Análise comparativa entre a determinação do PCN e PCR na avaliação estrutural de pavimentos aeroportuários.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56741 |
Resumo: | Este relatório apresenta uma análise comparativa entre o método vigente de avaliação estrutural de pavimentos aeroportuários, ACN/PCN (Aircraft Classification Number/Pavement Classification Number), e o que será implantado, ACR/PCR (Aircraft Classification Rating/Pavement Classification Rating). Este adotará um procedimento mecanístico-empírico baseado na Multi-Layer Linear Elastic Analysis, e não utilizará o parâmetro CBR, como ocorre no método vigente. Isso pode otimizar a utilização do pavimento a partir da coerência do método de avaliação estrutural com o de dimensionamento, permitindo uma melhor predição da vida útil e evitando que uma falha inesperada afete a segurança operacional do aeródromo. A pesquisa avaliará diferentes pavimentos, por meio dos dois métodos, para verificar a mudança das metodologias e os impactos na vida útil e gerência dos pavimentos. Os resultados sugerem que o método ACN/PCN superestima a vida útil do pavimento, se comparado ao método ACR/PCR. |
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