Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677 |
Resumo: | Trata-se de relato de experiência da criação de uma fanpage na rede social Facebook para a biblioteca-laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), resultado de uma atividade da disciplina de Serviços de Informação. O objetivo é possibilitar mais um canal de contato com os usuários (alunos de Biblioteconomia), visando promover visibilidade a biblioteca, além de apresentar os serviços ofertados, quais sejam: disponibilização de visitas guiadas para a familiarização dos alunos com o curso e com os principais teóricos da área, criação de oficinas referentes as temáticas técnicas do curso, a disponibilização do espaço para a realização de palestras, sendo que todas as atividades serão desenvolvidas por alunos do curso sob a supervisão de um professor. A justificativa para criação deste canal de comunicação com os usuários, se deu pensando-se na demanda informacional que o bibliotecário lida enquanto profissional mediador da informação, por isso se faz necessária que a correta disseminação dos serviços por ele prestados chegue a sociedade de forma rápida e precisa. Esta rede social foi escolhida pela popularidade entre os discentes do curso, os quais já utilizam grupos para interação com professores e disciplinas. Percebe-se a fanpage como uma ferramenta de estratégia para conhecer os anseios trazidos pelos usuários. O resultado desta experiência surge com a divulgação dos serviços e eventos da biblioteca, e espera-se que as informações coletadas sirvam para impulsionar o crescimento acadêmico dos alunos, e auxiliar os professores no tocante às orientações a serem repassadas ao corpo discente. Conclui-se que esta atividade desenvolvida durante a disciplina Serviços de Informação, promoveu uma oportunidade para as criadoras da fanpage, colocarem em prática a teoria absolvida durante a disciplina, bem como para exercitarem as competências profissionais ainda enquanto discentes, preparando-as para o mercado de trabalho. |
id |
UFC-7_1e723e7e52d7d9dcbda200918766ec59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42677 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informaçãoBiblioteca-serviçosBiblioteca-LaboratórioFanPage-BibliotecaTrata-se de relato de experiência da criação de uma fanpage na rede social Facebook para a biblioteca-laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), resultado de uma atividade da disciplina de Serviços de Informação. O objetivo é possibilitar mais um canal de contato com os usuários (alunos de Biblioteconomia), visando promover visibilidade a biblioteca, além de apresentar os serviços ofertados, quais sejam: disponibilização de visitas guiadas para a familiarização dos alunos com o curso e com os principais teóricos da área, criação de oficinas referentes as temáticas técnicas do curso, a disponibilização do espaço para a realização de palestras, sendo que todas as atividades serão desenvolvidas por alunos do curso sob a supervisão de um professor. A justificativa para criação deste canal de comunicação com os usuários, se deu pensando-se na demanda informacional que o bibliotecário lida enquanto profissional mediador da informação, por isso se faz necessária que a correta disseminação dos serviços por ele prestados chegue a sociedade de forma rápida e precisa. Esta rede social foi escolhida pela popularidade entre os discentes do curso, os quais já utilizam grupos para interação com professores e disciplinas. Percebe-se a fanpage como uma ferramenta de estratégia para conhecer os anseios trazidos pelos usuários. O resultado desta experiência surge com a divulgação dos serviços e eventos da biblioteca, e espera-se que as informações coletadas sirvam para impulsionar o crescimento acadêmico dos alunos, e auxiliar os professores no tocante às orientações a serem repassadas ao corpo discente. Conclui-se que esta atividade desenvolvida durante a disciplina Serviços de Informação, promoveu uma oportunidade para as criadoras da fanpage, colocarem em prática a teoria absolvida durante a disciplina, bem como para exercitarem as competências profissionais ainda enquanto discentes, preparando-as para o mercado de trabalho.Universidade Federal do Ceará2019-06-14T18:55:16Z2019-06-14T18:55:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMENDES, Luciana Marçal; SILVA, Thays Pereira da; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Fan page da biblioteca-laboratório do curso de biblioteconomia como canal de informação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677Mendes, Luciana MarçalSilva, Thays Pereira daFarias, Maria Giovanna Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:50:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42677Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:46:11.398386Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
title |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
spellingShingle |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação Mendes, Luciana Marçal Biblioteca-serviços Biblioteca-Laboratório FanPage-Biblioteca |
title_short |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
title_full |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
title_fullStr |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
title_full_unstemmed |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
title_sort |
Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
author |
Mendes, Luciana Marçal |
author_facet |
Mendes, Luciana Marçal Silva, Thays Pereira da Farias, Maria Giovanna Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Thays Pereira da Farias, Maria Giovanna Guedes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Luciana Marçal Silva, Thays Pereira da Farias, Maria Giovanna Guedes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca-serviços Biblioteca-Laboratório FanPage-Biblioteca |
topic |
Biblioteca-serviços Biblioteca-Laboratório FanPage-Biblioteca |
description |
Trata-se de relato de experiência da criação de uma fanpage na rede social Facebook para a biblioteca-laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), resultado de uma atividade da disciplina de Serviços de Informação. O objetivo é possibilitar mais um canal de contato com os usuários (alunos de Biblioteconomia), visando promover visibilidade a biblioteca, além de apresentar os serviços ofertados, quais sejam: disponibilização de visitas guiadas para a familiarização dos alunos com o curso e com os principais teóricos da área, criação de oficinas referentes as temáticas técnicas do curso, a disponibilização do espaço para a realização de palestras, sendo que todas as atividades serão desenvolvidas por alunos do curso sob a supervisão de um professor. A justificativa para criação deste canal de comunicação com os usuários, se deu pensando-se na demanda informacional que o bibliotecário lida enquanto profissional mediador da informação, por isso se faz necessária que a correta disseminação dos serviços por ele prestados chegue a sociedade de forma rápida e precisa. Esta rede social foi escolhida pela popularidade entre os discentes do curso, os quais já utilizam grupos para interação com professores e disciplinas. Percebe-se a fanpage como uma ferramenta de estratégia para conhecer os anseios trazidos pelos usuários. O resultado desta experiência surge com a divulgação dos serviços e eventos da biblioteca, e espera-se que as informações coletadas sirvam para impulsionar o crescimento acadêmico dos alunos, e auxiliar os professores no tocante às orientações a serem repassadas ao corpo discente. Conclui-se que esta atividade desenvolvida durante a disciplina Serviços de Informação, promoveu uma oportunidade para as criadoras da fanpage, colocarem em prática a teoria absolvida durante a disciplina, bem como para exercitarem as competências profissionais ainda enquanto discentes, preparando-as para o mercado de trabalho. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-14T18:55:16Z 2019-06-14T18:55:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENDES, Luciana Marçal; SILVA, Thays Pereira da; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Fan page da biblioteca-laboratório do curso de biblioteconomia como canal de informação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677 |
identifier_str_mv |
MENDES, Luciana Marçal; SILVA, Thays Pereira da; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Fan page da biblioteca-laboratório do curso de biblioteconomia como canal de informação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028939338088448 |