O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilella, Fábio Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249
Resumo: VILELLA, Fábio Fernandes. O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 163-176, jan./ago. 2015.
id UFC-7_1c786c8d38158eca2ae5fc967be09793
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22249
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e práticaFormação de ProfessoresPedagogia histórico-críticaEducação de jovens, adultos e idososVILELLA, Fábio Fernandes. O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 163-176, jan./ago. 2015.Teacher education, in historicist marxist perspective, was addressed in several papers throughout our academic career (VILELLA, 2009; 2010-2012, and 2013-2015). In order to further the issue of teacher training, we will analyze in this text, the possibilities of overcoming the division of labor in school through the collective work, a key element for the organization of educational work and teaching. For this purpose, we discuss some elements of the training of fellows Unesp Program Youth and Adult Education (Peja), São José do Rio Preto (SP), in 2013 to 2014, which have in the didactic perspective to the historical-critical pedagogy developed by Gasparin (2013) and elaborated from Saviani (1999), in order to discuss the interrelationships between critical division of labor in school and collective intelligence, against the backdrop of the uses of new technologies in education. To elaborate the critique of the division of labor in school, emerges the theme of democratic management in school, especially in the Education of Young, Adults and Seniors (EJA).A formação de professores, na perspectiva do marxismo historicista, foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (2009; 2010-2012 e 2013-2015). No sentido de aprofundar a questão da formação de professores, analisaremos, neste texto, as possibilidades de superação da divisão do trabalho na escola através do trabalho coletivo, elemento fundamental para a organização do trabalho pedagógico e da didática. Para tal finalidade, abordaremos alguns elementos da formação dos bolsistas do Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja) de São José do Rio Preto (SP), em 2013-2014, que têm em perspectiva a didática para a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Gasparin (2013) e elaborada a partir de Saviani (1999), com vistas a discutir as inter-relações entre a crítica à divisão do trabalho na escola e à inteligência coletiva, tendo como cenário os usos das novas tecnologias aplicadas à educação. Ao elaboramos a crítica à divisão do trabalho na escola, emerge a temática da gestão democrática na escola, especialmente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).Revista Dialectus2017-03-20T11:37:27Z2017-03-20T11:37:27Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVilella, F. F. (2015)2317-2010http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249Vilella, Fábio Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:04:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22249Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:35:55.843707Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
title O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
spellingShingle O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
Vilella, Fábio Fernandes
Formação de Professores
Pedagogia histórico-crítica
Educação de jovens, adultos e idosos
title_short O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
title_full O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
title_fullStr O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
title_full_unstemmed O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
title_sort O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
author Vilella, Fábio Fernandes
author_facet Vilella, Fábio Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilella, Fábio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Pedagogia histórico-crítica
Educação de jovens, adultos e idosos
topic Formação de Professores
Pedagogia histórico-crítica
Educação de jovens, adultos e idosos
description VILELLA, Fábio Fernandes. O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 163-176, jan./ago. 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-03-20T11:37:27Z
2017-03-20T11:37:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Vilella, F. F. (2015)
2317-2010
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249
identifier_str_mv Vilella, F. F. (2015)
2317-2010
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
publisher.none.fl_str_mv Revista Dialectus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028870413090816