Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Pedro Victor Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29491
Resumo: The airfield’s runways are the most part of the material and financial components on an airport and the pavement friction are directly related to operational risks. International organizations, as the International Civil Aviation Organization, or nationals, as the Agência Nacional de Aviação Civil, use some elements that describes the friction level, like the Coefficient of Friction and the Macrotexture, for the operational control of the runways. Further, studies about the capacity of friction could help on decisions about maintenance and repair operations on airport’s runways. The International Airport Pinto Martins, localized at Fortaleza, Ceará, was the subject to the analysis about these parameters. Through a descriptive analysis and a linear regression model, it was analyzed the individual relation of the landing and takeoff, Macrotexture and the weather, within the rainfall and the average temperature, on the Coefficient of Friction and, moreover, the predictor variables relations within an overall context. The results have showed a relation between the landing and takeoff operations on the capacity of friction degradation and provide a model that can supports in taking operational decisions of maintenance and repair.
id UFC-7_2013da8a9e5d945418988bdad8482add
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29491
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto MartinsPreliminary study of the friction capacity behavior on runways at the Airport Pinto MartinsPavimentosAeroportosCoeficiente de AtritoMacrotexturaOperações AeroportuáriasPluviometriaThe airfield’s runways are the most part of the material and financial components on an airport and the pavement friction are directly related to operational risks. International organizations, as the International Civil Aviation Organization, or nationals, as the Agência Nacional de Aviação Civil, use some elements that describes the friction level, like the Coefficient of Friction and the Macrotexture, for the operational control of the runways. Further, studies about the capacity of friction could help on decisions about maintenance and repair operations on airport’s runways. The International Airport Pinto Martins, localized at Fortaleza, Ceará, was the subject to the analysis about these parameters. Through a descriptive analysis and a linear regression model, it was analyzed the individual relation of the landing and takeoff, Macrotexture and the weather, within the rainfall and the average temperature, on the Coefficient of Friction and, moreover, the predictor variables relations within an overall context. The results have showed a relation between the landing and takeoff operations on the capacity of friction degradation and provide a model that can supports in taking operational decisions of maintenance and repair.As pistas aeroportuárias de pouso e decolagens representam grande parte do componente material e financeiro da infraestrutura de um aeroporto e o nível de conservação da sua capacidade de aderência está diretamente relacionado a riscos operacionais. Organismos internacionais, como a Organização Internacional de Aviação Civil, ou nacionais, como a Agência Nacional de Aviação Civil, baseiam-se em alguns elementos que caracterizam o nível de aderência, tais quais o Coeficiente de Atrito e a Macrotextura, para controle operacional das pistas. Desta forma, estudos sobre o comportamento da capacidade de atrito podem auxiliar no apoio à tomada de decisão sobre operações de manutenção e reabilitação em pistas aeroportuárias. O Aeroporto Internacional Pinto Martins, localizado em Fortaleza, Ceará, serviu como estudo para a realização da análise sob estes parâmetros. Através de uma análise descritiva e de um modelo de regressão linear, analisou-se a influência individual das operações aeroportuárias de pouso e decolagem, da macrotextura e dos fatores climáticos, abrangendo a pluviometria total e a temperatura média, no Coeficiente de Atrito e, em seguida, a influência das variáveis dentro de um contexto global. Os resultados revelam uma maior relação das operações de pouso e decolagem na degradação da capacidade de atrito e fornecem um modelo que pode servir de apoio à tomada de decisões no gerenciamento de atividades de manutenção.Oliveira, Francisco Heber Lacerda deOliveira, Pedro Victor Silva de2018-02-08T11:19:39Z2018-02-08T11:19:39Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Pedro Victor Silva de. Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins. 2017. 57f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29491porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T17:14:17Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29491Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:20.745097Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
Preliminary study of the friction capacity behavior on runways at the Airport Pinto Martins
title Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
spellingShingle Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
Oliveira, Pedro Victor Silva de
Pavimentos
Aeroportos
Coeficiente de Atrito
Macrotextura
Operações Aeroportuárias
Pluviometria
title_short Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
title_full Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
title_fullStr Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
title_full_unstemmed Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
title_sort Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins
author Oliveira, Pedro Victor Silva de
author_facet Oliveira, Pedro Victor Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Pedro Victor Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Pavimentos
Aeroportos
Coeficiente de Atrito
Macrotextura
Operações Aeroportuárias
Pluviometria
topic Pavimentos
Aeroportos
Coeficiente de Atrito
Macrotextura
Operações Aeroportuárias
Pluviometria
description The airfield’s runways are the most part of the material and financial components on an airport and the pavement friction are directly related to operational risks. International organizations, as the International Civil Aviation Organization, or nationals, as the Agência Nacional de Aviação Civil, use some elements that describes the friction level, like the Coefficient of Friction and the Macrotexture, for the operational control of the runways. Further, studies about the capacity of friction could help on decisions about maintenance and repair operations on airport’s runways. The International Airport Pinto Martins, localized at Fortaleza, Ceará, was the subject to the analysis about these parameters. Through a descriptive analysis and a linear regression model, it was analyzed the individual relation of the landing and takeoff, Macrotexture and the weather, within the rainfall and the average temperature, on the Coefficient of Friction and, moreover, the predictor variables relations within an overall context. The results have showed a relation between the landing and takeoff operations on the capacity of friction degradation and provide a model that can supports in taking operational decisions of maintenance and repair.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-08T11:19:39Z
2018-02-08T11:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Pedro Victor Silva de. Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins. 2017. 57f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29491
identifier_str_mv OLIVEIRA, Pedro Victor Silva de. Estudo preliminar do comportamento da capacidade de atrito nas pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Pinto Martins. 2017. 57f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028920114544640