Memorial de Canto Verde: saber de vida e luta do povo do mar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Márcia Ribeiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28487
Resumo: LIMA, Márcia Ribeiro de. Memorial de Canto Verde: saber de vida e luta do povo do mar. 2017. 233f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
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spelling Memorial de Canto Verde: saber de vida e luta do povo do marGreen Corner Memorial: knowledge of life and struggle of the people of the seaSaberExperiênciaPovos do MarKnaweledgeExperiencePeople of the seaAssociação dos Moradores da Prainha do Canto Verde - HistóriaComunidade da Prainha do Canto Verde, Beberibe-CE – etnografiaComunidade da Prainha do Canto Verde, Beberibe-CE – etnologiaComunidade da Prainha do Canto Verde, Beberibe-CE – educaçãoAntropologia culturalAntropologia socialMovimentos Sociais e Educação - Prainha do Canto Verde (CE)Desenvolvimento Comunitário - Prainha do Canto Verde (CE)LIMA, Márcia Ribeiro de. Memorial de Canto Verde: saber de vida e luta do povo do mar. 2017. 233f. – Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.This dissertation seeks to present the production of knowledge in the context of the life of the people of the Canto Verde, from the perspective of the struggles for the territory. The emphasis is on the knowledge produced by the simpler populations, who are often oppressed and disregarded for not being part of a hegemonic cultural process (SANTOS, 2005). This work is referenced in the studies of Freire (1983; 1992; 1996; 2000; and 2007), in their Pedagogy: Pedagogy of Autonomy; Pedagogy of the Oppressed; Pedagogy of Tolerance; Pedagogy of Hope; Pedagogy of Indignation. The knowledge of "experience made" in the context of "limiting situations" with their "limiting acts", which are, respectively, reflections on what is experienced or experienced in situations that require transformation, Perform. In the ecology of Santos (2005, 2010), the importance of giving visibility to the production of knowledge of the spoiled populations and that their cultures are invisibilized because they are not hegemonic, is verified in the ecology of the Santos (2005, 2010). The research is also anchored in Dewey, (2010), for reading art and its manifestations as experience. It is also interwoven in the footsteps of Diegues (1994, 1995, and 2007), which builds the concept of seafaring peoples, developing attention to the particularities of the life of the fishing communities in their maritimity, place of relations with the physical and human environment of the coast. The present study, therefore, which has as locus the Prainha do Canto Verde, located in the city of Beberibe-Ce, was based on the qualitative approach and chose the ethnographic method as a path, considering that these two strands allowed the descriptiveness attentive to the analyzes , As well as a greater detail on the investigated object, in naturalistic contexts, which shows the pulsation of the struggles and their knowledge, able to compose an analytical field in the manner of a Canto Verde Memorial.O objetivo dessa pesquisa é analisar a produção de saber no contexto da vida do povo do mar de Canto Verde, a partir da perspectiva das lutas pelo território. Isso permitirá dar visibilidade aos conhecimentos produzidos pelas populações mais simples, que muitas vezes são oprimidas e desconsideradas por não fazerem parte de um processo cultural hegemônico (SANTOS, 2005). A pesquisa referencia-se nos estudos de Freire (1983; 1992; 1996; 2000; e 2007), em suas Pedagogias: Pedagogia da Autonomia; Pedagogia do Oprimido; Pedagogia da Tolerância; Pedagogia da Esperança; Pedagogia da Indignação. Considera-se, precipuamente, os saberes de “experiência feita” no contexto de “situações-limite” com seus “atos limites”, que são, respectivamente, reflexões sobre o vivido ou experienciado em situações que exigem transformação, junto aos atos que as realizam. Encontra-se na ecologia dos saberes de Santos (2005, 2010) a afirmação da importância de dar visibilidade à produção de saber das populações espoliadas e que viram suas culturas serem invisibilizadas por não serem hegemônicas. A pesquisa ancora-se também em Dewey, (2010), por ler a arte e suas manifestações como experiência. Se entrelaça também nos passos de Diegues (1994;1995; e 2007), que constrói o conceito de Povos do Mar, desenvolvendo a atenção às particularidades da vida das comunidades pesqueiras em sua maritimidade, lugar das relações com o ambiente físico e humano do litoral. O presente estudo, pois, que tem como locus a comunidade de Canto Verde, situada no município de Beberibe-CE, calça-se na abordagem qualitativa e elege o método etnográfico como caminho, considerando que essas duas vertentes nos possibilitarão a descritividade atenta à análises, bem como um detalhamento maior sobre o objeto investigado, em contextos naturalísticos, o que mostra a pulsação das lutas e seus saberes, capazes de compor um campo analítico ao modo de um Memorial de Canto Verde.Linhares, Ângela Maria BessaLima, Márcia Ribeiro de2017-12-14T13:07:28Z2017-12-14T13:07:28Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, M. R.; Linhares, A. M. B. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28487porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-14T13:07:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/28487Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:10.409984Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
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