ENEM: efeitos na constituição dos corpos e no movimento das populações
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14450 |
Resumo: | This article analyzes the subjectivity effects produced with the introduction of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in the national scenery, mainly in people's cutting in condition of entering in the university through the exam. It has its theoretical foundation in the discipline power and biopower concepts built by the French historian Michel Foucault. Starting from these understandings, there is the possibility to notice as the device ENEM individually goes through the life of potential candidates to the exam as well as, wrapped up in public politics management, that mechanism creates situations where a population. |
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ENEM: efeitos na constituição dos corpos e no movimento das populaçõesENEMPolíticas públicasVida social e econômicaSubjetividadeThis article analyzes the subjectivity effects produced with the introduction of the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) in the national scenery, mainly in people's cutting in condition of entering in the university through the exam. It has its theoretical foundation in the discipline power and biopower concepts built by the French historian Michel Foucault. Starting from these understandings, there is the possibility to notice as the device ENEM individually goes through the life of potential candidates to the exam as well as, wrapped up in public politics management, that mechanism creates situations where a population.Esse artigo analisa os efeitos de subjetividade produzidos com a introdução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no cenário nacional, principalmente nas pessoas em condição de prestar o vestibular. Tem sua fundamentação teórica nos conceitos de poder disciplinar e biopoder construídos pelo historiador francês Michel Foucault. A partir desses entendimentos, há a possibilidade de perceber como o dispositivo ENEM atravessa individualmente a vida dos potenciais candidatos ao vestibular, como também, envolto no gerenciamento de políticas públicas, esse mecanismo cria situações onde uma população movimenta-se em busca de sobrevivência e lugares na vida social e econômica nacional.Revista Educação em Debate2015-12-11T11:26:39Z2015-12-11T11:26:39Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Kleber Jean Matos. ENEM: efeitos na constituição dos corpos e no movimento das populações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 111-116, 2000.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14450Lopes, Kleber Jean Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:37:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14450Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:14.274747Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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