A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010 |
Resumo: | MENEZES, Marilde Loiola de. A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 65-81, jul./dez. 2014. |
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A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de MaquiavelClaude LefortMaquiavelRepública RomanaMarxismoWeberianoMENEZES, Marilde Loiola de. A dialética do desejo e o conflito no republicanismo de Maquiavel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 65-81, jul./dez. 2014.Claude Lefort é considerado um dos mais célebres leitores de Maquiavel. Seus estudos sobre o autor convivem com a interpretação política hegemônica dos anos sessenta do século XX, que, de forma simplificada, situava-se em torno de duas grandes correntes: os marxistas e os weberianos. Para os marxistas, os conflitos sociais da modernidade poderiam ser explicados através da história das relações de produção. Para os weberianos, a modernidade não poderia ser analisada somente pela instância econômica visto que outros fatores culturais, religiosos não podem ser negligenciados da análise histórico-social. Nesse universo intelectual, Lefort extrai da obra do autor florentino a seguinte tese: longe de ser acidental ou contingencial para Maquiavel, os conflitos sociais, o confronto de interesses e de valores irreconciliáveis constituem-se os principais fundamentos da liberdade e da sociedade política. Em Maquiavel, essa oposição irreconciliável identificada pelo desejo dos Grandes de comandar e oprimir e o desejo do povo refratário à dominação expressa o núcleo não decomposto, isto é, irredutível, da sociedade política. Tendo como referência analítica a dialética do desejo, explorada por Lefort nos Discorsi, este artigo demonstra que o sonho iluminista de uma sociedade reconciliada, isenta de conflito, significaria, para Maquiavel, a eliminação da liberdade e do jogo das forças sociais da sociedade política.Revista de Ciências Sociais2016-06-28T01:14:42Z2016-06-28T01:14:42Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMenezes, M. L. (2014)2318-46200041-8862http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18010Menezes, Marilde Loiola deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T18:24:23Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/18010Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:17.512958Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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