Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43350
Resumo: As zonas estuarinas são consideradas verdadeiros celeiros para diversas espécies de animais, além de possuírem grande influência no desenvolvimento sócio-econômico. É grande sua importância para as regiões que se encontram em suas adjacências, sendo um importante provedor de alimentos ricos em proteína, diluidor de efluentes domésticos e/ou industriais, áreas de lazer, turismo além de outros diversos usos. Portanto, faz-se imprescindível à adoção de medidas que viabilizem o uso sustentável desse ecossistema. Partindo dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo a caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú, um dos mais importantes estuários do estado do Ceará. Inicialmente foi elaborado um mapa de caracterização ambiental a partir de imagem de satélite, posteriormente em campo foi realizado o levantamento batimétrico, a análise do fluxo de marés e a coleta de dados hidroquímicos. Com o auxílio do software Surfer 8.0 foi calculado o volume do estuário e o prisma de maré, respectivamente 14.750.000 m3 e 7.768.000 m3. As profundidades médias encontradas são em torno de 4 metros e máxima de 15 metros, sendo bem marcada a formação da calha fluvial. Por intermédio do estudo maregráfico, observou-se um atraso médio de 17 minutos para cada 1,5 km navegados para o interior do estuário a partir da desembocadura do rio ao compararmos com a variação prevista para o porto de Luís Correa. Os dados hidroquímicos apresentaram os valores médios seguintes: temperatura de 29 °C, oxigênio dissolvido 5 mg/L , pH 8.8, condutividade 67.63 μs/L, transparência 0.57 m e sólidos totais solúveis 40.91 g/L. O mapeamento permitiu a identificação das principais feições do estuário. A caracterização possibilitou analisar a real situação de um dos maiores estuários do estado do Ceará.
id UFC-7_1ceec6739352c1dc5909814a3e032807
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43350
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CEEstuárioMeio ambienteCoreaúDesenvolvimento sustentávelAs zonas estuarinas são consideradas verdadeiros celeiros para diversas espécies de animais, além de possuírem grande influência no desenvolvimento sócio-econômico. É grande sua importância para as regiões que se encontram em suas adjacências, sendo um importante provedor de alimentos ricos em proteína, diluidor de efluentes domésticos e/ou industriais, áreas de lazer, turismo além de outros diversos usos. Portanto, faz-se imprescindível à adoção de medidas que viabilizem o uso sustentável desse ecossistema. Partindo dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo a caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú, um dos mais importantes estuários do estado do Ceará. Inicialmente foi elaborado um mapa de caracterização ambiental a partir de imagem de satélite, posteriormente em campo foi realizado o levantamento batimétrico, a análise do fluxo de marés e a coleta de dados hidroquímicos. Com o auxílio do software Surfer 8.0 foi calculado o volume do estuário e o prisma de maré, respectivamente 14.750.000 m3 e 7.768.000 m3. As profundidades médias encontradas são em torno de 4 metros e máxima de 15 metros, sendo bem marcada a formação da calha fluvial. Por intermédio do estudo maregráfico, observou-se um atraso médio de 17 minutos para cada 1,5 km navegados para o interior do estuário a partir da desembocadura do rio ao compararmos com a variação prevista para o porto de Luís Correa. Os dados hidroquímicos apresentaram os valores médios seguintes: temperatura de 29 °C, oxigênio dissolvido 5 mg/L , pH 8.8, condutividade 67.63 μs/L, transparência 0.57 m e sólidos totais solúveis 40.91 g/L. O mapeamento permitiu a identificação das principais feições do estuário. A caracterização possibilitou analisar a real situação de um dos maiores estuários do estado do Ceará.Maia, Luis ParenteFarias, Eduardo Guilherme Gentil de2019-07-03T23:17:14Z2019-07-03T23:17:14Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFARIAS, Eduardo Guilherme Gentil de. Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE. 2006. 56 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43350porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-23T14:57:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43350Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:22:06.134510Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
title Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
spellingShingle Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
Estuário
Meio ambiente
Coreaú
Desenvolvimento sustentável
title_short Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
title_full Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
title_fullStr Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
title_full_unstemmed Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
title_sort Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE
author Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
author_facet Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Luis Parente
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Eduardo Guilherme Gentil de
dc.subject.por.fl_str_mv Estuário
Meio ambiente
Coreaú
Desenvolvimento sustentável
topic Estuário
Meio ambiente
Coreaú
Desenvolvimento sustentável
description As zonas estuarinas são consideradas verdadeiros celeiros para diversas espécies de animais, além de possuírem grande influência no desenvolvimento sócio-econômico. É grande sua importância para as regiões que se encontram em suas adjacências, sendo um importante provedor de alimentos ricos em proteína, diluidor de efluentes domésticos e/ou industriais, áreas de lazer, turismo além de outros diversos usos. Portanto, faz-se imprescindível à adoção de medidas que viabilizem o uso sustentável desse ecossistema. Partindo dessa premissa, o presente trabalho teve como objetivo a caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú, um dos mais importantes estuários do estado do Ceará. Inicialmente foi elaborado um mapa de caracterização ambiental a partir de imagem de satélite, posteriormente em campo foi realizado o levantamento batimétrico, a análise do fluxo de marés e a coleta de dados hidroquímicos. Com o auxílio do software Surfer 8.0 foi calculado o volume do estuário e o prisma de maré, respectivamente 14.750.000 m3 e 7.768.000 m3. As profundidades médias encontradas são em torno de 4 metros e máxima de 15 metros, sendo bem marcada a formação da calha fluvial. Por intermédio do estudo maregráfico, observou-se um atraso médio de 17 minutos para cada 1,5 km navegados para o interior do estuário a partir da desembocadura do rio ao compararmos com a variação prevista para o porto de Luís Correa. Os dados hidroquímicos apresentaram os valores médios seguintes: temperatura de 29 °C, oxigênio dissolvido 5 mg/L , pH 8.8, condutividade 67.63 μs/L, transparência 0.57 m e sólidos totais solúveis 40.91 g/L. O mapeamento permitiu a identificação das principais feições do estuário. A caracterização possibilitou analisar a real situação de um dos maiores estuários do estado do Ceará.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2019-07-03T23:17:14Z
2019-07-03T23:17:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, Eduardo Guilherme Gentil de. Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE. 2006. 56 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43350
identifier_str_mv FARIAS, Eduardo Guilherme Gentil de. Caracterização ambiental do estuário do rio Coreaú. Camocim - CE. 2006. 56 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028774393937920