A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209 |
Resumo: | Com este artigo propomos um breve diálogo sobre os aspectos da comunicação e o seu desenvolvimento, numa ação intencional de instigar profissionais da educação a pensar como proporcionar a participação efetiva dos estudantes com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no seu percurso acadêmico. Dessa maneira será abordada e contextualizada a organização desses aspectos com vistas às possibilidades de efetivação de estratégias significativas com respeito aos estilos de aprendizagens desses estudantes. Os desafios para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no atendimento das pessoas com surdocegueira e com as pessoas com deficiência múltipla sensorial geralmente retratam sobre como desenvolver a comunicação, participação desses alunos em sala de aula e como desenvolver conceitos e sair de uma comunicação não simbólica para uma comunicação simbólica. Com isso, apresentaremos aspectos importantes para o trabalho com algumas sugestões de como realizá-lo. [...] |
id |
UFC-7_217ebc3612fbaacd0593dcdcac7ec614 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43209 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorialSurdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE)Surdocegueira - deficiência múltipla sensorialSurdocegueira - alunos em sala de aulaCom este artigo propomos um breve diálogo sobre os aspectos da comunicação e o seu desenvolvimento, numa ação intencional de instigar profissionais da educação a pensar como proporcionar a participação efetiva dos estudantes com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no seu percurso acadêmico. Dessa maneira será abordada e contextualizada a organização desses aspectos com vistas às possibilidades de efetivação de estratégias significativas com respeito aos estilos de aprendizagens desses estudantes. Os desafios para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no atendimento das pessoas com surdocegueira e com as pessoas com deficiência múltipla sensorial geralmente retratam sobre como desenvolver a comunicação, participação desses alunos em sala de aula e como desenvolver conceitos e sair de uma comunicação não simbólica para uma comunicação simbólica. Com isso, apresentaremos aspectos importantes para o trabalho com algumas sugestões de como realizá-lo. [...]UFCE; MC&C2019-06-28T12:43:16Z2019-06-28T12:43:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues; IKONOMIDIS,Vula Maria. A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 139-153.978 85 67589 49 7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209Böck, Geisa Letícia KempferMaia, Shirley RodriguesIkonomidis, Vula Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-28T12:43:16Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43209Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:32.630702Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
title |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
spellingShingle |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial Böck, Geisa Letícia Kempfer Surdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE) Surdocegueira - deficiência múltipla sensorial Surdocegueira - alunos em sala de aula |
title_short |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
title_full |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
title_fullStr |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
title_full_unstemmed |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
title_sort |
A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial |
author |
Böck, Geisa Letícia Kempfer |
author_facet |
Böck, Geisa Letícia Kempfer Maia, Shirley Rodrigues Ikonomidis, Vula Maria |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Shirley Rodrigues Ikonomidis, Vula Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Böck, Geisa Letícia Kempfer Maia, Shirley Rodrigues Ikonomidis, Vula Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Surdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE) Surdocegueira - deficiência múltipla sensorial Surdocegueira - alunos em sala de aula |
topic |
Surdocegueira - Atendimento Educacional Especializado (AEE) Surdocegueira - deficiência múltipla sensorial Surdocegueira - alunos em sala de aula |
description |
Com este artigo propomos um breve diálogo sobre os aspectos da comunicação e o seu desenvolvimento, numa ação intencional de instigar profissionais da educação a pensar como proporcionar a participação efetiva dos estudantes com surdocegueira e com deficiência múltipla sensorial no seu percurso acadêmico. Dessa maneira será abordada e contextualizada a organização desses aspectos com vistas às possibilidades de efetivação de estratégias significativas com respeito aos estilos de aprendizagens desses estudantes. Os desafios para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no atendimento das pessoas com surdocegueira e com as pessoas com deficiência múltipla sensorial geralmente retratam sobre como desenvolver a comunicação, participação desses alunos em sala de aula e como desenvolver conceitos e sair de uma comunicação não simbólica para uma comunicação simbólica. Com isso, apresentaremos aspectos importantes para o trabalho com algumas sugestões de como realizá-lo. [...] |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-28T12:43:16Z 2019-06-28T12:43:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues; IKONOMIDIS,Vula Maria. A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 139-153. 978 85 67589 49 7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209 |
identifier_str_mv |
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; MAIA, Shirley Rodrigues; IKONOMIDIS,Vula Maria. A organização do atendimento educacional especializado para pessoa com surdocegueira e para pessoa com deficiência múltipla sensorial. In: GOMES, Robéria Vieira Barreto; FIGUEIREDO, Rita Vieira de; SILVEIRA, Selene Maria Penaforte, FACCIOLI, Ana Maria. (orgs.). Políticas de inclusão escolar e estratégias pedagógicas no atendimento educacional especializado. Fortaleza: UFCE; Brasília: MC&C, 2016. p. 139-153. 978 85 67589 49 7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE; MC&C |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028980383547392 |