Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990 |
Resumo: | A implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...] |
id |
UFC-7_16abc1dc816cbac0ced5386b8ad10f4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37990 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de FortalezaEnsino MédioNovo ENEMPesquisaA implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-12T11:58:43Z2018-12-12T11:58:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990Campos, Casemiro de MedeirosLeitinho, Meirecele Calíopeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37990Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:12.831106Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
title |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
spellingShingle |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza Campos, Casemiro de Medeiros Ensino Médio Novo ENEM Pesquisa |
title_short |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
title_full |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
title_fullStr |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
title_sort |
Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza |
author |
Campos, Casemiro de Medeiros |
author_facet |
Campos, Casemiro de Medeiros Leitinho, Meirecele Calíope |
author_role |
author |
author2 |
Leitinho, Meirecele Calíope |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Casemiro de Medeiros Leitinho, Meirecele Calíope |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Novo ENEM Pesquisa |
topic |
Ensino Médio Novo ENEM Pesquisa |
description |
A implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2018-12-12T11:58:43Z 2018-12-12T11:58:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496. 85 7485 099 3 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496. 85 7485 099 3 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028753530421248 |