Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949 |
Resumo: | O presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais. |
id |
UFC-7_219248734440419648637eadffe98323 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41949 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticasAlfabetizaçãoAprendizagemProcesso de ensino aprendizagemO presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais.Agrello, Marisa PascarelliAlves, Aparecida Bernardo2019-05-23T14:53:18Z2019-05-23T14:53:18Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T14:53:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41949Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:53.214612Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
title |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas Alves, Aparecida Bernardo Alfabetização Aprendizagem Processo de ensino aprendizagem |
title_short |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
title_full |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
title_sort |
Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas |
author |
Alves, Aparecida Bernardo |
author_facet |
Alves, Aparecida Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agrello, Marisa Pascarelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Aparecida Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Aprendizagem Processo de ensino aprendizagem |
topic |
Alfabetização Aprendizagem Processo de ensino aprendizagem |
description |
O presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2019-05-23T14:53:18Z 2019-05-23T14:53:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949 |
identifier_str_mv |
ALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029039812640768 |