Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52529 |
Resumo: | Pesquisa em Ensino de Artes Visuais, que tem como objeto de estudo o memorial como produção textual de formação, aplicado na disciplina de Ensino de Artes Visuais no Brasil do Curso de Licenciatura de Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Objetiva-serefletir a cerca da importância do memorial e das suas contribuições significativas da autobiografia nos processos de ensino e aprendizagem do artistaprofessor em formação acadêmica e profissional. Foi utilizado o recorte metodológico de três experiências da discente no ensino formal e não formal, bem como nas políticas publicas em artes, na sua inserção na graduação e nos programas institucionais de iniciação de ensino. Os dados coletados apontam para possíveis potencialidades do memorial no processo formativo acadêmico, situando-nos nos contextos educacionais, e possibilitam reconhecimentos positivos nas trajetórias profissionais. |
id |
UFC-7_2124fb3ec1e3c72f5d96c8b2c2f3c762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52529 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docenteMemorialFormação docenteEnsino - ArtePesquisa em Ensino de Artes Visuais, que tem como objeto de estudo o memorial como produção textual de formação, aplicado na disciplina de Ensino de Artes Visuais no Brasil do Curso de Licenciatura de Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Objetiva-serefletir a cerca da importância do memorial e das suas contribuições significativas da autobiografia nos processos de ensino e aprendizagem do artistaprofessor em formação acadêmica e profissional. Foi utilizado o recorte metodológico de três experiências da discente no ensino formal e não formal, bem como nas políticas publicas em artes, na sua inserção na graduação e nos programas institucionais de iniciação de ensino. Os dados coletados apontam para possíveis potencialidades do memorial no processo formativo acadêmico, situando-nos nos contextos educacionais, e possibilitam reconhecimentos positivos nas trajetórias profissionais.UFC2020-06-23T12:51:50Z2020-06-23T12:51:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Amanda Oliveira dos; MACHADO, Gilberto Andrade. Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.75-85.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52529Santos, Amanda Oliveira dosMachado, Gilberto Andradeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-23T12:51:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52529Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:48.272331Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
title |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
spellingShingle |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente Santos, Amanda Oliveira dos Memorial Formação docente Ensino - Arte |
title_short |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
title_full |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
title_fullStr |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
title_full_unstemmed |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
title_sort |
Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente |
author |
Santos, Amanda Oliveira dos |
author_facet |
Santos, Amanda Oliveira dos Machado, Gilberto Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Gilberto Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Amanda Oliveira dos Machado, Gilberto Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memorial Formação docente Ensino - Arte |
topic |
Memorial Formação docente Ensino - Arte |
description |
Pesquisa em Ensino de Artes Visuais, que tem como objeto de estudo o memorial como produção textual de formação, aplicado na disciplina de Ensino de Artes Visuais no Brasil do Curso de Licenciatura de Artes Visuais - CLAV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Objetiva-serefletir a cerca da importância do memorial e das suas contribuições significativas da autobiografia nos processos de ensino e aprendizagem do artistaprofessor em formação acadêmica e profissional. Foi utilizado o recorte metodológico de três experiências da discente no ensino formal e não formal, bem como nas políticas publicas em artes, na sua inserção na graduação e nos programas institucionais de iniciação de ensino. Os dados coletados apontam para possíveis potencialidades do memorial no processo formativo acadêmico, situando-nos nos contextos educacionais, e possibilitam reconhecimentos positivos nas trajetórias profissionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-06-23T12:51:50Z 2020-06-23T12:51:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Amanda Oliveira dos; MACHADO, Gilberto Andrade. Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.75-85.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52529 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Amanda Oliveira dos; MACHADO, Gilberto Andrade. Reconhecendo caminhos: memorial como processo investigativo na formação docente. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.75-85.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. 2237-2229 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028929905098752 |