Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franca, Roberta Cavalcante de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santana, Ana Carmen de Souza, Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha, Rocha, Mirley Nádila Pimentel, Borges Neto, Hermínio
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000011nfp
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866
Resumo: O presente trabalho versa sobre a apresentação de duas formações ministradas pelo projeto de extensão da UFC, Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, financiada pelo CNPQ, e que têm como tema WebRádio. As formações são pensadas e executadas por bolsistas de graduação e coordenadoras graduadas e pós-graduas dos campos da Comunicação e da Educação. O público do curso é formado por gestores dos CRID - pessoas da comunidade responsáveis pelo CRID - e seguem uma sequência chamada Fedathi (Borges Neto, 2013). As duas formações têm como padrão a construção de narrativas escolhidas para serem escritas, gravadas, editadas e postadas na WebRádio do Assentamento Che Guevara, em Ocara-Ce. A diferença está na construção destas narrativas. Uma delas, na primeira formação, está focada em histórias pessoais sobre a vida dos gestores. Eles puderam escolher uma história de vida para contar, escrever e gravar. A segunda formação está focada na construção de narrativas em grupo. Neste momento, os gestores escreveram juntos um só texto sobre quais os interesses e impactos do projeto na vida deles e da comunidade. Como referencial teórico, para tratar da opção por uma proposta educativa e comunicativa, nos voltamos para leituras em Educomunicação (SOARES, 2011); dialogamos com Kaplún (1998) em sua “pedagogía de la comunicacíon”; e, sobre o educador colocar-se como mediador de conhecimento, a proposta de metodologia mão-no-bolso (Borges Neto, 2001). Para auxiliar a análise bibliográfica, usamos os documentos de planejamento e relatoria das duas formações. Percebemos que houveram muitas dificuldades técnicas que atrapalharam a plena execução do que foi planejado, porém, observamos um interesse pela escrita, uma produção colaborativa do texto, um estímulo ao trabalho em grupo, um exercício de ouvir a própria voz, a valorização do sotaque local e do jeito simples de falar, além da aprendizagem técnica sobre Audacity e uma nova utilização da gravação de som via Whatsapp.
id UFC-7_18e94af6a84bf97d4c3436600f3d5107
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48866
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campoWebRádioNarrativasCridO presente trabalho versa sobre a apresentação de duas formações ministradas pelo projeto de extensão da UFC, Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, financiada pelo CNPQ, e que têm como tema WebRádio. As formações são pensadas e executadas por bolsistas de graduação e coordenadoras graduadas e pós-graduas dos campos da Comunicação e da Educação. O público do curso é formado por gestores dos CRID - pessoas da comunidade responsáveis pelo CRID - e seguem uma sequência chamada Fedathi (Borges Neto, 2013). As duas formações têm como padrão a construção de narrativas escolhidas para serem escritas, gravadas, editadas e postadas na WebRádio do Assentamento Che Guevara, em Ocara-Ce. A diferença está na construção destas narrativas. Uma delas, na primeira formação, está focada em histórias pessoais sobre a vida dos gestores. Eles puderam escolher uma história de vida para contar, escrever e gravar. A segunda formação está focada na construção de narrativas em grupo. Neste momento, os gestores escreveram juntos um só texto sobre quais os interesses e impactos do projeto na vida deles e da comunidade. Como referencial teórico, para tratar da opção por uma proposta educativa e comunicativa, nos voltamos para leituras em Educomunicação (SOARES, 2011); dialogamos com Kaplún (1998) em sua “pedagogía de la comunicacíon”; e, sobre o educador colocar-se como mediador de conhecimento, a proposta de metodologia mão-no-bolso (Borges Neto, 2001). Para auxiliar a análise bibliográfica, usamos os documentos de planejamento e relatoria das duas formações. Percebemos que houveram muitas dificuldades técnicas que atrapalharam a plena execução do que foi planejado, porém, observamos um interesse pela escrita, uma produção colaborativa do texto, um estímulo ao trabalho em grupo, um exercício de ouvir a própria voz, a valorização do sotaque local e do jeito simples de falar, além da aprendizagem técnica sobre Audacity e uma nova utilização da gravação de som via Whatsapp.Universidade Federal do Ceará2019-12-18T16:52:31Z2019-12-18T16:52:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFRANCA, Roberta Cavalcante de et al. Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866ark:/83112/0013000011nfpFranca, Roberta Cavalcante deSantana, Ana Carmen de SouzaNepomuceno, Lara Meneses SaldanhaRocha, Mirley Nádila PimentelBorges Neto, Hermínioinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:23:47Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48866Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:25.514390Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
title Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
spellingShingle Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
Franca, Roberta Cavalcante de
WebRádio
Narrativas
Crid
title_short Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
title_full Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
title_fullStr Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
title_full_unstemmed Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
title_sort Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo
author Franca, Roberta Cavalcante de
author_facet Franca, Roberta Cavalcante de
Santana, Ana Carmen de Souza
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Rocha, Mirley Nádila Pimentel
Borges Neto, Hermínio
author_role author
author2 Santana, Ana Carmen de Souza
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Rocha, Mirley Nádila Pimentel
Borges Neto, Hermínio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franca, Roberta Cavalcante de
Santana, Ana Carmen de Souza
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Rocha, Mirley Nádila Pimentel
Borges Neto, Hermínio
dc.subject.por.fl_str_mv WebRádio
Narrativas
Crid
topic WebRádio
Narrativas
Crid
description O presente trabalho versa sobre a apresentação de duas formações ministradas pelo projeto de extensão da UFC, Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, financiada pelo CNPQ, e que têm como tema WebRádio. As formações são pensadas e executadas por bolsistas de graduação e coordenadoras graduadas e pós-graduas dos campos da Comunicação e da Educação. O público do curso é formado por gestores dos CRID - pessoas da comunidade responsáveis pelo CRID - e seguem uma sequência chamada Fedathi (Borges Neto, 2013). As duas formações têm como padrão a construção de narrativas escolhidas para serem escritas, gravadas, editadas e postadas na WebRádio do Assentamento Che Guevara, em Ocara-Ce. A diferença está na construção destas narrativas. Uma delas, na primeira formação, está focada em histórias pessoais sobre a vida dos gestores. Eles puderam escolher uma história de vida para contar, escrever e gravar. A segunda formação está focada na construção de narrativas em grupo. Neste momento, os gestores escreveram juntos um só texto sobre quais os interesses e impactos do projeto na vida deles e da comunidade. Como referencial teórico, para tratar da opção por uma proposta educativa e comunicativa, nos voltamos para leituras em Educomunicação (SOARES, 2011); dialogamos com Kaplún (1998) em sua “pedagogía de la comunicacíon”; e, sobre o educador colocar-se como mediador de conhecimento, a proposta de metodologia mão-no-bolso (Borges Neto, 2001). Para auxiliar a análise bibliográfica, usamos os documentos de planejamento e relatoria das duas formações. Percebemos que houveram muitas dificuldades técnicas que atrapalharam a plena execução do que foi planejado, porém, observamos um interesse pela escrita, uma produção colaborativa do texto, um estímulo ao trabalho em grupo, um exercício de ouvir a própria voz, a valorização do sotaque local e do jeito simples de falar, além da aprendizagem técnica sobre Audacity e uma nova utilização da gravação de som via Whatsapp.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-12-18T16:52:31Z
2019-12-18T16:52:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCA, Roberta Cavalcante de et al. Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000011nfp
identifier_str_mv FRANCA, Roberta Cavalcante de et al. Histórias de vida de jovens assentados: a construção de narrativas para uma webrádio no campo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
ark:/83112/0013000011nfp
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373880328224768