Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joyce Carneiro de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3207
Resumo: OLIVEIRA, Joyce Carneiro de. Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930). 2007. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2007.
id UFC-7_15f5d511e944fb30feae102bf687d73d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/3207
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)Between war and reform: secondary school cearense (1918-1930)Colégio Estadual Liceu do Ceará - 1918-1930Educação e estado - Ceará - 1918-1930Ceará - Política e governo - 1918-1930Política da EducaçãoEnsino médioSecondary SchoolEducational PoliciesOLIVEIRA, Joyce Carneiro de. Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930). 2007. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2007.This research is a history study in the educational field which has as main objective the analysis of the high school history – named, at that time, as secondary school – during the ages 1918 to 1930. The choice of this period was due to its importance to the Brazilian History and, particularly, to the Education History. It is the moment that follows the First World War, the main point which was responsible for political and economical reorganization to many political centers of the planet, many social institutions, among them, the school. It was the period in which new paradigms and objectives linked to nationalism, hygienism, eugenics, New School and some tendencies of ideas such as socialism, anarchism, Catholicism, among others were introduced. The analysis had its start in the educational policies introduced by federal and state government based in the intention of assuring the offering and improvement of this education. This is a qualitative study in which the documental research was used as a main way of sources collecting and organization. The data analysis brings results related to the cultural transplantation practice of the secondary school, curriculum, teachers and important aspects from the environment of the only secondary school of this period in the local scenery: the Liceu of Ceará.O presente trabalho consiste em um estudo de história no campo educacional, tendo como objetivo central a análise da história do ensino médio – denominado na época de ensino secundário – no período de 1918 a 1930. A escolha desse tempo decorre da importância que o período significa para História do Brasil e, em particular, a História da Educação. É o momento que sucede a Primeira Guerra Mundial, marco que se configurou como reorganização política e econômica para diversos centros políticos do Planeta, diversas instituições sociais, inclusive a escola; Período no qual se deu a entrada de novos paradigmas e objetivos ligados às idéias do nacionalismo, higienismo, eugenia, Escola Nova e algumas correntes de idéias, como o socialismo, anarquismo, catolicismo, dentre outras. A análise tomou como ponto de partida as políticas educacionais implantadas, tanto pelo Governo federal, como estadual, baseadas na intenção de garantir a oferta e melhoria deste ensino. A pesquisa é de cunho qualitativo e utiliza-se a pesquisa documental como principal forma de coleta e organização das fontes. A análise dos dados traz resultados com relação à prática de transplantação cultural do ensino secundário, currículo, professores e aspectos relevantes do cotidiano escolar da única escola de ensino secundário de caráter geral, existente no período em cenário local: o Liceu do Ceará.http://www.teses.ufc.brRech, Hildemar LuizOliveira, Joyce Carneiro de2012-07-12T13:51:59Z2012-07-12T13:51:59Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, J. C.; Rech, H. L. (2007)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3207porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-24T18:45:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/3207Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:42.249915Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
Between war and reform: secondary school cearense (1918-1930)
title Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
spellingShingle Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
Oliveira, Joyce Carneiro de
Colégio Estadual Liceu do Ceará - 1918-1930
Educação e estado - Ceará - 1918-1930
Ceará - Política e governo - 1918-1930
Política da Educação
Ensino médio
Secondary School
Educational Policies
title_short Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
title_full Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
title_fullStr Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
title_full_unstemmed Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
title_sort Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930)
author Oliveira, Joyce Carneiro de
author_facet Oliveira, Joyce Carneiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rech, Hildemar Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joyce Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Estadual Liceu do Ceará - 1918-1930
Educação e estado - Ceará - 1918-1930
Ceará - Política e governo - 1918-1930
Política da Educação
Ensino médio
Secondary School
Educational Policies
topic Colégio Estadual Liceu do Ceará - 1918-1930
Educação e estado - Ceará - 1918-1930
Ceará - Política e governo - 1918-1930
Política da Educação
Ensino médio
Secondary School
Educational Policies
description OLIVEIRA, Joyce Carneiro de. Entre a guerra e as reformas: o ensino secundário cearense (1918-1930). 2007. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2012-07-12T13:51:59Z
2012-07-12T13:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, J. C.; Rech, H. L. (2007)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3207
identifier_str_mv Oliveira, J. C.; Rech, H. L. (2007)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029000639938560