Identidades (re)veladas: a construção dos personagens homoeróticos nas obras O Ateneu, de Raul Pompéia, e Bom Crioulo, de Adolfo Caminha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontineles, Witallo da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19257
Resumo: O presente trabalho tem como foco verificar a relação existente na figura dos personagens não heterossexuais em fins do século XIX utilizando a Teoria e Crítica Literária Feminista(SCHMIDT 1995; THOME 2004), Sociologia (FOUCAULT 2002) e a História Cultural (DOVER 2007) como forma de complemento para a pesquisa Dessa forma, para o presente tema foram escolhidas as obras O Ateneu (1888) de Raul Pompeia e Bom-Crioulo (1895) de Adolfo Caminha As obras em questão têm como tema tangencial ou principal a homossexualidade masculina Analisamos as representações de identidades homoafetivas no contexto do final do século XIX Partindo de conceitos literários sociológicos e históricos e confrontando o contexto sócio histórico e os discursos médico psicanalítico e religioso com a representação do homossexual nas obras em análise pretendemos entender quais motivos que levaram o homossexual a ser perseguido e patologizado durante a história do Ocidente e como os escritores de literatura realista e naturalista representaram esses sujeitos em suas obras A análise do espaço ganha destaque uma vez que em ambas narrativas os desejos homoafetivos se iniciam em espaços fechados exclusivos para homens A relação entre sociedade o eu e o outro são fatores fundamentais para construção da identidade não heterossexual.
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