Educação, cultura e escola: a escola de capoeira e as interlocuções possíveis entre o formal e o não-formal
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41415 |
Resumo: | artigo apresenta uma análise sobre estudos realizados sobre a capoeira enquanto um fenômeno sócio-cultural urbano que nasce como instrumento de resistência social, no tempo em que valentia era sinônimo de notoriedade e fama (SOARES, 2002; SANTUCCI, 2008), se transforma em expressão cultural identitária brasileira a partir da década de 30, notadamente com a criação da Capoeira Regional por Mestre Bimba na Bahia, se constituindo na atualidade em patrimônio da cultura nacional, no contexto de implantação de políticas públicas de resgate das culturas populares que representam nossa identidade nacional e da criação de mecanismos de domesticação e controle dessa expressão cultural pelo Estado nacional, em diálogo com algumas representações e reflexões pessoais construídas a partir de vivências, estudos e, acima de tudo, observações participantes e integradas ao universo dessa cultura, em que, além do grau de mestre de capoeira, possuímos mais de trinta anos de prática efetiva. [...] |
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