Construção de questionário com base na escala de Likert para avaliação dos impactos de parques eólicos em comunidades tradicionais
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48845 |
Resumo: | Os impactos socioambientais da implantação de parques eólicos no litoral cearense é objeto de estudo de pesquisadores como Meireles et al. (2013), Oliveira (2014), Gorayeb e Brannstrom (2016) por meio de uma perspectiva qualitativa, cabendo às também comunidades participarem deste contexto científico como porta-vozes das alterações na dinâmica do meio físico-ambiental local que comprometem o modo de vida. Nesse sentido, tais sujeitos são fundamentais na reflexão das influências de parques eólicos. Partindo deste pensamento buscou-se elaborar um questionário com base na escala de Likert, a fim de mensurar a percepção das comunidades atingidas pela energia eólica no litoral cearense. Adotou-se como fundamentação teórica o trabalho de Walker, Baxter e Ouellette (2014, 2015) sobre usinas eólicas em comunidades do Canadá. Assim, o questionário foi construído com afirmações propostas por Walker, Baxter e Ouellette (2014), contudo foi adaptado à realidade local por meio da realização de reuniões previas nas comunidades de Tatajuba e Amarelas (ambas em Camocim) e Assentamento maceió (Itapipoca). O questionário é composto por itens que apresentam uma possibilidade de pontuação em cinco níveis, que variam em modo decrescente de aceitação. As afirmações são distribuídas de acordo com os seguintes assuntos: (i) dados gerais dos entrevistados e localização da residência; (ii) opinião sobre os parques eólicos (apoio ao projeto de energia eólica); (iii) processo político de implantação dos parques eólicos (confiança em agentes públicos para a resolução de problemas e fornecimento de informações); (iv) distribuição dos benefícios e problemas (problemas ambientais, conflitos, etc.). Por meio da posterior aplicação e pontuação inferida pelo entrevistado para cada afirmativa tornar-se-á possível comparar itens, indivíduos e grupos e mensurar o nível de concordância quanto ao processo de implantação e suas consequências. |
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