A paisagem na produção letrada romântica: artifício e natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15970 |
Resumo: | PINTO, Lúcia Ricotta Vilela. A paisagem na produção letrada romântica: artifício e natureza. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 34, n. 1, p. 49-64, jan./jun. 2015. |
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A paisagem na produção letrada romântica: artifício e naturezaCenasNaturezaRomantismoPINTO, Lúcia Ricotta Vilela. A paisagem na produção letrada romântica: artifício e natureza. Rev. de Letras, Fortaleza, v. 34, n. 1, p. 49-64, jan./jun. 2015.The purpose of this paper is to demonstrate how the topos “nature scenes” in prose fiction, of poetry and in the literary historiography discourse of the Brazilian´s romatic literate production, consists, on the one hand, in developments of landscape painting tradition, notably linked to the historical genre of the New World reports and, on the other hand, in modern appropriations and elaborations of the tropical landscape, stemmed from Alexander von Humboldt and Ferdinand Denis. Driven by this hypothesis, this article examines the expressive use from the “ scenes of origin “ and from the “poetics of history” when, in that production of Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias and José de Alencar, the tropical nature and the Indian figured the sense of the American authenticity. To do so, this paper demonstrates how the poetic reinvention of nature by the romantics articulated the historical problem of origin to the theatrical representation of landscape, bringing together artifice and nature to the art of national genius.O objetivo da presente consideração é demonstrar como o topos “cenas da natureza” em ficção de prosa e de poesia e no discurso da historiografia literária expressa na produção letrada romântica brasileira, constitui-se, por um lado, em desdobramentos da tradição da pintura de paisagem, notadamente ligada ao gênero histórico dos relatos do Novo Mundo e, por outro, em apropriações e elaborações modernas da paisagem tropical provindas dos viajantes naturalistas Alexander von Humboldt e Ferdinand Denis. Movido por tal hipótese, este artigo examina o rendimento expressivo das “cenas de origem” e de uma “poética da história” quando, na produção em questão de Gonçalves de Magalhães, de Gonçalves Dias e de José de Alencar, a natureza tropical e o índio figuraram o sentido da autenticidade americana. Para tanto, este artigo demonstra como a reinvenção poética da natureza pelos românticos termina por vincular o problema histórico da origem à representação teatral da paisagem, reunindo o artifício e a natureza para a arte do “gênio” nacional.Revista de Letras2016-04-01T17:08:03Z2016-04-01T17:08:03Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, L. R. V. (2015)0101-8051 (impresso)2358-4793 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15970PINTO, Lúcia Ricotta Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:25:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15970Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:19.317546Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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