Relato de experiência: atividades realizadas no Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisa sobre a criança em 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anna Beatriz Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cordeiro, Andréa Carla Filgueiras
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47872
Resumo: Este trabalho objetiva evidenciar as atividades realizadas na alocação realizada no ano de 2016, na BIA – Bolsa de Iniciação Acadêmica, na Universidade Federal do Ceará que foi ao NUCEPEC – Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança, do Departamento de Psicologia. Tal Núcleo visa, entre outros objetivos, o conhecimento, por parte das crianças e adolescentes, os seus direitos diante a sociedade. As atividades realizadas até o momento podem ser divididas em três principais: participação no Eixo de Políticas Públicas; participação na Articulação em apoio aos estudantes secundaristas; e participação no Projeto TECAS, do Núcleo. O Eixo de Políticas Públicas, ofertado pela Profa. Ângela Pinheiro, é um grupo de estudos que objetiva sensibilizar, discutir e promover práticas para os alunos sobre as questões que envolvem as políticas públicas no estado do Ceará e no Brasil. O grupo é de grande importância para a formação acadêmica, haja vista que a formação de um psicólogo deve estar articulada com as pautas públicas, desnaturalizando uma concepção de que a Psicologia está estritamente ligada à clínica. A Articulação em apoio aos estudantes secundaristas foi uma organização promovida dentro do núcleo, a fim de sustentar as ações dos secundaristas, que se manifestaram ocupando as respectivas escolas, contrários à precarização das escolas públicas do estado do Ceará. Nossas ações foram de mapeamento das escolas com mais demandas, campanhas de doação e reflexões acerca do próprio movimento social. O projeto TECAS é o acervo do núcleo que conta com hemeroteca, videoteca e biblioteca sendo os conteúdos relacionados à criança e ao adolescente. A ação, nessa atividade, é de fazer um plantão de empréstimos, visando atender a comunidade acadêmica e a comunidade em geral. Em conclusão, as atividades realizadas foram de suma importância tanto para a formação acadêmica em Psicologia quanto para o próprio ofício do psicólogo.
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