os objetivos de promover uma apropriação crítica dos dispositivos e narrativas midiáticas. Após a realização das oficinas, identificamos que alguns dispositivos, como o fanzine, foram incorporados em atividades no espaço escolar permitindo professores e estudantes produzirem seus próprios conteúdos de acordo com a realidade da escola. Os processos em cada um desses espaços foram singulares, havendo maior apropriação dos conteúdos das oficinas em algumas escolas do que em outras.Universidade Federal do Ceará2021-04-22T11:20:17Z2021-04-22T11:20:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVERAS, Lia Mota; BENEVENUTO, Emilly; DANTAS, Taciana; SAMPAIO, Ines Silvia Vitorino. Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57892Veras, Lia MotaBenevenuto, EmillyDantas, TacianaSampaio, Ines Silvia Vitorinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:39:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57892Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:13.984038Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
title |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
spellingShingle |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas Veras, Lia Mota Meios de comunicação e educação Comunicação - Aspectos sociológicos Projeto TVez |
title_short |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
title_full |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
title_fullStr |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
title_sort |
Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas |
author |
Veras, Lia Mota |
author_facet |
Veras, Lia Mota Benevenuto, Emilly Dantas, Taciana Sampaio, Ines Silvia Vitorino |
author_role |
author |
author2 |
Benevenuto, Emilly Dantas, Taciana Sampaio, Ines Silvia Vitorino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veras, Lia Mota Benevenuto, Emilly Dantas, Taciana Sampaio, Ines Silvia Vitorino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meios de comunicação e educação Comunicação - Aspectos sociológicos Projeto TVez |
topic |
Meios de comunicação e educação Comunicação - Aspectos sociológicos Projeto TVez |
description |
O Projeto TVez: Oficinas de comunicação para a cidadania, vinculado ao Programa de Extensão TVez - Educação para o uso crítico da mídia e criado em 2005 na Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo realizar oficinas de comunicação, contemplando tanto a dimensão técnica como ética e sociocultural que a envolve. No decorrer deste último ano, o TVEZ se fez presente nas escolas Marcelino Champagnhat, E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, Liceu de Caucaia, Cuca Jangurussu, etc realizando oficinas de fanzine, audiovisual, fotografia, etc. No contexto em que se realizaram Ocupações nas escolas de Fortaleza, também foram feitas oficinas de audiovisual e sobre a democratização da comunicação em algumas das escolas. As atividades foram coordenadas por integrantes do programa vinculados à vários cursos da UFC, tais como estudantes de comunicação, psicologia, cinema e audiovisual , sistemas e mídias digitais — essa interconexão entre professores e estudantes de diversas áreas permite trazer discussões qualificadas sobre o uso das mídias no cotidiano escolar e analisar como esses meios de comunicação são utilizados como recurso didático, como objeto de análise e como forma de expressão. As oficinas foram desenvolvidas com professores e estudantes, sempre procurando promover uma relação de diálogo entre os envolvidos e valorizando seus saberes. Do ponto de vista metodológico, as oficinas integraram falas expositivas, rodas de conversas e produção colaborativa de materiais de comunicação, tendo em vista os objetivos de promover uma apropriação crítica dos dispositivos e narrativas midiáticas. Após a realização das oficinas, identificamos que alguns dispositivos, como o fanzine, foram incorporados em atividades no espaço escolar permitindo professores e estudantes produzirem seus próprios conteúdos de acordo com a realidade da escola. Os processos em cada um desses espaços foram singulares, havendo maior apropriação dos conteúdos das oficinas em algumas escolas do que em outras. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-04-22T11:20:17Z 2021-04-22T11:20:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VERAS, Lia Mota; BENEVENUTO, Emilly; DANTAS, Taciana; SAMPAIO, Ines Silvia Vitorino. Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57892 |
identifier_str_mv |
VERAS, Lia Mota; BENEVENUTO, Emilly; DANTAS, Taciana; SAMPAIO, Ines Silvia Vitorino. Oficinas de comunicação - promovendo o diálogo e a cidadania em escolas públicas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028768174833664 |