A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Böck, Geisa Letícia Kempfer
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maia, Shirley Rodrigues, Ikonomidis, Vula Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209
Resumo: Com este artigo propomos um breve diálogo sobre os aspectos da comunicação e o seu desenvolvimento, numa ação intencional de instigar profissionais da educação a pensar como proporcionar a participação efetiva dos estudantes com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no seu percurso acadêmico. Dessa maneira será abordada e contextualizada a organização desses aspectos com vistas às possibilidades de efetivação de estratégias significativas com respeito aos estilos de aprendizagens desses estudantes. Os desafios para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no atendimento das pessoas com surdocegueira e com as pessoas com deficiência múltipla sensorial geralmente retratam sobre como desenvolver a comunicação, participação desses alunos em sala de aula e como desenvolver conceitos e sair de uma comunicação não simbólica para uma comunicação simbólica. Com isso, apresentaremos aspectos importantes para o trabalho com algumas sugestões de como realizá-lo. [...]
id UFC-7_217ebc3612fbaacd0593dcdcac7ec614
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/43209
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorialSurdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE)Surdocegueira - deficiência múltipla sensorialSurdocegueira - alunos em sala de aulaCom este artigo propomos um breve diálogo sobre os aspectos da comunicação e o seu desenvolvimento, numa ação intencional de instigar profissionais da educação a pensar como proporcionar a participação efetiva dos estudantes com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no seu percurso acadêmico. Dessa maneira será abordada e contextualizada a organização desses aspectos com vistas às possibilidades de efetivação de estratégias significativas com respeito aos estilos de aprendizagens desses estudantes. Os desafios para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no atendimento das pessoas com surdocegueira e com as pessoas com deficiência múltipla sensorial geralmente retratam sobre como desenvolver a comunicação, participação desses alunos em sala de aula e como desenvolver conceitos e sair de uma comunicação não simbólica para uma comunicação simbólica. Com isso, apresentaremos aspectos importantes para o trabalho com algumas sugestões de como realizá-lo. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T12:43:16Z2019-06-28T12:43:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues; IKONOMIDIS,Vula Maria. A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 139-153.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209Böck, Geisa Letícia KempferMaia, Shirley RodriguesIkonomidis, Vula Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T12:43:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43209Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:32.630702Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
title A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
spellingShingle A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
Böck, Geisa Letícia Kempfer
Surdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Surdocegueira - deficiência múltipla sensorial
Surdocegueira - alunos em sala de aula
title_short A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
title_full A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
title_fullStr A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
title_full_unstemmed A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
title_sort A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
author Böck, Geisa Letícia Kempfer
author_facet Böck, Geisa Letícia Kempfer
Maia, Shirley Rodrigues
Ikonomidis, Vula Maria
author_role author
author2 Maia, Shirley Rodrigues
Ikonomidis, Vula Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Böck, Geisa Letícia Kempfer
Maia, Shirley Rodrigues
Ikonomidis, Vula Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Surdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Surdocegueira - deficiência múltipla sensorial
Surdocegueira - alunos em sala de aula
topic Surdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Surdocegueira - deficiência múltipla sensorial
Surdocegueira - alunos em sala de aula
description Com este artigo propomos um breve diálogo sobre os aspectos da comunicação e o seu desenvolvimento, numa ação intencional de instigar profissionais da educação a pensar como proporcionar a participação efetiva dos estudantes com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no seu percurso acadêmico. Dessa maneira será abordada e contextualizada a organização desses aspectos com vistas às possibilidades de efetivação de estratégias significativas com respeito aos estilos de aprendizagens desses estudantes. Os desafios para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no atendimento das pessoas com surdocegueira e com as pessoas com deficiência múltipla sensorial geralmente retratam sobre como desenvolver a comunicação, participação desses alunos em sala de aula e como desenvolver conceitos e sair de uma comunicação não simbólica para uma comunicação simbólica. Com isso, apresentaremos aspectos importantes para o trabalho com algumas sugestões de como realizá-lo. [...]
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-28T12:43:16Z
2019-06-28T12:43:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues; IKONOMIDIS,Vula Maria. A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 139-153.
978 85 67589 49 7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209
identifier_str_mv BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues; IKONOMIDIS,Vula Maria. A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 139-153.
978 85 67589 49 7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
publisher.none.fl_str_mv UFCE; MC&C
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028980383547392