Brinquedos educativos e suas aplicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974 |
Resumo: | Os brinquedos educativos foram criados com a finalidade, de estimular, de forma adequada, o desenvolvimento cognitivo da criança atendendo a sua necessidade de recreação. O ser humano é ativo, ele nasce com mecanismos reflexos que vão sendo coordenados permitindo a ação intencional da criança. A aprendizagem vai se processando a medida que o sujeito constrói esquemas, assimila-os, modifica-os e realiza novas descobertas. Inicialmente a criança descobre o próprio corpo, em seguida começa a discriminar os objetos que a circulam e a querer manipulá-los construindo esquemas de ação que vão sendo internalizados. Desta forma podemos admitir que a inteligência está ligada à ação. É de acordo com esta concepção piagetiana que a Lei 5.692/71 sugere que o ensino Pré-escolar e de 1º Grau deve ser, por atividades, um ensino concreto. O brinquedo educativo é, por conseguinte, fundamentalmente importante porque desperta a curiosidade da criança favorecendo constantes descobertas... |
id |
UFC-7_1bbd01dd5e7c63004c6f08e6f2da4678 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/11974 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brinquedos educativos e suas aplicaçõesBrinquedos educativosAprendizagemComportamento da criançaProcesso ensino-aprendizazemDesenvolvimento psicomotorOs brinquedos educativos foram criados com a finalidade, de estimular, de forma adequada, o desenvolvimento cognitivo da criança atendendo a sua necessidade de recreação. O ser humano é ativo, ele nasce com mecanismos reflexos que vão sendo coordenados permitindo a ação intencional da criança. A aprendizagem vai se processando a medida que o sujeito constrói esquemas, assimila-os, modifica-os e realiza novas descobertas. Inicialmente a criança descobre o próprio corpo, em seguida começa a discriminar os objetos que a circulam e a querer manipulá-los construindo esquemas de ação que vão sendo internalizados. Desta forma podemos admitir que a inteligência está ligada à ação. É de acordo com esta concepção piagetiana que a Lei 5.692/71 sugere que o ensino Pré-escolar e de 1º Grau deve ser, por atividades, um ensino concreto. O brinquedo educativo é, por conseguinte, fundamentalmente importante porque desperta a curiosidade da criança favorecendo constantes descobertas...Revista Educação e Debate2015-05-12T13:03:25Z2015-05-12T13:03:25Z1983info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Brinquedos educativos e suas aplicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 91-98, 1982/1983.0102-1117http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974Oliveira, Glaucenete Barros deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:13:06Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11974Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:43.346095Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
title |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
spellingShingle |
Brinquedos educativos e suas aplicações Oliveira, Glaucenete Barros de Brinquedos educativos Aprendizagem Comportamento da criança Processo ensino-aprendizazem Desenvolvimento psicomotor |
title_short |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
title_full |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
title_fullStr |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
title_full_unstemmed |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
title_sort |
Brinquedos educativos e suas aplicações |
author |
Oliveira, Glaucenete Barros de |
author_facet |
Oliveira, Glaucenete Barros de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Glaucenete Barros de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedos educativos Aprendizagem Comportamento da criança Processo ensino-aprendizazem Desenvolvimento psicomotor |
topic |
Brinquedos educativos Aprendizagem Comportamento da criança Processo ensino-aprendizazem Desenvolvimento psicomotor |
description |
Os brinquedos educativos foram criados com a finalidade, de estimular, de forma adequada, o desenvolvimento cognitivo da criança atendendo a sua necessidade de recreação. O ser humano é ativo, ele nasce com mecanismos reflexos que vão sendo coordenados permitindo a ação intencional da criança. A aprendizagem vai se processando a medida que o sujeito constrói esquemas, assimila-os, modifica-os e realiza novas descobertas. Inicialmente a criança descobre o próprio corpo, em seguida começa a discriminar os objetos que a circulam e a querer manipulá-los construindo esquemas de ação que vão sendo internalizados. Desta forma podemos admitir que a inteligência está ligada à ação. É de acordo com esta concepção piagetiana que a Lei 5.692/71 sugere que o ensino Pré-escolar e de 1º Grau deve ser, por atividades, um ensino concreto. O brinquedo educativo é, por conseguinte, fundamentalmente importante porque desperta a curiosidade da criança favorecendo constantes descobertas... |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983 2015-05-12T13:03:25Z 2015-05-12T13:03:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Brinquedos educativos e suas aplicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 91-98, 1982/1983. 0102-1117 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Glaucenete Barros de. Brinquedos educativos e suas aplicações. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 4/5, n. 2/1, p. 91-98, 1982/1983. 0102-1117 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028961986281472 |