Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Alisson Alves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nogueira, Charlys Barbosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053
Resumo: Introdução: a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) da Universidade Federal de Ceará (UFC) realizou uma atividade de extensão em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILP) situada no município de Fortaleza - CE, no dia 11 de junho de 2016. Relato de caso: o Teste de Mini Mental para avaliação da cognição foi aplicado juntamente de atividades lúdicas para apresentação e entretenimento dos residentes. O objetivo deste trabalho foi de determinar a prevalência de alteração cognitiva nos idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo transversal, em que foram utilizados os resultados do teste de mini mental aplicados a dez pacientes do sexo feminino com idade de 61 a 91 anos. O teste tem pontuação total de 0 a 30. Os resultados variaram de 10 a 30 pontos, sendo a maior pontuação (24) obtida por uma idosa que tinha concluído o Ensino Médio, e as menores pontuações obtidas por idosas analfabetas ou que tinham estudos até o antigo “Ginásio”. Três idosas não souberam informar a escolaridade. Observou-se no teste que as maiores idades tendiam a ter pontuações menores. Concluiu-se que o resultado do mini mental demonstrou ter sido influenciado tanto pelo nível de escolaridade, quanto pela idade dos pacientes. Assim, a escolaridade fica em foco alvo como um possível ponto de estimulo preservação da cognição ou apenas o simples fato de pacientes mais instruídos conseguirem atingir pontuações melhores pela questão intelectual do teste.
id UFC-7_167a5cbf5785e815a13416292b5377f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56053
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiênciaCognição em idososCognição - Fatores etáriosIdosos - Saúde e higieneIntrodução: a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) da Universidade Federal de Ceará (UFC) realizou uma atividade de extensão em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILP) situada no município de Fortaleza - CE, no dia 11 de junho de 2016. Relato de caso: o Teste de Mini Mental para avaliação da cognição foi aplicado juntamente de atividades lúdicas para apresentação e entretenimento dos residentes. O objetivo deste trabalho foi de determinar a prevalência de alteração cognitiva nos idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo transversal, em que foram utilizados os resultados do teste de mini mental aplicados a dez pacientes do sexo feminino com idade de 61 a 91 anos. O teste tem pontuação total de 0 a 30. Os resultados variaram de 10 a 30 pontos, sendo a maior pontuação (24) obtida por uma idosa que tinha concluído o Ensino Médio, e as menores pontuações obtidas por idosas analfabetas ou que tinham estudos até o antigo “Ginásio”. Três idosas não souberam informar a escolaridade. Observou-se no teste que as maiores idades tendiam a ter pontuações menores. Concluiu-se que o resultado do mini mental demonstrou ter sido influenciado tanto pelo nível de escolaridade, quanto pela idade dos pacientes. Assim, a escolaridade fica em foco alvo como um possível ponto de estimulo preservação da cognição ou apenas o simples fato de pacientes mais instruídos conseguirem atingir pontuações melhores pela questão intelectual do teste.Universidade Federal do Ceará2021-01-15T19:41:20Z2021-01-15T19:41:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfOLIVEIRA, Bruno Alisson Alves; NOGUEIRA, Charlys Barbosa. Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053Oliveira, Bruno Alisson AlvesNogueira, Charlys Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:40:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56053Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:40:23Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
title Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
spellingShingle Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
Oliveira, Bruno Alisson Alves
Cognição em idosos
Cognição - Fatores etários
Idosos - Saúde e higiene
title_short Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
title_full Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
title_fullStr Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
title_full_unstemmed Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
title_sort Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência
author Oliveira, Bruno Alisson Alves
author_facet Oliveira, Bruno Alisson Alves
Nogueira, Charlys Barbosa
author_role author
author2 Nogueira, Charlys Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Bruno Alisson Alves
Nogueira, Charlys Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição em idosos
Cognição - Fatores etários
Idosos - Saúde e higiene
topic Cognição em idosos
Cognição - Fatores etários
Idosos - Saúde e higiene
description Introdução: a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) da Universidade Federal de Ceará (UFC) realizou uma atividade de extensão em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILP) situada no município de Fortaleza - CE, no dia 11 de junho de 2016. Relato de caso: o Teste de Mini Mental para avaliação da cognição foi aplicado juntamente de atividades lúdicas para apresentação e entretenimento dos residentes. O objetivo deste trabalho foi de determinar a prevalência de alteração cognitiva nos idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo transversal, em que foram utilizados os resultados do teste de mini mental aplicados a dez pacientes do sexo feminino com idade de 61 a 91 anos. O teste tem pontuação total de 0 a 30. Os resultados variaram de 10 a 30 pontos, sendo a maior pontuação (24) obtida por uma idosa que tinha concluído o Ensino Médio, e as menores pontuações obtidas por idosas analfabetas ou que tinham estudos até o antigo “Ginásio”. Três idosas não souberam informar a escolaridade. Observou-se no teste que as maiores idades tendiam a ter pontuações menores. Concluiu-se que o resultado do mini mental demonstrou ter sido influenciado tanto pelo nível de escolaridade, quanto pela idade dos pacientes. Assim, a escolaridade fica em foco alvo como um possível ponto de estimulo preservação da cognição ou apenas o simples fato de pacientes mais instruídos conseguirem atingir pontuações melhores pela questão intelectual do teste.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-01-15T19:41:20Z
2021-01-15T19:41:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Bruno Alisson Alves; NOGUEIRA, Charlys Barbosa. Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053
identifier_str_mv OLIVEIRA, Bruno Alisson Alves; NOGUEIRA, Charlys Barbosa. Avaliação da cognição de idosos de uma instituição de longa permanência: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806476447121408