A importância das interações na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44319 |
Resumo: | Este trabalho discute as interações entre a professora da turma do Maternal, com as crianças e suas famílias, que ocorreram nos meses de agosto a novembro, do ano de 2009, vistas a partir da experiência de estágio em uma instituição de Educação Infantil, que atende desde a primeira etapa da Educação Básica ao 1º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, objetiva-se, aqui, analisar e refletir sobre as contribuições das interações nesse grupo social com foco na consolidação das relações interpessoais e nas suas repercussões no desenvolvimento e nas aprendizagens infantis. O referencial teórico está centrado na abordagem interacionista proposta por Vygotsky (1896-1934). Os dados que foram analisados foram coletados por meio de observações, registrados em um caderno de anotações. e subsidiadas por um Roteiro de Observação, registros fotográficos e pelos aspectos contidos nos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (2009), tais como o planejamento semanal, as interações, a promoção da saúde, espaços, materiais e mobiliários, formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais e cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social. A pesquisa acerca das interações começou durante o estágio, e teve continuidade após esse período. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual foi utilizado um Roteiro de Entrevista destinado à professora da turma do Maternal, do ano de 2009. A pesquisa de campo permitiu conhecer as percepções da professora acerca das crianças e de suas famílias; como se davam as relações entre a professora com as crianças e as famílias; quais os fatores que contribuíam e os que atrapalhavam tais relações; o papel das crianças e das famílias na escola, e como as crianças e as famílias desempenhavam esse papel. As informações obtidas, a partir da entrevista com a professora do Maternal, permitiram estabelecer a comparação entre o que foi observado durante o estágio, como também contrapor certas afirmações que não correspondiam àquilo que foi verificado nesse período. No cenário da sala do Maternal, a professora apresentava-se como mediadora das aprendizagens, além de assumir a postura de organizadora da rotina, que incluia os momentos destinados à resolução das atividades pedagógicas, o brincar, os momentos destinados à alimentação, ao repouso e à higiene das crianças, entre outros aspectos. Na visão da professora, as interações que ela estabeleceu com as crianças e com as suas famílias foram consideradas positivas, ao afirmar que sempre teve uma relação pautada no diálogo com as crianças e que a participação das famílias era constante, o que estimulava as interações na sala do Maternal. |
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