Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Casemiro de Medeiros
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Leitinho, Meirecele Calíope
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990
Resumo: A implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...]
id UFC-7_16abc1dc816cbac0ced5386b8ad10f4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37990
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de FortalezaEnsino MédioNovo ENEMPesquisaA implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...]V Congresso Internacional em Avaliação Educacional2018-12-12T11:58:43Z2018-12-12T11:58:43Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496.85 7485 099 3http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990Campos, Casemiro de MedeirosLeitinho, Meirecele Calíopeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37990Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:12.831106Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
title Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
spellingShingle Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
Campos, Casemiro de Medeiros
Ensino Médio
Novo ENEM
Pesquisa
title_short Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
title_full Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
title_fullStr Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
title_full_unstemmed Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
title_sort Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza
author Campos, Casemiro de Medeiros
author_facet Campos, Casemiro de Medeiros
Leitinho, Meirecele Calíope
author_role author
author2 Leitinho, Meirecele Calíope
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Casemiro de Medeiros
Leitinho, Meirecele Calíope
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Novo ENEM
Pesquisa
topic Ensino Médio
Novo ENEM
Pesquisa
description A implantação do Novo ENEM na avaliação do processo seletivo de ingresso dos concluintes no término da educação básica na UFC as escolas de ensino médio tiveram que promover a redefinição da sua organização pedagógica. O modelo de avaliação exigido pelo vestibular tradicional foi abolido. Nesta perspectiva, é que reside o interesse deste trabalho investigativo em verificar as mudanças que a escola tem produzido em vista a se adaptar a nova realidade provocada por estas mudanças. Ou seja, que mudanças a escola promoveu para acompanhar as alterações do processo seletivo, preparando os alunos para a entrada na universidade? Como a escola está seguindo diante das novas exigências do processo seletivo com o Novo ENEM? Houve alterações no currículo? Mudou a carga horária? Modificaram as disciplinas? Os conteúdos de estudo são os mesmos? As aulas sofreram mudanças? Enfim, quais são as mudanças? Frente às questões anteriormente levantadas, os objetivos desta pesquisa é identificar elementos que apontem a mudança e ou mesmo que indiquem o que fazer pedagógico (CAMPOS, 2007). [...]
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-12-12T11:58:43Z
2018-12-12T11:58:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496.
85 7485 099 3
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990
identifier_str_mv CAMPOS, Casemiro de Medeiros; LEITINHO, Meirecele Calíope. Os desafios do ensino médio: estudo de caso sobre as repercussões do novo ENEM numa escola privada de educação básica na cidade de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 1483-1496.
85 7485 099 3
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
publisher.none.fl_str_mv V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028753530421248