Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Danielly Norberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Suellen Caroline Silva, Dupont, Ivonne Montero, Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56982
Resumo: A deposição desujidades sobre a superfície do módulo fotovoltaico(FV), seja poeira, dejetos de pássaros, poluição ououtrocontaminante, causa impacto significativo no desempenho deste componente emplantas FV.Ascondições ambientais do local em que os módulos estão instaladosafetamdiretamentea quantidade, o tipo e o tamanho das partículas de sujidadeque são encontradas sobre a superfície FVe, consequentemente, ograu de influência da sujidade no desempenho dos módulos FV. Opresente artigotem como objetivo avaliar os efeitos da sujidade no desempenho de uma planta FV de 3,90 kWp instalada em Fortaleza-CE, a partir da métrica PR (Performance Ratio), durante um intervalo de 13 meses. O PR é calculado a partir da relação entre o desempenho real e o teóricoda planta FV, considerandoparâmetrosambientais (irradiação solar e temperatura ambiente) edadosde produção FV (potência e eletricidade gerada)em seu cálculo.A avaliação do desempenho FV é realizada comparando os valores de PR com dados de precipitação, afim de avaliar o impacto dassazonalidadesdo acúmulo de sujeiradevido à ausência de chuva nos valores de PR.É visto que,no período chuvoso, mesmo a irradiação solar atingindo níveis mais baixos do que no período de estiagem, o desempenho da planta FV é melhor, pois PR atinge valores diáriospróximos de 1, indicando que a planta opera de forma eficiente.No período de estiagem, após 22 dias sem chuva, PR atingiu valores próximos de 0,75. O valor médio de PR no período chuvoso é de 0,92, enquanto que nosperíodosde estiagemé de 0,84e 0,87.
id UFC-7_215a236f29c5a3f5eb40186e52af5313
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56982
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicosSujicidadeMódulos fotovoltaicosEnergia solarMódulos fotovoltaicos - EficiênciaPadrões de desempenhoA deposição desujidades sobre a superfície do módulo fotovoltaico(FV), seja poeira, dejetos de pássaros, poluição ououtrocontaminante, causa impacto significativo no desempenho deste componente emplantas FV.Ascondições ambientais do local em que os módulos estão instaladosafetamdiretamentea quantidade, o tipo e o tamanho das partículas de sujidadeque são encontradas sobre a superfície FVe, consequentemente, ograu de influência da sujidade no desempenho dos módulos FV. Opresente artigotem como objetivo avaliar os efeitos da sujidade no desempenho de uma planta FV de 3,90 kWp instalada em Fortaleza-CE, a partir da métrica PR (Performance Ratio), durante um intervalo de 13 meses. O PR é calculado a partir da relação entre o desempenho real e o teóricoda planta FV, considerandoparâmetrosambientais (irradiação solar e temperatura ambiente) edadosde produção FV (potência e eletricidade gerada)em seu cálculo.A avaliação do desempenho FV é realizada comparando os valores de PR com dados de precipitação, afim de avaliar o impacto dassazonalidadesdo acúmulo de sujeiradevido à ausência de chuva nos valores de PR.É visto que,no período chuvoso, mesmo a irradiação solar atingindo níveis mais baixos do que no período de estiagem, o desempenho da planta FV é melhor, pois PR atinge valores diáriospróximos de 1, indicando que a planta opera de forma eficiente.No período de estiagem, após 22 dias sem chuva, PR atingiu valores próximos de 0,75. O valor médio de PR no período chuvoso é de 0,92, enquanto que nosperíodosde estiagemé de 0,84e 0,87.2021-03-05T11:18:38Z2021-03-05T11:18:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAÚJO, Danielly Norberto; COSTA, Suellen Caroline Silva; DUPONT, Ivonne Montero; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Aspectos técnicos de sistemas fotovoltaicos instalados”978-65-993338-0-4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56982Araújo, Danielly NorbertoCosta, Suellen Caroline SilvaDupont, Ivonne MonteroCarvalho, Paulo Cesar Marques deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T13:43:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56982Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:14.976209Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
title Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
spellingShingle Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
Araújo, Danielly Norberto
Sujicidade
Módulos fotovoltaicos
Energia solar
Módulos fotovoltaicos - Eficiência
Padrões de desempenho
title_short Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
title_full Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
title_fullStr Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
title_full_unstemmed Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
title_sort Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos
author Araújo, Danielly Norberto
author_facet Araújo, Danielly Norberto
Costa, Suellen Caroline Silva
Dupont, Ivonne Montero
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
author_role author
author2 Costa, Suellen Caroline Silva
Dupont, Ivonne Montero
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Danielly Norberto
Costa, Suellen Caroline Silva
Dupont, Ivonne Montero
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Sujicidade
Módulos fotovoltaicos
Energia solar
Módulos fotovoltaicos - Eficiência
Padrões de desempenho
topic Sujicidade
Módulos fotovoltaicos
Energia solar
Módulos fotovoltaicos - Eficiência
Padrões de desempenho
description A deposição desujidades sobre a superfície do módulo fotovoltaico(FV), seja poeira, dejetos de pássaros, poluição ououtrocontaminante, causa impacto significativo no desempenho deste componente emplantas FV.Ascondições ambientais do local em que os módulos estão instaladosafetamdiretamentea quantidade, o tipo e o tamanho das partículas de sujidadeque são encontradas sobre a superfície FVe, consequentemente, ograu de influência da sujidade no desempenho dos módulos FV. Opresente artigotem como objetivo avaliar os efeitos da sujidade no desempenho de uma planta FV de 3,90 kWp instalada em Fortaleza-CE, a partir da métrica PR (Performance Ratio), durante um intervalo de 13 meses. O PR é calculado a partir da relação entre o desempenho real e o teóricoda planta FV, considerandoparâmetrosambientais (irradiação solar e temperatura ambiente) edadosde produção FV (potência e eletricidade gerada)em seu cálculo.A avaliação do desempenho FV é realizada comparando os valores de PR com dados de precipitação, afim de avaliar o impacto dassazonalidadesdo acúmulo de sujeiradevido à ausência de chuva nos valores de PR.É visto que,no período chuvoso, mesmo a irradiação solar atingindo níveis mais baixos do que no período de estiagem, o desempenho da planta FV é melhor, pois PR atinge valores diáriospróximos de 1, indicando que a planta opera de forma eficiente.No período de estiagem, após 22 dias sem chuva, PR atingiu valores próximos de 0,75. O valor médio de PR no período chuvoso é de 0,92, enquanto que nosperíodosde estiagemé de 0,84e 0,87.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-05T11:18:38Z
2021-03-05T11:18:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Danielly Norberto; COSTA, Suellen Caroline Silva; DUPONT, Ivonne Montero; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Aspectos técnicos de sistemas fotovoltaicos instalados”
978-65-993338-0-4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56982
identifier_str_mv ARAÚJO, Danielly Norberto; COSTA, Suellen Caroline Silva; DUPONT, Ivonne Montero; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de. Impactos da sujidade e efeitos da limpeza no desempenho de módulos fotovoltaicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Conversão Fotovoltaica - Aspectos técnicos de sistemas fotovoltaicos instalados”
978-65-993338-0-4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028851957104640