Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887 |
Resumo: | JESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017. |
id |
UFC-7_189cd27aede8b806962e5a871721427c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/32887 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacionalMemorias y narrativas de la infancia entre practicantes-pensantes del contexto educacionalMemories and narratives of children between practicers in the educational contextInfânciasAudiovisualProfessoresEducaçãoJESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017.Constructed based on narratives of educators from the city of Cáceres, MT, this article presents how the cinema was used as intercessor for the production of thoughts and the problematization of the different kind of infancies in the daily pertaining to school. The selected narratives disclose to the history of counted infancy for the educators during the project Cinema, infancies and difference: problematizing the education, daily of the school and the resume, carried out by the Ateliê of image and education of the PPGE-UNEMAT. For the problematization of the narratives, it was used, while theoretical referential, authors as Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) and Larrosa (2000), who make possible the cultural reading of the memories and worlds of each one of the educators.Construído a partir de narrativas de educadores do município de Cáceres (MT), este artigo apresenta de que modo o cinema foi utilizado como intercessor para a produção de pensamentos e a problematização das diferentes infâncias existentes no cotidiano escolar. As narrativas selecionadas revelam a história de infância contada pelos educadores durante o projeto Cinema, infâncias e diferença: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo, realizado pelo Ateliê de Imagem e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Para a problematização das narrativas, utilizaram-se, enquanto referenciais, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) e Larrosa (2000), que possibilitaram a leitura das memórias e dos mundos culturais de cada um dos educadores.Construido a partir de narrativas de educadores del municipio de Cáceres (MT), este artículo presenta de qué modo el cine fue utilizado como intercesor en la producción de pensamientos y la problematización de las diferentes infancias existentes en el cotidiano escolar. Las narrativas seleccionadas revelan la historia de la infancia contada por los educadores durante el proyecto Cine, infancia y diferencia: problematizando la educación, el cotidiano de la escuela y el currículo, realizado por el Ateliê de imagen y educación del PPGE-UNEMAT. Para la problematización de las narrativas, se han utilizado, como referenciales, autores como Deleuze (1990; 1992), Alves (2015), Sarmento (2003) y Larrosa (2000), que posibilitan la lectura de las memorias y los mundos culturales de cada uno de los educadores.Revista Educação em Debate2018-06-14T15:28:38Z2018-06-14T15:28:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887Jesus, Naine Terena deMaldonado, Maritza Maciel Castrilloninfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:43:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/32887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:53.880703Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional Memorias y narrativas de la infancia entre practicantes-pensantes del contexto educacional Memories and narratives of children between practicers in the educational context |
title |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
spellingShingle |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional Jesus, Naine Terena de Infâncias Audiovisual Professores Educação |
title_short |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
title_full |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
title_fullStr |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
title_full_unstemmed |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
title_sort |
Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional |
author |
Jesus, Naine Terena de |
author_facet |
Jesus, Naine Terena de Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
author_role |
author |
author2 |
Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Naine Terena de Maldonado, Maritza Maciel Castrillon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infâncias Audiovisual Professores Educação |
topic |
Infâncias Audiovisual Professores Educação |
description |
JESUS, Naine Terena de; MALDONADO, Maritza Maciel Castrillon. Memórias e narrativas de infâncias entre praticantespensantes do contexto educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 139-150, jul./dez. 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-06-14T15:28:38Z 2018-06-14T15:28:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Jesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017) 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887 |
identifier_str_mv |
Jesus, N. T.; Maldonado, M. M. C. (2017) 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029045839855616 |