Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alexsandra Santos de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38045
Resumo: Os alimentos na forma "in natura" são perecíveis e, de um modo geral, têm uma vida de prateleira muito curta. O processamento desses produtos promove um aumento do seu tempo de estocagem, facilitando assim a sua comercialização, manuseio e transporte. No caso dos pescados, a utilização dos métodos de conservação é muito importante porque estes são altamente perecíveis. O presente trabalho tem o objetivo de elaborar semiconservas de ostras defumadas, com utilização de fumaça líquida, avaliando-se o rendimento e as características sensoriais (aroma, sabor e textura) de ostras do mangue (Crassostrea rhízophorae). Os resultados de rendimento das ostras em relação ao seu peso inicial, foram de 8,02% depois do desconchamento e 7,21% após a defumação e secagem. A análise sensorial foi realizada com cinqüenta provadores, sendo apresentadas duas amostras (ao óleo de girassol e em vinagre aromatizado). As avaliações de aceitação foram realizadas utilizando-se escala hedônica de 9 pontos. Ambas as amostras evidenciaram boa aceitação de acordo com a metodologia aplicada e com os resultados obtidos nas análises sensoriais, sendo que a amostra A em todos os atributos avaliados, se destacou em relação à amostra B o que demonstra a sua viabilidade de comercialização.
id UFC-7_152a3e49612c3a79789b41be2028e1d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38045
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadasOstras - Brasil, NordesteOstras - ConservaçãoOstras - BeneficiamentoOs alimentos na forma "in natura" são perecíveis e, de um modo geral, têm uma vida de prateleira muito curta. O processamento desses produtos promove um aumento do seu tempo de estocagem, facilitando assim a sua comercialização, manuseio e transporte. No caso dos pescados, a utilização dos métodos de conservação é muito importante porque estes são altamente perecíveis. O presente trabalho tem o objetivo de elaborar semiconservas de ostras defumadas, com utilização de fumaça líquida, avaliando-se o rendimento e as características sensoriais (aroma, sabor e textura) de ostras do mangue (Crassostrea rhízophorae). Os resultados de rendimento das ostras em relação ao seu peso inicial, foram de 8,02% depois do desconchamento e 7,21% após a defumação e secagem. A análise sensorial foi realizada com cinqüenta provadores, sendo apresentadas duas amostras (ao óleo de girassol e em vinagre aromatizado). As avaliações de aceitação foram realizadas utilizando-se escala hedônica de 9 pontos. Ambas as amostras evidenciaram boa aceitação de acordo com a metodologia aplicada e com os resultados obtidos nas análises sensoriais, sendo que a amostra A em todos os atributos avaliados, se destacou em relação à amostra B o que demonstra a sua viabilidade de comercialização.Montezuma, Artamizia Maria NogueiraOliveira, Alexsandra Santos de2018-12-13T18:43:11Z2018-12-13T18:43:11Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Alexsandra Santos de. Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas. 2007. 42 f. Mongrafia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38045porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-13T18:43:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38045Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:26.619620Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
title Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
spellingShingle Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
Oliveira, Alexsandra Santos de
Ostras - Brasil, Nordeste
Ostras - Conservação
Ostras - Beneficiamento
title_short Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
title_full Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
title_fullStr Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
title_full_unstemmed Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
title_sort Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas
author Oliveira, Alexsandra Santos de
author_facet Oliveira, Alexsandra Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montezuma, Artamizia Maria Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexsandra Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Ostras - Brasil, Nordeste
Ostras - Conservação
Ostras - Beneficiamento
topic Ostras - Brasil, Nordeste
Ostras - Conservação
Ostras - Beneficiamento
description Os alimentos na forma "in natura" são perecíveis e, de um modo geral, têm uma vida de prateleira muito curta. O processamento desses produtos promove um aumento do seu tempo de estocagem, facilitando assim a sua comercialização, manuseio e transporte. No caso dos pescados, a utilização dos métodos de conservação é muito importante porque estes são altamente perecíveis. O presente trabalho tem o objetivo de elaborar semiconservas de ostras defumadas, com utilização de fumaça líquida, avaliando-se o rendimento e as características sensoriais (aroma, sabor e textura) de ostras do mangue (Crassostrea rhízophorae). Os resultados de rendimento das ostras em relação ao seu peso inicial, foram de 8,02% depois do desconchamento e 7,21% após a defumação e secagem. A análise sensorial foi realizada com cinqüenta provadores, sendo apresentadas duas amostras (ao óleo de girassol e em vinagre aromatizado). As avaliações de aceitação foram realizadas utilizando-se escala hedônica de 9 pontos. Ambas as amostras evidenciaram boa aceitação de acordo com a metodologia aplicada e com os resultados obtidos nas análises sensoriais, sendo que a amostra A em todos os atributos avaliados, se destacou em relação à amostra B o que demonstra a sua viabilidade de comercialização.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2018-12-13T18:43:11Z
2018-12-13T18:43:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alexsandra Santos de. Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas. 2007. 42 f. Mongrafia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38045
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alexsandra Santos de. Elaboração de semiconservas de ostras (Crassostrea rhizophorae) defumadas. 2007. 42 f. Mongrafia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028804933713920