Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Raimundo Hélio
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Maia, José Leudo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38842
Resumo: O sistema educacional brasileiro lança mão, ao longo do tempo, da criação de exames de passagem de um ciclo de estudo para outro, com a finalidade de enfrentar a demanda que cresce em proporção maior do que o número de vagas. Foi assim instituído o célebre “exame de admissão”, para ingresso no antigo ginasial, denominado atualmente Ensino Fundamental. Os vestibulares, antigos “exames vagos” em uso desde 1911, se insere nessa perspectiva, como um conjunto de testes que visam a regulamentar o acesso à formação superior, dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi na década de 1960, quando a pressão por vagas no ensino superior cresceu de forma assustadora, que o vestibular assumiu papel de relevância no cenário educacional brasileiro. Desde então, ficou no meio do caminho entre o ensino médio e o ensino superior e se constituiu, até tempos recentes, num dos poucos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades brasileiras. [ ...]
id UFC-7_19ccf17a09c9513fbb6045e7566b4ba0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38842
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECESistema educacional brasileiroExame de AdmissãoO sistema educacional brasileiro lança mão, ao longo do tempo, da criação de exames de passagem de um ciclo de estudo para outro, com a finalidade de enfrentar a demanda que cresce em proporção maior do que o número de vagas. Foi assim instituído o célebre “exame de admissão”, para ingresso no antigo ginasial, denominado atualmente Ensino Fundamental. Os vestibulares, antigos “exames vagos” em uso desde 1911, se insere nessa perspectiva, como um conjunto de testes que visam a regulamentar o acesso à formação superior, dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi na década de 1960, quando a pressão por vagas no ensino superior cresceu de forma assustadora, que o vestibular assumiu papel de relevância no cenário educacional brasileiro. Desde então, ficou no meio do caminho entre o ensino médio e o ensino superior e se constituiu, até tempos recentes, num dos poucos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades brasileiras. [ ...]2019-01-17T14:33:34Z2019-01-17T14:33:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLEITE, Raimundo Hélio; MAIA, José Leudo. Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38842Leite, Raimundo HélioMaia, José Leudoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:54.303057Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
title Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
spellingShingle Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
Leite, Raimundo Hélio
Sistema educacional brasileiro
Exame de Admissão
title_short Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
title_full Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
title_fullStr Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
title_full_unstemmed Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
title_sort Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
author Leite, Raimundo Hélio
author_facet Leite, Raimundo Hélio
Maia, José Leudo
author_role author
author2 Maia, José Leudo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Raimundo Hélio
Maia, José Leudo
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema educacional brasileiro
Exame de Admissão
topic Sistema educacional brasileiro
Exame de Admissão
description O sistema educacional brasileiro lança mão, ao longo do tempo, da criação de exames de passagem de um ciclo de estudo para outro, com a finalidade de enfrentar a demanda que cresce em proporção maior do que o número de vagas. Foi assim instituído o célebre “exame de admissão”, para ingresso no antigo ginasial, denominado atualmente Ensino Fundamental. Os vestibulares, antigos “exames vagos” em uso desde 1911, se insere nessa perspectiva, como um conjunto de testes que visam a regulamentar o acesso à formação superior, dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi na década de 1960, quando a pressão por vagas no ensino superior cresceu de forma assustadora, que o vestibular assumiu papel de relevância no cenário educacional brasileiro. Desde então, ficou no meio do caminho entre o ensino médio e o ensino superior e se constituiu, até tempos recentes, num dos poucos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades brasileiras. [ ...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T14:33:34Z
2019-01-17T14:33:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Raimundo Hélio; MAIA, José Leudo. Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38842
identifier_str_mv LEITE, Raimundo Hélio; MAIA, José Leudo. Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028904171995136