Avaliação educacional: da trama política ao enredo escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45173 |
Resumo: | A política de avaliação educacional tem disseminado o ideário de educação de qualidade, medido pelos índices de desempenho cognitivo dos discentes aferidos através da aplicação de testes avaliativos. Em razão disso, indaga-se: qual a repercussão desse discurso político no enredo escolar? Para responder a esse questionamento, o presente estudo objetiva discutir sobre a trama da política de avaliação educacional contemporânea para as séries iniciais, bem como investigar seus ecos no contexto escolar. A pesquisa realizou-se em uma escola da rede municipal de Sobral, Ceará, que vem se destacando no cenário da educação cearense por ter conquistado em 2014, Índice de Desempenho Escolar 10,0. Nesse cenário, para a coleta dos dados, realizaram-se entrevistas semiabertas com quatro professores que atuam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. A metodologia foi inspirada no estudo de caso e na pesquisa qualitativa. Dessa forma, a investigação nos possibilitou concluir que a escola pesquisada adota a preleção de conteúdos curriculares de acordo com as matrizes das avaliações externas e replica modelos de avaliações internas como ensaios para os testes avaliativos federais, estaduais e municipais, a fim de alcançar os melhores resultados e, por conseguinte, ficar no topo do ranking escolar do estado do Ceará. |
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