Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Aparecida Bernardo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949
Resumo: O presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais.
id UFC-7_219248734440419648637eadffe98323
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41949
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticasAlfabetizaçãoAprendizagemProcesso de ensino aprendizagemO presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais.Agrello, Marisa PascarelliAlves, Aparecida Bernardo2019-05-23T14:53:18Z2019-05-23T14:53:18Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T14:53:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41949Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:01:53.214612Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
title Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
spellingShingle Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
Alves, Aparecida Bernardo
Alfabetização
Aprendizagem
Processo de ensino aprendizagem
title_short Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
title_full Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
title_fullStr Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
title_sort Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas
author Alves, Aparecida Bernardo
author_facet Alves, Aparecida Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agrello, Marisa Pascarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Aparecida Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aprendizagem
Processo de ensino aprendizagem
topic Alfabetização
Aprendizagem
Processo de ensino aprendizagem
description O presente trabalho tem como título: Alfabetização e Letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. A justificativa consiste na necessidade de conhecer o processo de alfabetização, despertando para a importância do ato de letrar e destacando as problemáticas existentes. Assim, tem-se como objetivo principal investigar o conjunto de habilidades e competências que devem permear tal processo, para garantir que a didática aplicada na prática do alfabetizador possa torná-lo um mediador eficaz e consciente de seu papel formativo e construtor de mentes capazes de interpretar e interagir com seu meio social. Como objetivos específicos, pode-se destacar os seguintes: compreender as relações existentes entre os termos Alfabetização e Letramento; analisar o processo histórico no qual ambos estão inseridos e os instrumentos de caráter didático e metodológico presentes no processo de Alfabetização. Para que tais objetivos fossem alcançados, o trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e teve como aporte metodológico a aplicação da entrevista informal ou espontânea, quando então se pôde, a partir de tais instrumentos, saber-se que o Letramento não deve ser dissociado do processo de Alfabetização, pois além das habilidades de ler e escrever, é indispensável propiciar a capacidade de interpretar e refletir acerca do que se lê e escreve. Além disso, a Inteligência Emocional, bem como as múltiplas inteligências, devem ser princípios norteadores da prática e objetivo dos alfabetizadores, até porque, para aprender e ser autônomo, questões como por exemplo a auto-estima, defendidas pela Inteligência Emocional, se tornam essenciais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2019-05-23T14:53:18Z
2019-05-23T14:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949
identifier_str_mv ALVES, Aparecida Bernardo. Alfabetização e letramento: conceitos, contexto histórico e reflexões didáticas. 2007. 57f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029039812640768