Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Naine Terena de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887
Resumo: JESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017.
id UFC-7_189cd27aede8b806962e5a871721427c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/32887
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacionalMemorias y narrativas de la infancia entre practicantes-pensantes del contexto educacionalMemories and narratives of children between practicers in the educational contextInfânciasAudiovisualProfessoresEducaçãoJESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017.Constructed based on narratives of educators from the city of Cáceres, MT, this article presents how the cinema was used as intercessor for the production of thoughts and the problematization of the different kind of infancies in the daily pertaining to school. The selected narratives disclose to the history of counted infancy for the educators during the project Cinema, infancies and difference: problematizing the education, daily of the school and the resume, carried out by the Ateliê of image and education of the PPGE-UNEMAT. For the problematization of the narratives, it was used, while theoretical referential, authors as Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) and Larrosa (2000), who make possible the cultural reading of the memories and worlds of each one of the educators.Construído a partir de narrativas de educadores do município de Cáceres (MT), este artigo apresenta de que modo o cinema foi utilizado como intercessor para a produção de pensamentos e a problematização das diferentes infâncias existentes no cotidiano escolar. As narrativas selecionadas revelam a história de infância contada pelos educadores durante o projeto Cinema, infâncias e diferença: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo, realizado pelo Ateliê de Imagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Para a problematização das narrativas, utilizaram-se, enquanto referenciais, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) e Larrosa (2000), que possibilitaram a leitura das memórias e dos mundos culturais de cada um dos educadores.Construido a partir de narrativas de educadores del municipio de Cáceres (MT), este artículo presenta de qué modo el cine fue utilizado como intercesor en la producción de pensamientos y la problematización de las diferentes infancias existentes en el cotidiano escolar. Las narrativas seleccionadas revelan la historia de la infancia contada por los educadores durante el proyecto Cine, infancia y diferencia: problematizando la educación, el cotidiano de la escuela y el currículo, realizado por el Ateliê de imagen y educación del PPGE-UNEMAT. Para la problematización de las narrativas, se han utilizado, como referenciales, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) y Larrosa (2000), que posibilitan la lectura de las memorias y los mundos culturales de cada uno de los educadores.Revista Educação em Debate2018-06-14T15:28:38Z2018-06-14T15:28:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887Jesus, Naine Terena deMaldonado, Maritza Maciel Castrilloninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:43:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:53.880703Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
Memorias y narrativas de la infancia entre practicantes-pensantes del contexto educacional
Memories and narratives of children between practicers in the educational context
title Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
spellingShingle Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
Jesus, Naine Terena de
Infâncias
Audiovisual
Professores
Educação
title_short Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
title_full Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
title_fullStr Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
title_full_unstemmed Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
title_sort Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
author Jesus, Naine Terena de
author_facet Jesus, Naine Terena de
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
author_role author
author2 Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Naine Terena de
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon
dc.subject.por.fl_str_mv Infâncias
Audiovisual
Professores
Educação
topic Infâncias
Audiovisual
Professores
Educação
description JESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-14T15:28:38Z
2018-06-14T15:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Jesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887
identifier_str_mv Jesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029045839855616